Q

Previsão do tempo

14° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
14° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
14° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C

Bairro Senhora da Luz acolhe o canto do Akathistos

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A comunidade do Bairro Senhora da Luz da Paróquia Santa Maria de Óbidos acolheu uma celebração litúrgica com o canto do Akathistos, um hino de louvor à Mãe de Deus entoado com o auxílio do Coro paroquial da Amoreira, no dia 30 de dezembro. O Akathistos, comum a todos os cristãos de rito bizantino, teve […]
Bairro Senhora da Luz acolhe o canto do Akathistos

A comunidade do Bairro Senhora da Luz da Paróquia Santa Maria de Óbidos acolheu uma celebração litúrgica com o canto do Akathistos, um hino de louvor à Mãe de Deus entoado com o auxílio do Coro paroquial da Amoreira, no dia 30 de dezembro. O Akathistos, comum a todos os cristãos de rito bizantino, teve a sua origem na Igreja Oriental e é acolhido igualmente pela Igreja Católica como seu património vivo. Este hino, existente há quinze séculos com designação grega, significa «cantado de pé», pois os louvores do ministério que acontece em Maria são cantados nesta posição do princípio ao fim. “Canta o mistério da encarnação salvífica do Verbo de Deus, desde a anunciação até à parúsia, contemplando a Virgem Mãe indissoluvelmente unida a Cristo e à Igreja”, explicou o diácono David Palatino, natural desta localidade do concelho de Óbidos. Composto pouco depois do Concílio de Calcedónia, o Akathistos apresenta em forma de síntese orante, “tudo o que a Igreja dos primeiros séculos acreditou e exprimiu sobre Maria, em declarações do magistério e no consenso universal da fé”, sublinhou o diácono recentemente ordenado por D. José Policarpo, Cardeal Patriarca de Lisboa. Neste sentido, visto que a aldeia do Bairro vivia as festividades em honra de Nossa Senhora da Luz, e em vésperas da solenidade de Santa Maria Mãe de Deus (1 de janeiro), os responsáveis desta comunidade paroquial consideraram que a oração estaria em consonância com o ambiente festivo desta altura. A celebração colheu o agrado das cerca de 60 pessoas presentes, “agradecidas à Virgem Mãe pelo ano que findava e espantadas com a beleza desta composição mariana, que não pode deixar de nos fazer ‘tocar’ o mistério que se fez carne no seio de Maria”, revelou o diácono David Palatino. João Polónia

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Maria Inácia Rezola apresentou exposição sobre 25 de Abril patente no CCC

A comissária da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril, Maria Inácia Rezola, esteve no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, a 16 de abril, para inauguração de uma exposição sobre a revolução e aproveitou a ocasião para uma espécie de aula inaugural para duas turmas das escolas Rafael Bordalo Pinheiro e Raul Proença, no âmbito do Serviço Educativo do CCC.

exposicao25deabrilccc1

ASAE apreende mais de 4 toneladas de carne imprópria para consumo

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através da Unidade Regional do Sul - Unidade Operacional de Santarém, procedeu, no final da semana passada, à execução de quatro mandados de busca, realizados “no âmbito do combate ao crime de abate clandestino e comercialização de géneros alimentícios anormais avariados ou corruptos”, nos concelhos de Batalha e Caldas da Rainha.

carne

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

dji 0226 0161