Q

Previsão do tempo

11° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 15° C
11° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 15° C
11° C
  • Monday 15° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 15° C

Fusão de freguesias nas Caldas motiva queixas

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O PCP está contra a fusão de freguesias nas Caldas e pretende saber se a Câmara encomendou algum estudo sobre a reforma administrativa, porque lhe chegou às mãos um documento sobre a possibilidade de desaparecerem seis freguesias nas Caldas. “Este estudo diz que vai reduzir as freguesias de 16 para 10. É esta a proposta. […]
Fusão de freguesias nas Caldas motiva queixas

O PCP está contra a fusão de freguesias nas Caldas e pretende saber se a Câmara encomendou algum estudo sobre a reforma administrativa, porque lhe chegou às mãos um documento sobre a possibilidade de desaparecerem seis freguesias nas Caldas. “Este estudo diz que vai reduzir as freguesias de 16 para 10. É esta a proposta. O estudo não diz que tenha sido encomendado pela Câmara, mas usa o logótipo da autarquia. Não sei se foi oferecido à Câmara ou se foi pedido pela Câmara. O estudo é feito à medida dos interesses do Governo. O Governo está numa encruzilhada ao Livro Verde porque a contestação é geral. O Governo já empurrou para as câmaras para serem elas a extinguirem freguesias e este estudo aponta nesse sentido”, disse. “Este estudo diz que Salir do Porto junta-se com Serra do Bouro. Foz do Arelho com Nadadouro. Santo Onofre com Nossa Senhora do Pópulo, Coto com Salir de Matos ao contrário da indicação. Carvalhal Benfeito, Tornada, Santa Catarina, Alvorninha ficam como estão. São Gregório com Vidais, o que é porreiro porque as pessoas dão-se todas bem. A-dos-Francos com Landal, também é bom porque as pessoas dão-se todas bem. Assim se passa de 16 para 10 freguesias”, manifestou Vítor Fernandes. Contatada a câmara, o seu vice presidente que confirmou que o estudo não foi encomendado, mas foi entregue como um contributo. “A câmara não encomendou nenhum estudo a esse senhor que é licenciado em economia. Ele fez um estudo próprio e a Câmara não tem nada a ver e não o subscreve. A Câmara recebeu-o como um contributo, porque considera importante que os cidadãos reflitam sobre o assunto. É um contributo do David Leal”, disse Tinta Ferreira. No estudo de David Leal, pode-se ler que o autor recomenda que Caldas “passe das atuais 16 para dez freguesias, das quais cinco rurais, quatro semiurbanas e uma urbana, o que representaria uma redução de 37,50 por cento, em linha com o previsto a nível nacional”. O autor destaca que pretendeu “limitar as junções a somente duas freguesias de modo a criar uma transição mais fácil nas novas freguesias, mas também facilitar os trabalhos burocráticos destas fusões que terão efeito em outros organismos públicos”. Outro critério foi, segundo o autor, “deixar as freguesias deste concelho o mais uniformes possível em termos de área e habitantes. Ou seja, procurei evitar fusões de freguesias com classificações diferentes (rurais com urbanas) ou semiurbanas com urbanas”. Carlos Barroso

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Equipa de ciclismo da Ribafria vence Taça de Portugal

A equipa beneditense de ciclismo do CRP Ribafria, Grupo Parapedra - Dinazoo -  Riomagic venceu a Taça de Portugal de Masters em ciclismo, que chegou ao fim no passado domingo, com a quarta e última etapa pontuável, inserida no GP Grândola - 50 anos 25 de abril.

ribafria 1

Dupla apanhada nas Caldas por burla e falsificação

A Divisão de Investigação Criminal de Lisboa da PSP deteve em flagrante delito, nas Caldas da Rainha, no passado dia 23, dois homens estrangeiros, pelos crimes de burla qualificada e falsificação de documentos, num caso que mostra como a ganância em ver grandes quantidades de dinheiro “multiplicadas” leva a acreditar em histórias rocambolescas e cheias de esquemas, e em que as próprias vítimas podem ser acusadas de pactuar com falsidades.

euros2

Carlos Bunga recebe prémio internacional

O artista plástico Carlos Bunga, formado na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, foi distinguido com o prémio da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA) para artes visuais, "reconhecendo a importância das exposições" realizadas em 2023 no Bombas Gens Centre d`Art de Valencia, Espanha, no Sarasota Art Museum da Florida, nos Estados Unidos, e a participação na 35.ª Bienal de São Paulo, no Brasil.

bunga