Q

Previsão do tempo

14° C
  • Tuesday 19° C
  • Wednesday 25° C
  • Thursday 23° C
14° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 26° C
  • Thursday 24° C
14° C
  • Tuesday 22° C
  • Wednesday 27° C
  • Thursday 25° C

Bairro Senhora da Luz acolhe o canto do Akathistos

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A comunidade do Bairro Senhora da Luz da Paróquia Santa Maria de Óbidos acolheu uma celebração litúrgica com o canto do Akathistos, um hino de louvor à Mãe de Deus entoado com o auxílio do Coro paroquial da Amoreira, no dia 30 de dezembro. O Akathistos, comum a todos os cristãos de rito bizantino, teve […]
Bairro Senhora da Luz acolhe o canto do Akathistos

A comunidade do Bairro Senhora da Luz da Paróquia Santa Maria de Óbidos acolheu uma celebração litúrgica com o canto do Akathistos, um hino de louvor à Mãe de Deus entoado com o auxílio do Coro paroquial da Amoreira, no dia 30 de dezembro. O Akathistos, comum a todos os cristãos de rito bizantino, teve a sua origem na Igreja Oriental e é acolhido igualmente pela Igreja Católica como seu património vivo. Este hino, existente há quinze séculos com designação grega, significa «cantado de pé», pois os louvores do ministério que acontece em Maria são cantados nesta posição do princípio ao fim. “Canta o mistério da encarnação salvífica do Verbo de Deus, desde a anunciação até à parúsia, contemplando a Virgem Mãe indissoluvelmente unida a Cristo e à Igreja”, explicou o diácono David Palatino, natural desta localidade do concelho de Óbidos. Composto pouco depois do Concílio de Calcedónia, o Akathistos apresenta em forma de síntese orante, “tudo o que a Igreja dos primeiros séculos acreditou e exprimiu sobre Maria, em declarações do magistério e no consenso universal da fé”, sublinhou o diácono recentemente ordenado por D. José Policarpo, Cardeal Patriarca de Lisboa. Neste sentido, visto que a aldeia do Bairro vivia as festividades em honra de Nossa Senhora da Luz, e em vésperas da solenidade de Santa Maria Mãe de Deus (1 de janeiro), os responsáveis desta comunidade paroquial consideraram que a oração estaria em consonância com o ambiente festivo desta altura. A celebração colheu o agrado das cerca de 60 pessoas presentes, “agradecidas à Virgem Mãe pelo ano que findava e espantadas com a beleza desta composição mariana, que não pode deixar de nos fazer ‘tocar’ o mistério que se fez carne no seio de Maria”, revelou o diácono David Palatino. João Polónia

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Celebração dos 90 anos do Museu José Malhoa

Com a atuação da Orquestra de Sopros do Conservatório de Caldas da Rainha e do Quarteto de Saxofones da Banda Comércio e Indústria, na tarde de 28 de abril foram celebrados os 90 anos de história do Museu José Malhoa, nas Caldas da Rainha.

malhoa

Pesca da sardinha reabriu

A pesca da sardinha reabriu na passada quinta-feira, com alguns limites diários, sendo que o valor máximo de descargas com arte do cerco pela frota portuguesa, para este ano, está fixado em 29.560 toneladas.

sardinha

Cencal distinguido

Na sessão comemorativa do seu sexto aniversário, a Associação Portuguesa das Cidades e Vilas de Cerâmica (AptCVC) distinguiu o Cencal - Centro de Formação Profissional para a Indústria Cerâmica pelos 40 anos de atividade nas Caldas da Rainha.