Q

Previsão do tempo

11° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
11° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 16° C
11° C
  • Saturday 16° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 17° C

Portadora de Síndroma de Rett

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Cadeira de rodas da América entregue a Diana A mobilização da população na recolha de plástico para trocar por uma cadeira de rodas deu os seus frutos. Diana Campos, 25 anos, portadora de Síndroma de Rett, que a impede de andar e falar, foi a beneficiada com este equipamento, que custou perto de oito mil […]
Portadora de Síndroma de Rett

Cadeira de rodas da América entregue a Diana A mobilização da população na recolha de plástico para trocar por uma cadeira de rodas deu os seus frutos. Diana Campos, 25 anos, portadora de Síndroma de Rett, que a impede de andar e falar, foi a beneficiada com este equipamento, que custou perto de oito mil euros. Não é uma cadeira de rodas qualquer. Adaptada às suas necessidades, demorou quase duas horas a ser montada. A jovem deficiente, residente na Fanadia, nas Caldas da Rainha, vai poder ter outro conforto. A entrega aconteceu na passada quinta-feira, no Centro de Educação Especial Rainha D. Leonor, instituição frequentada por Diana. Madalena Presumido, administradora da Valorsul, que integrou a Resioeste, que havia lançado uma campanha onde se podia trocar o plástico pela cadeira de rodas, elogiou “a mobilização das pessoas, que perceberam que havia um objectivo para o qual se estava a trabalhar”. “Este tipo de campanhas permite juntar plástico de muita qualidade. Às vezes as pessoas colocam mal as embalagens nos ecopontos ou juntam resíduos orgânicos, o que acaba por contaminar as embalagens e inviabilizar o aproveitamento”, referiu. Sandra Campos, familiar de Diana, foi a grande impulsionadora da campanha e declarou ter de “agradecer a toda a população, tenha contribuído com uma tampinha ou saco de plástico”. “Esta cadeira vai dar uma volta de 180 graus à vida da Diana, que vai passar a ter mais qualidade a nível de postura corporal”, adiantou. “Foi uma mobilização rápida, o que prova que é fácil ajudar”, disse. Mais tempo demorou a vir a cadeira dos Estados Unidos. Desde Maio que se estava à espera. Mas o importador, a empresa Boavista Solutions, esmerou-se na sua preparação e a montagem da cadeira, que demorou cerca de duas horas, teve em conta todos os pormenores. A técnica do serviço social do Centro de Educação Especial, Leonor Cantante, explicou que “identificou-se a necessidade da cadeira e havia a hipótese de nós internamente conseguirmos aqui um processo de ajudas técnicas pela Segurança Social, que está dependente dos orçamentos anuais e da priorização dos serviços que fazem a avaliação. Podia demorar mais tempo e possivelmente não teria cabimento no orçamento deste ano”. Mas a instituição acabou por “não ter muito envolvimento na campanha, porque a família conseguiu reunir sinergias para num curto espaço de tempo conseguir a cadeira”. Leonor Cantante considerou ser um “caso raro de mobilização”, já que “o que era suposto acontecer em sete meses acabou por três”. Francisco Gomes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Inaugurado memorial em homenagem aos presos políticos bombarralenses

No 50.º aniversário do 25 de abril, o Município do Bombarral homenageou os presos políticos bombarralenses com a inauguração de um memorial. Instalado no Largo 25 de abril, no centro da vila, conta com o nome de todos os bombarralenses que, durante a ditadura, foram privados da liberdade. O memorial pretende perpetuar no tempo a memória e coragem destes 28 bombarralenses.

memorial

Imagem do 16 de março em parede faz parte de 14 “Murais de Liberdade” pelo país

O mural pintado numa parede na Rua António Sérgio, na cidade das Caldas da Rainha, numa homenagem à Revolta de 16 de Março, que antecedeu a Revolução dos Cravos, faz parte de um conjunto de 14 "Murais de Liberdade", inseridos nas celebrações do 50.º aniversário do 25 de Abril de 1974, que serão criados durante este ano em diferentes localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas.

mural 1

Apanhados com mais de mil doses de haxixe

Um casal jovem foi apanhado com mais de mil doses de haxixe no concelho das Caldas da Rainha pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR, no passado dia 24, tendo sido constituído arguido por tráfico de estupefacientes.

haxixe