Q

Previsão do tempo

13° C
  • Wednesday 17° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 17° C
13° C
  • Wednesday 17° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 18° C
13° C
  • Wednesday 18° C
  • Thursday 18° C
  • Friday 19° C

À procura de gás na cidade de Alcobaça

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Mohave Oil and Gas Corporation acredita que o subsolo de Alcobaça possa ter volumes potenciais de gás na ordem dos cinco a seis milhões de metros cúbicos, anunciou a empresa que pretende iniciar a prospeção na cidade. “Identificámos uma estrutura geológica que poderá revelar reservatórios com volumes potenciais de gás na ordem dos cinco […]

A Mohave Oil and Gas Corporation acredita que o subsolo de Alcobaça possa ter volumes potenciais de gás na ordem dos cinco a seis milhões de metros cúbicos, anunciou a empresa que pretende iniciar a prospeção na cidade. “Identificámos uma estrutura geológica que poderá revelar reservatórios com volumes potenciais de gás na ordem dos cinco a seis milhões de metros cúbicos”, anunciou Rui Vieira, geólogo da Mohave Oil and Gas Corporation. De acordo com o geólogo, se as expectativas da empresa se confirmarem, tal poderá significar uma produção de “dois milhões de metros cúbicos de gás por dia, durante cerca de oito a dez anos”. Rui Vieira falava em Alcobaça, no âmbito de uma reunião pública para explicar à população as pretensões da empresa, que solicitou à Câmara Municipal autorização para efetuar um furo de prospeção no perímetro urbano da cidade. O furo, a realizar a 700 metros de distância do Mosteiro (monumento classificado) é, segundo o geólogo, “a única forma de confirmar” a existência ou não de gás. As sondagens, que aguardam apenas o aval da câmara (que irá revelar a sua posição na próxima semana), deverão ser realizadas a 3.000 metros de profundidade e decorrer durante 120 dias, 24 horas por dia. Os incómodos para a população eram os maiores receios manifestados pela autarquia, mas a empresa assegurou que os trabalhos não envolvem qualquer perigo para as habitações próximas do furo e que o equipamento a utilizar será “silencioso”. A empresa assegurou ainda que irá contactar com todos os moradores na zona do furo para os informar sobre os procedimentos que irá seguir e que, “se necessário, serão colocadas barreiras acústicas” para minimizar os impactos. Na reunião estiveram presentes responsáveis da Direção-Geral de Energia e Geologia, que reafirmaram não haver qualquer problema com a perfuração no perímetro urbano. O Instituto de Gestão do Património Arquitetónico e Arqueológico (IGESPAR) não participou no esclarecimento público. No entanto, o presidente da câmara de Alcobaça, Paulo Inácio, anunciou que o organismo fez chegar à autarquia “uma posição em que não se opõe às perfurações, mas exige que os trabalhos sejam acompanhados por arqueólogos”. No âmbito do contrato de concessão, a empresa já realizou trabalhos de prospeção geofísica numa área de 160 quilómetros quadrados, repartidos por várias freguesias no concelho de Alcobaça. Anteriormente haviam sido realizadas análises sísmicas em algumas freguesias e na cidade de Alcobaça, onde a câmara autorizou os trabalhos, depois de obtido parecer favorável do IGESPAR e ter estipulado um raio de proteção de 500 metros ao Mosteiro de Alcobaça.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Atividades no Centro de Artes

No âmbito do Dia Internacional dos Museus, o Bom Dia Cerâmica chega ao Centro de Artes das Caldas da Rainha no dia 17 de maio, pelas 10h30, com “O Mistério da Pedra Encantada”, pela Companhia Era Uma Vez, Marionetas. O público-alvo são as escolas, sob marcação.

Electrovoice deu música na Lavareda Music Shop

“Um pequeno passo para o homem, um grande passo para a humanidade”, palavras míticas naquilo que é a nossa história enquanto civilização, e que também foram proferidas por um equipamento da Electrovoice, marca com 97 anos de existência que no dia 30 de abril esteve a demonstrar aos seu equipamentos na Lavareda Music Shop, nas Caldas da Rainha.

lavareda1

Workshop de Colagem Criativa

Um Workshop de Colagem Criativa realiza-se no dia 19 de maio, das 10h00 às 12h30 no Espaço AbrAçar-te, em Mata de Porto Mouro, na freguesia de Santa Catarina.

workshop