Q

Previsão do tempo

18° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 25° C
  • Friday 25° C
20° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 25° C
  • Friday 26° C
20° C
  • Wednesday 23° C
  • Thursday 27° C
  • Friday 28° C

Saúde

Calor faz reduzir atividade no bloco operatório do Hospital das Caldas

O bloco operatório da unidade das Caldas da Rainha do Centro Hospitalar do Oeste (CHO) procedeu a uma redução temporária e parcial da atividade desenvolvida nas suas quatro salas, em virtude do aumento de temperatura do ar. Esta medida não se aplica às cirurgias de urgência e às cirurgias da área oncológica, restringindo-se somente à atividade programada.

hospital 1

Recolhas de sangue no período de férias

“Todos os dias são necessárias 900 a 100 unidades de sangue – Dê Sangue no Verão”. É este o mote da campanha de verão que a Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (Fepodabes) promove já a partir do dia 28 de julho, visando apelar a que os cidadãos continuem a dar sangue nesta altura do ano.

sangue

Idosos aprendem cuidados a ter com o calor

Atendendo à atual situação meteorológica e às elevadas temperaturas que se têm registado, o Município do Bombarral tem vindo a desenvolver várias ações de sensibilização sobre os cuidados a ter com o calor.

temperaturas

Mais de 13 mil horas de serviços de médicos obstetras contratadas para o Hospital das Caldas

O Gabinete da Ministra da Saúde anunciou que o Centro Hospitalar do Oeste (CHO) está a contratar horas em regime de prestação de serviços por não ser atualmente possível preencher as escalas de urgência apenas com recurso aos médicos do mapa de pessoal do CHO, tendo já sido adquiridas, até ao final do corrente ano, 13.344 horas para a especialidade de obstetrícia.

medicos

Debate sobre a saúde adiado

A Comissão de Utentes do Centro Hospitalar do Oeste anunciou o adiamento do debate previsto para o dia 15 de julho noCentro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, com o tema "A saúde no Oeste, os próximos 10 anos". “Este tema e a sua importância obrigam a...

Prémio “Higienista Oral” distingue colaboradora do ACES Oeste Norte

A Associação de Higienistas Orais decidiu atribuir o prémio de “Higienista Oral do ano 2022” à sua associada Sabina Ramalho, a qual realiza a sua atividade no Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Oeste Norte, integrando a Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados (URAP).

oral

PSD quer Unidade de Saúde Familiar no concelho

“Óbidos é o único município do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Oeste Norte que não tem uma Unidade de Saúde Familiar (USF). Tem sido um concelho negligenciado pelo ACES Oeste Norte, pela Administração Regional de Saúde e pelo Estado”, afirmou na última reunião da Assembleia Municipal de Óbidos o líder da bancada social-democrata, Miguel Oliveira.

usf 1

Administração do hospital esclarece informação veiculada nas redes sociais

A administração do Centro Hospitalar do Oeste (CHO) esclareceu ao JORNAL DAS CALDAS e à Comissão Cívica de Utentes do CHO que “não houve registo de morte de um bebé à nascença na madrugada de 29 de junho, na unidade de Caldas da Rainha”, como foi difundido nas redes sociais.

hospital

Problemas da saúde transmitidos em audiência com secretária de estado  

A secretária de estado da saúde, Maria de Fátima Fonseca, transmitiu nesta sexta-feira ao presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, Vitor Marques, que estão a ser tomadas várias medidas para reforçar a capacidade de recrutamento de médicos, um dos principais problemas que afetam o setor da saúde na região e no país.

secretaria

Hospital das Caldas desvia ambulâncias com doentes críticos para outras unidades

O conselho de administração do Centro Hospitalar do Oeste revelou nesta sexta-feira ao JORNAL DAS CALDAS que “por períodos transitórios existem alguns constrangimentos” nas Urgências Gerais das unidades de Caldas da Rainha e de Torres Vedras, pelo que foi solicitado ao Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) “o reencaminhamento de doentes críticos para outras unidades hospitalares, de acordo com a situação clínica”.

ambulancias

Não à difamação da maternidade de Caldas da Rainha

Circula uma imagem nas redes sociais, difundida por atuais e antigos profissionais de saúde no Centro Hospitalar do Oeste (CHO), em que é feito um apelo à “não difamação da maternidade de Caldas da Rainha”, a propósito dos últimos acontecimentos, nomeadamente o caso da grávida que perdeu o bebé em circunstâncias que estão a ser averiguadas.

maternidade novo

Assembleia Municipal das Caldas da Rainha não quer hospital do Oeste no Bombarral

A preferência pelo concelho do Bombarral para instalar o futuro hospital do Oeste, apontado no estudo encomendado pela Comunidade Intermunicipal do Oeste, é contestada pela Assembleia Municipal de Caldas da Rainha (AMCR), que reuniu em sessão extraordinária no passado dia 14 para aprovar uma moção em que argumenta as razões pelas quais a localização só poderá ser em Caldas da Rainha.

assembleia

38 mil utentes sem médico de família no Oeste Norte

Existem quase 38 mil utentes sem médico de família atribuído na área de abrangência do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Oeste Norte, que inclui os concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Bombarral, Peniche, Alcobaça e Nazaré.

medicos

Pagamento a médicos externos garante Ginecologia/Obstetrícia no Hospital das Caldas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) divulgou que circulou uma proposta para preenchimento das escalas do Serviço de Ginecologia/Obstetrícia no Hospital das Caldas da Rainha nos dias 18 e 19 de junho com recurso a clínicos contratados em prestação de serviço (vulgo "tarefeiros"), sendo pagos 95 euros por hora para turnos de 24 horas.

tarefeiros

Grande afluência de utentes pouco urgentes

A administração do Centro Hospitalar do Oeste revelou que se tem registado uma “grande afluência de utentes à Urgência Pediátrica, à semelhança do que acontece com a Urgência Geral”.

urgente

Morte de bebé após cesariana de urgência sob investigação

A morte de um bebé no hospital das Caldas da Rainha após uma cesariana de urgência vai ser alvo de um inquérito, aberto pela administração para apurar as circunstâncias em que aconteceu, na madrugada do passado dia 9, e averiguar eventuais responsabilidades médicas.

hospital 2

Vigília com “abraço” ao hospital das Caldas da Rainha

Uma vigília que terminou com um cordão humano em frente à urgência do hospital das Caldas da Rainha foi a forma encontrada pela população para exigir medidas do Governo para melhorar as condições em que trabalham os profissionais de saúde. O alerta foi feito na noite da passada sexta-feira.

vigilia2

VMER volta a ter mais saídas para situações de trauma

A Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) das Caldas da Rainha no serviço de urgência do Centro Hospitalar do Oeste (CHO) voltou à situação “normal” de seis a sete saídas por turno de oito horas, número que havia reduzido nos dois últimos anos de pandemia. No dia 15 de maio foi celebrado o 20º aniversário da VMER.

vmer 1