Q

Previsão do tempo

12° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
12° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 16° C
12° C
  • Saturday 16° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 17° C

Fogo bacteriano ameaça pomares do Oeste

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Partido Socialista exigiu ao Governo que acione um plano de emergência para a erradicação do fogo bacteriano, doença que ameaça destruir dois mil hectares de pomares de pera rocha do Oeste. Os deputados socialistas da Comissão Parlamentar de Agricultura visitaram na semana passada pomares de Alcobaça, Cadaval e Torres Vedras, e foram sensibilizados por […]
Fogo bacteriano ameaça pomares do Oeste

O Partido Socialista exigiu ao Governo que acione um plano de emergência para a erradicação do fogo bacteriano, doença que ameaça destruir dois mil hectares de pomares de pera rocha do Oeste. Os deputados socialistas da Comissão Parlamentar de Agricultura visitaram na semana passada pomares de Alcobaça, Cadaval e Torres Vedras, e foram sensibilizados por produtores de pera rocha para o perigo de contaminação de fogo bacteriano a toda a região Oeste. “Estamos perante uma bomba relógio em contagem decrescente”, considerou à agência Lusa Miguel Freitas depois de visitar pomares e ouvir os produtores de pera rocha. Segundo o deputado, se não forem tomadas medidas com vista à rápida erradicação da doença, “corre-se o risco de ver afetados dois mil dos 10 mil hectares de pomar de pera rocha”, que o representaria uma perda de “cerca de 20 por cento” da área de pomar entre Mafra e Alcobaça. O setor que “representa 300 milhões de euros de faturação anual e 10 mil postos de trabalho” justifica, segundo o deputado, que “seja rapidamente acionado um plano de emergência que contemple apoios ao arranque das árvores e posteriormente a replantação das áreas afetadas”. A doença, de propagação rápida e cuja erradicação obriga ao arranque das árvores e um impedimento de dois anos até à replantação, levou já à criação, na Assembleia da República, de um grupo de trabalho, sobre o qual os socialistas irão igualmente questionar a tutela. “Queremos conhecer os resultados do trabalho desenvolvido por esse grupo”, bem como, “qual a capacidade instalada do ministério, no terreno, para fazer face a esta doença” afirmou Miguel Freitas. Para além de Alcobaça e Torres Vedras, as duas zonas mais afetadas por fogo bacteriano, os deputados visitaram ainda pomares do concelho do Cadaval onde, “não há ainda registo de nenhum caso” mas, alerta Miguel Freitas, “a convicção dos produtores é que se trata apenas de uma questão de tempo” até que a doença surja. A doença conhecida como “Fogo Bacteriano” entrou na Europa na década de 60, sendo responsável pela destruição de pomares em vários países. Em Portugal os primeiros casos apareceram em 2005 e, em 2010, a doença começou a afetar os pomares da região Oeste. Sessões de esclarecimento Na região da Lourinhã e Cadaval estão a ser feitas sessões de esclarecimento sobre o “Fogo Bacteriano”. Técnicos habilitados explicam os efeitos e as formas de prevenção. No Cadaval as próximas sessões têm lugar hoje, 1 de fevereiro, pelas 20h00, na Associação Cultural e Recreativa do Painho, e dia 3 de fevereiro, à mesma hora, na sede da Junta de Freguesia de Pero Moniz. O acesso é gratuito. A iniciativa constitui uma parceria da Câmara Municipal do Cadaval com a Associação de Produtores Agrícolas da Sobrena, a Associação Nacional de Produtores de Pera Rocha e organizações de produtores locais.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Imagem do 16 de março em parede faz parte de 14 “Murais de Liberdade” pelo país

O mural pintado numa parede na Rua António Sérgio, na cidade das Caldas da Rainha, numa homenagem à Revolta de 16 de Março, que antecedeu a Revolução dos Cravos, faz parte de um conjunto de 14 "Murais de Liberdade", inseridos nas celebrações do 50.º aniversário do 25 de Abril de 1974, que serão criados durante este ano em diferentes localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas.

mural 1

Apanhados com mais de mil doses de haxixe

Um casal jovem foi apanhado com mais de mil doses de haxixe no concelho das Caldas da Rainha pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR, no passado dia 24, tendo sido constituído arguido por tráfico de estupefacientes.

haxixe

Crianças celebraram o 25 de Abril na Foz do Arelho

A Escola Básica e o Jardim de Infância da Foz do Arelho comemoraram o Dia da Liberdade no dia 24 de abril, no centro da vila, com o mote "Em busca do tesouro da liberdade...tecendo sorrisos". Os alunos, professoras e funcionárias uniram-se numa manifestação cultural, levando música e canções à rua, recordando a Revolução dos Cravos e os ideais de liberdade e democracia que ela representa.

foz1