Q

Previsão do tempo

18° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 18° C
18° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 18° C
17° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 19° C

Simbologia da Cor Litúrgica em exposição na vila de Óbidos

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A vila de Óbidos iniciou o seu cartaz cultural e religioso da Semana Santa, com uma palestra sobre o significado e simbologia na paramentaria pelo padre Ricardo Jacinto e inauguração da exposição “a simbologia da cor litúrgica” na Igreja de São João Batista – Museu Paroquial, a 31 de março. Esta exposição deseja cooperar para […]
Simbologia da Cor Litúrgica em exposição na vila de Óbidos

Exposição na Igreja de São João Batista - Museu Paroquial

A vila de Óbidos iniciou o seu cartaz cultural e religioso da Semana Santa, com uma palestra sobre o significado e simbologia na paramentaria pelo padre Ricardo Jacinto e inauguração da exposição “a simbologia da cor litúrgica” na Igreja de São João Batista – Museu Paroquial, a 31 de março. Esta exposição deseja cooperar para a “aproximação entre os significados atribuídos a cada cor e a expressão desse sentir junto da comunidade católica”, permitindo compreender o significado da paramentaria e tipologia de objetos, utilizados nas celebrações litúrgicas, afirmou Ana Calçada, coordenadora da Rede de Museus e Galerias de Óbidos. O padre Ricardo Jacinto, pároco de Carvoeira, Dois Portos e São Domingos de Carmões em Torres Vedras, fez uma alusão ao simbolismo dos paramentos litúrgicos destacando três pontos essenciais: “as virtudes que devem resplandecer nos ministros que as vestem, a Pessoa de Cristo representada pelos ministros e a sua Páscoa, objeto do memorial litúrgico”. O presidente da Câmara de Óbidos, Telmo Faria, elogiou o trabalho desenvolvido, fruto de uma parceria conjunta entre a autarquia, paróquias de S. Pedro e Santa Maria, museus e apoio do padre Ricardo Jacinto, dando “início a um novo ciclo e vivência religiosa”. “Há muitos anos que as pessoas da vila e católicos partilhavam a ideia de viver este espaço de uma outra forma do que aquela que durante décadas era sentida”, revelou o responsável do município de Óbidos, manifestando que a reestruturação do museu paroquial nos anos anteriores “abre caminho a que um outro tipo de património venha dignificar este espaço”. Telmo Faria apelou à visita dos obidenses e salientou a importância simbólica da cor litúrgica como um “código e uma linguagem” que muitas das vezes as pessoas na altura não entendem, mas quando existe uma “narrativa mais articulada” semelhante à exposição apresentada, torna mais simples a compreensão. ?João Polónia

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Festival de Tunas Mistas

A Tomalátuna - Tuna Mista da Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha realizou nos dias 26 e 27 de abril, na cidade, o seu Festival de Tunas Mistas: II Águas de D. Leonor. 

tunas1

Universidade Sénior criou mural com 2600 cravos em croché

Inaugurada durante as cerimónias de comemoração dos 50 anos do 25 de Abril, a instalação “Cravos de Croché”, criada pela Universidade Sénior Rainha D. Leonor, tornou-se numa espécie de peça artística interativa, com várias pessoas a retirarem do mural alguns dos cravos.

mural1

Câmara define medalhas a entregar no Dia da Cidade

A Câmara das Caldas da Rainha vai entregar às Forças Armadas Portuguesas, nas cerimónias do 15 de Maio, a medalha de honra do município, como forma de homenagear os militares que participaram no golpe das Caldas, a 16 de Março de 1974. A título póstumo, será também atribuída a medalha de honra ao historiador João Bonifácio Serra e ao médico Mário Gonçalves.

medalhas