Q

Previsão do tempo

21° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 24° C
21° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 24° C
21° C
  • Wednesday 23° C
  • Thursday 25° C
  • Friday 27° C

Fogo bacteriano ameaça pomares do Oeste

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Partido Socialista exigiu ao Governo que acione um plano de emergência para a erradicação do fogo bacteriano, doença que ameaça destruir dois mil hectares de pomares de pera rocha do Oeste. Os deputados socialistas da Comissão Parlamentar de Agricultura visitaram na semana passada pomares de Alcobaça, Cadaval e Torres Vedras, e foram sensibilizados por […]
Fogo bacteriano ameaça pomares do Oeste

O Partido Socialista exigiu ao Governo que acione um plano de emergência para a erradicação do fogo bacteriano, doença que ameaça destruir dois mil hectares de pomares de pera rocha do Oeste. Os deputados socialistas da Comissão Parlamentar de Agricultura visitaram na semana passada pomares de Alcobaça, Cadaval e Torres Vedras, e foram sensibilizados por produtores de pera rocha para o perigo de contaminação de fogo bacteriano a toda a região Oeste. “Estamos perante uma bomba relógio em contagem decrescente”, considerou à agência Lusa Miguel Freitas depois de visitar pomares e ouvir os produtores de pera rocha. Segundo o deputado, se não forem tomadas medidas com vista à rápida erradicação da doença, “corre-se o risco de ver afetados dois mil dos 10 mil hectares de pomar de pera rocha”, que o representaria uma perda de “cerca de 20 por cento” da área de pomar entre Mafra e Alcobaça. O setor que “representa 300 milhões de euros de faturação anual e 10 mil postos de trabalho” justifica, segundo o deputado, que “seja rapidamente acionado um plano de emergência que contemple apoios ao arranque das árvores e posteriormente a replantação das áreas afetadas”. A doença, de propagação rápida e cuja erradicação obriga ao arranque das árvores e um impedimento de dois anos até à replantação, levou já à criação, na Assembleia da República, de um grupo de trabalho, sobre o qual os socialistas irão igualmente questionar a tutela. “Queremos conhecer os resultados do trabalho desenvolvido por esse grupo”, bem como, “qual a capacidade instalada do ministério, no terreno, para fazer face a esta doença” afirmou Miguel Freitas. Para além de Alcobaça e Torres Vedras, as duas zonas mais afetadas por fogo bacteriano, os deputados visitaram ainda pomares do concelho do Cadaval onde, “não há ainda registo de nenhum caso” mas, alerta Miguel Freitas, “a convicção dos produtores é que se trata apenas de uma questão de tempo” até que a doença surja. A doença conhecida como “Fogo Bacteriano” entrou na Europa na década de 60, sendo responsável pela destruição de pomares em vários países. Em Portugal os primeiros casos apareceram em 2005 e, em 2010, a doença começou a afetar os pomares da região Oeste. Sessões de esclarecimento Na região da Lourinhã e Cadaval estão a ser feitas sessões de esclarecimento sobre o “Fogo Bacteriano”. Técnicos habilitados explicam os efeitos e as formas de prevenção. No Cadaval as próximas sessões têm lugar hoje, 1 de fevereiro, pelas 20h00, na Associação Cultural e Recreativa do Painho, e dia 3 de fevereiro, à mesma hora, na sede da Junta de Freguesia de Pero Moniz. O acesso é gratuito. A iniciativa constitui uma parceria da Câmara Municipal do Cadaval com a Associação de Produtores Agrícolas da Sobrena, a Associação Nacional de Produtores de Pera Rocha e organizações de produtores locais.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Laço azul para chamar atenção para maus-tratos infantis

Mais de 200 alunos do 1º ciclo ao secundário e professores do Colégio Rainha D. Leonor e do Agrupamento de Escolas Raul Proença formaram no dia 30 de abril, no Campo de Rugby de Caldas da Rainha, um laço humano para assinalar o mês dos maus tratos na infância, uma realidade que ainda persiste.

laco 1

Caldense em nº6 pelo Livre

A caldense Inês Pires é candidata do partido Livre às eleições europeias em nº6.

livre

40% dos jovens do Oeste acreditam que os rapazes têm mais oportunidades de carreira do que as raparigas

“Estudo aponta que 40% dos jovens dos 12 municípios da região Oeste acreditam que os rapazes têm mais e melhores oportunidades de carreira do que as raparigas”. Palavras de Susana Lopes, Managing Partner SHL Portugal, que divulgou os resultados do projeto Oeste + Igual lançado pela Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCim) com o intuito de implementar políticas locais e regionais da Igualdade de Género e da Conciliação da Vida Profissional, Familiar e Pessoal.

foto estudo