Q

Previsão do tempo

12° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 17° C
12° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 17° C
13° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 18° C

Conferência deu a conhecer novos elementos sobre a formação da Pederneira

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A antiga Casa da Câmara na Pederneira recebeu no passado sábado a Conferência “Pederneira: História e Patrimónios”. A iniciativa contou com a presença de um conjunto de investigadores das áreas da Geologia, Época Romana, Época Medieval, História da Arte e Antropologia. A descoberta recente de vestígios de ocupação humana do Neolítico Antigo, na estação de […]
Conferência deu a conhecer novos elementos sobre a formação da Pederneira

A antiga Casa da Câmara na Pederneira recebeu no passado sábado a Conferência “Pederneira: História e Patrimónios”. A iniciativa contou com a presença de um conjunto de investigadores das áreas da Geologia, Época Romana, Época Medieval, História da Arte e Antropologia. A descoberta recente de vestígios de ocupação humana do Neolítico Antigo, na estação de “Meu Jardim”, durante os trabalhos de acompanhamento arqueológico da construção da Variante à Nazaré, os primeiros a serem descobertos na faixa litoral entre o Mondego e o Tejo, foi um dos aspectos abordados pelo geólogo Jorge Dinis, nesta conferência. João Pedro Bernardes, outro orador da conferência, relevou o papel da lagoa da Pederneira no povoamento desta Região. “A lagoa apresentava recursos marítimos substanciais, e desde cedo funcionou como atractivo à fixação de pessoas”, explicou. A pesca e a lagoa, que chegou a ser navegável até à Póvoa de Cós (Alcobaça), foram, durante muito tempo, o suporte económico da população. Há registo de vários pescadores daquela zona a exercerem a sua actividade na lagoa da Pederneira, na Idade Média. O 1º Painel, moderado por Carlos Fidalgo, abordou as seguintes temáticas: “A origem e o enchimento da Paleo – laguna da Pederneira: novos dados confirmam ideias antigas”, por Jorge Leitão Dinis; João Pedro Bernardes com o tema: “Entre águas e terras: a região da Pederneira na época romana” e Saúl António Gomes que falou sobre a “Pederneira (Nazaré) em Tempos Medievais”. O 2º painel, moderado por António Salvador, deu continuidade à cronologia da abordagem desta conferência com a intervenção de Alexandra Gago da Câmara, sobre o tema “Inventariar e dinamizar o Património do Azulejo em Portugal. Que futuro? “ (Alguns apontamentos sobre o Património Azulejar Barroco no Concelho da Nazaré), e de José Maria Trindade sobre a temática “Pederneira – a erosão da Memória”. “A conferência teve como objectivo lançar uma reflexão à volta da evolução deste Povoado, abrangendo uma cronologia de acontecimento, desde a geologia à antropologia”, explicou Carlos Fidalgo. Na abertura dos trabalhos esteve Jorge Barroso, presidente do Município da Nazaré.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Inaugurado memorial em homenagem aos presos políticos bombarralenses

No 50.º aniversário do 25 de abril, o Município do Bombarral homenageou os presos políticos bombarralenses com a inauguração de um memorial. Instalado no Largo 25 de abril, no centro da vila, conta com o nome de todos os bombarralenses que, durante a ditadura, foram privados da liberdade. O memorial pretende perpetuar no tempo a memória e coragem destes 28 bombarralenses.

memorial

Imagem do 16 de março em parede faz parte de 14 “Murais de Liberdade” pelo país

O mural pintado numa parede na Rua António Sérgio, na cidade das Caldas da Rainha, numa homenagem à Revolta de 16 de Março, que antecedeu a Revolução dos Cravos, faz parte de um conjunto de 14 "Murais de Liberdade", inseridos nas celebrações do 50.º aniversário do 25 de Abril de 1974, que serão criados durante este ano em diferentes localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas.

mural 1

Apanhados com mais de mil doses de haxixe

Um casal jovem foi apanhado com mais de mil doses de haxixe no concelho das Caldas da Rainha pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR, no passado dia 24, tendo sido constituído arguido por tráfico de estupefacientes.

haxixe