Q

Previsão do tempo

12° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 26° C
  • Thursday 24° C
12° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 26° C
  • Thursday 24° C
12° C
  • Tuesday 23° C
  • Wednesday 28° C
  • Thursday 26° C

Flash Mob silenciosa em defesa do Hospital de Torres Vedras

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Comissão de Utentes de Saúde Torres Vedras promoveu a realização de uma Flash Mob no passado sábado, cerca das 15h30, junto à entrada principal do Hospital de Torres Vedras. Esta manifestação silenciosa teve como intuito protestar contra as propostas da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, que visam o encerramento […]
Flash Mob silenciosa em defesa do Hospital de Torres Vedras

Encenação contra a perda de valências na fusão com o CHON (foto Badaladas)

A Comissão de Utentes de Saúde Torres Vedras promoveu a realização de uma Flash Mob no passado sábado, cerca das 15h30, junto à entrada principal do Hospital de Torres Vedras. Esta manifestação silenciosa teve como intuito protestar contra as propostas da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, que visam o encerramento de vários Serviços do Centro Hospitalar de Torres Vedras (CHTV), decorrentes da fusão com o Centro Hospitalar Oeste Norte (CHON), nas Caldas da Rainha. Os cidadãos que compareceram no local juntaram-se lado a lado, em frente ao Hospital, e taparam o rosto com imagens de idosos e bebés durante dois minutos. Simultaneamente foi exibida uma tarja, à frente do grupo, com a frase “Não queremos nascer nem morrer na A8”. Decorridos os primeiros dois minutos, as pessoas deixaram-se cair no chão e assim permaneceram por mais dois minutos, desmobilizando de seguida. Os transeuntes que por ali passavam pararam surpreendidos com um acontecimento invulgar por estas paragens, aproveitando para manifestar o seu apoio à causa. De acordo com os membros da Comissão de Utentes, “o possível encerramento da urgência médico-cirúrgica tem funcionado como uma cortina de fumo, desviando as atenções das pessoas relativamente ao encerramento de vários outros Serviços – a maternidade, a urgência pediátrica, a ginecologia, a obstetrícia e ainda o hospital do Barro com a medicina física e de reabilitação, entre outros”. Como referiu uma popular na ocasião, “levam-nos o porco e deixam-nos um chouriço”. A Comissão manifesta também a sua indignação face aos cortes orçamentais impostos pelo Ministério ao Hospital de Torres Vedras nos últimos dois anos, aos quais se soma novo corte superior a 8% em 2012. “Apesar da gestão equilibrada por parte da administração hospitalar, que logrou reduzir despesas em cerca de 10% no último ano, torna-se impossível diminuir a dívida perante tais políticas. Acaba por ser uma política perversa, pois o Ministério leva à deterioração dos Serviços para depois aparecer novamente dizendo que os mesmos já não são sustentáveis e por isso têm de ser encerrados”, refere. O CHTV serve uma população próxima dos 170.000 habitantes, distribuídos pelos concelhos de Cadaval, Lourinhã, Torres Vedras e parte do concelho de Mafra. Francisco Gomes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Solidariedade de Vidais com São Tomé e Príncipe

O ex-presidente de Junta e de Assembleia de Freguesia de Vidais, José António, está em São Tomé e Príncipe numa viagem em que levou cadernos e livros, lápis, canetas e diversos materiais escolares, para oferecer às crianças locais, muito carenciadas em quase todos os aspetos.

vidais

Torneio de voleibol em Óbidos

Óbidos foi uma vez mais palco de um torneio de voleibol, no passado dia 4, no Pavilhão Municipal, num evento levado a cabo pela secção de voleibol da Associação Desportiva de Óbidos, que já organizou dez torneios de voleibol desde o início deste projeto a 1 de setembro de 2022.

feminino

Veteranos obidenses perdem com Amigos do Vólei de Leiria

A equipa de voleibol do escalão de veteranos masculinos da Associação Desportiva de Óbidos recebeu a equipa dos Amigos do Vólei de Leiria, no Pavilhão Municipal de Óbidos, respeitante à 10ª jornada do campeonato de voleibol de veteranos masculinos, tendo perdido por 1-3 (parciais de 17-25, 22-25, 25-21 e 25-27).

veteranos