Q

Previsão do tempo

13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 16° C
14° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 17° C

Deputado propõe elevação de Ferrel a vila

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Jorge Gonçalves, deputado do PS na Assembleia da República, em nome do grupo parlamentar, entregou na Assembleia da República um projecto de lei para a elevação de Ferrel, em Peniche, à categoria de vila. O socialista recordou “factos históricos passados em Ferrel”, como o dia 15 de Março de 1976, em que o povo liderou […]
Deputado propõe elevação de Ferrel a vila

Jorge Gonçalves, deputado do PS na Assembleia da República, em nome do grupo parlamentar, entregou na Assembleia da República um projecto de lei para a elevação de Ferrel, em Peniche, à categoria de vila. O socialista recordou “factos históricos passados em Ferrel”, como o dia 15 de Março de 1976, em que o povo liderou o protesto contra os trabalhos preparatórios para a futura construção da central nuclear projectada para o seu território. “Essa manifestação pacífica determinou a recusa pela opção da energia nuclear que se mantém até à presente data”, sublinhou. Apontando a existência na freguesia das praias da Almagreira e do Baleal, avançou ser a segunda maior freguesia do Município de Peniche em termos de área, com uma população de 2 355 habitantes (sendo 1 191 homens e 1 164 mulheres, distribuídos por 2 191 alojamentos familiares e 1 457 edifícios, segundo o Censos de 2001) e uma densidade populacional de 169,9 hab/Km2. Na última eleição (Legislativas de 2009), estavam inscritos 2 392 eleitores nos cadernos eleitorais. De acordo com o Plano Director Municipal do Município de Peniche, Ferrel possui uma vasta área de património natural classificado, na orla costeira, como Reserva Ecológica Nacional, e incluído na Rede Natura 2000. Igualmente, existe na sua área territorial a única mancha significativa de pinhal existente em todo o concelho. Para além do seu património natural, merece destaque, no leque de património arquitectónico, a Capela de Ferrel, também conhecida por Capela de Nossa Senhora da Guia, classificada como Imóvel de Interesse Público, e que se presume tenha sido construída nos finais do século XVII. A localidade de Ferrel espalha-se por uma vasta zona fértil, onde predomina a agricultura, com as suas produções na área da horticultura consumidas em fresco e destinadas aos grandes centros do país, complementada pela actividade piscatória, as duas principais fontes de riqueza da economia da região. A Freguesia de Ferrel possui diversos equipamentos colectivos, como uma extensão do Centro de Saúde de Peniche, um laboratório de análises clínicas, uma clínica médica dentária, uma farmácia, várias colectividades, lar, centro de dia e apoio domiciliário, Jardim de Infância, transportes públicos, praça de táxis, Estação dos CTT, Posto de telefone público, Espaço Internet público, Parques Recreativos e de Lazer, Complexo Desportivo, Parque Infantil, Parque de Merendas, duas Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico, uma agência bancária, diversas lojas, residenciais e até um hotel de Férias da PSP. No entender do deputado, existem “importantes razões de natureza histórica, cultural e arquitectónica, a par de motivações socioeconómicas que justificam uma ponderação diferente dos requisitos de elevação de uma povoação à categoria de vila, dado o imenso potencial de desenvolvimento existente naquela localidade, a par da aspiração das suas populações”. Francisco Gomes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Inaugurado memorial em homenagem aos presos políticos bombarralenses

No 50.º aniversário do 25 de abril, o Município do Bombarral homenageou os presos políticos bombarralenses com a inauguração de um memorial. Instalado no Largo 25 de abril, no centro da vila, conta com o nome de todos os bombarralenses que, durante a ditadura, foram privados da liberdade. O memorial pretende perpetuar no tempo a memória e coragem destes 28 bombarralenses.

memorial

Imagem do 16 de março em parede faz parte de 14 “Murais de Liberdade” pelo país

O mural pintado numa parede na Rua António Sérgio, na cidade das Caldas da Rainha, numa homenagem à Revolta de 16 de Março, que antecedeu a Revolução dos Cravos, faz parte de um conjunto de 14 "Murais de Liberdade", inseridos nas celebrações do 50.º aniversário do 25 de Abril de 1974, que serão criados durante este ano em diferentes localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas.

mural 1

Apanhados com mais de mil doses de haxixe

Um casal jovem foi apanhado com mais de mil doses de haxixe no concelho das Caldas da Rainha pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR, no passado dia 24, tendo sido constituído arguido por tráfico de estupefacientes.

haxixe