Q

Previsão do tempo

15° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 17° C
12° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 20° C
  • Monday 17° C
15° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 21° C
  • Monday 19° C

Lançado livro sobre emigração caldense nos Estados Unidos

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
No passado dia 27 realizou-se em Newark, nos EUA, o pré-lançamento do livro “A 17ª Freguesia”, da Associação Regional Caldense e da autoria de João Carlos Costa. Na mesma altura foi ainda apresentado o sítio www.arcaldense.com. São trabalhos inéditos que abordam a emigração das Caldas da Rainha (e não só) em busca do sonho americano, […]
Lançado livro sobre emigração caldense nos Estados Unidos

No passado dia 27 realizou-se em Newark, nos EUA, o pré-lançamento do livro “A 17ª Freguesia”, da Associação Regional Caldense e da autoria de João Carlos Costa. Na mesma altura foi ainda apresentado o sítio www.arcaldense.com. São trabalhos inéditos que abordam a emigração das Caldas da Rainha (e não só) em busca do sonho americano, sendo a cidade de Newark, onde se concentra grande parte da comunidade caldense ali radicada, considerada a “17ª freguesia”.  “Partiram com a ânsia de chegar longe, norteados pelo mesmo impulso temerário que havia levado, séculos antes, os seus antepassados, “heróis do mar”, a dar “mundos ao Mundo”. Para trás tiveram de deixar a família, os amigos, a casa, a terra. Consigo levaram, muitas vezes, um saco com pouco mais de nada e a esperança de encontrar no “Mundo Novo” a liberdade de sonhar e a oportunidade de concretizar. Enfrentaram o desconhecido, viveram a dureza da adaptação, experimentaram a saudade. E foi a saudade que transformaram num instrumento de intervenção político-cultural que deu origem, ali na terra do Tio Sam, a colectividades de todos os lugares e mais algum. Assim nasceu a Associação Regional Caldense”, descreve João Carlos Costa. “Hoje, este movimento conta com histórias que se misturam com a realidade de quem “está cá” e de quem “está lá”. A par de uma destacada acção cultural, esta associação tem desenvolvido iniciativas sociais bastante meritórias”, indica. “Alguém disse um dia que “quem inventou a distância, esqueceu-se que existe a saudade” e não se enganou. Com o propósito de “matar saudades”, os caldenses aproximaram as Caldas da Rainha, da América e deram vida a uma associação dinâmica e empreendedora”, escreve o autor. “Empurrados pela saudade, esse sentimento que corrói a alma, catalisaram energias e com o esforço próprio de quem está habituado à aventura, “os caldenses d’América” conquistaram com mérito reconhecido para a sua associação, o título de 17ª sétima do concelho das Caldas da Rainha – um lugar que só existe na terra onde os sonhos se tornam realidade. Não foram só as Caldas da Rainha que ficaram a ganhar, foi Portugal, fomos todos nós”, manifesta.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Festival de Tunas Mistas

A Tomalátuna - Tuna Mista da Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha realizou nos dias 26 e 27 de abril, na cidade, o seu Festival de Tunas Mistas: II Águas de D. Leonor. 

tunas1

Universidade Sénior criou mural com 2600 cravos em croché

Inaugurada durante as cerimónias de comemoração dos 50 anos do 25 de Abril, a instalação “Cravos de Croché”, criada pela Universidade Sénior Rainha D. Leonor, tornou-se numa espécie de peça artística interativa, com várias pessoas a retirarem do mural alguns dos cravos.

mural1

Câmara define medalhas a entregar no Dia da Cidade

A Câmara das Caldas da Rainha vai entregar às Forças Armadas Portuguesas, nas cerimónias do 15 de Maio, a medalha de honra do município, como forma de homenagear os militares que participaram no golpe das Caldas, a 16 de Março de 1974. A título póstumo, será também atribuída a medalha de honra ao historiador João Bonifácio Serra e ao médico Mário Gonçalves.

medalhas