Q

Previsão do tempo

15° C
  • Monday 15° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 15° C
15° C
  • Monday 15° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 15° C
15° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 15° C

“16 de Março de 1974″ contado aos jovens das Caldas

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A tentativa de golpe de estado, protagonizada pelo Regimento de Infantaria 5 (RI5) das Caldas da Rainha, na madrugada de 16 de Março de 1974, não vingou mas esta data foi muito importante para a preparação da Revolução de Abril. A importância da data, os intervenientes e muitos outros factos relevantes acerca deste levantamento vão […]

A tentativa de golpe de estado, protagonizada pelo Regimento de Infantaria 5 (RI5) das Caldas da Rainha, na madrugada de 16 de Março de 1974, não vingou mas esta data foi muito importante para a preparação da Revolução de Abril. A importância da data, os intervenientes e muitos outros factos relevantes acerca deste levantamento vão ser contados, explicados e recordados por um dos militares envolvidos, o Coronel Manuel Ferreira da Silva. O militar irá estar no dia 16 de Março, às 11h00, no Auditório da Biblioteca Municipal das Caldas da Rainha para uma palestra destinada a estudantes mas aberta à população em geral. Contar e explicar o que aconteceu aos jovens foi a forma escolhida pela Autarquia caldense para assinalar, este ano, os acontecimentos que Manuel Ferreira da Silva considera “o verdadeiro 25 de Abril”. Como explicou Maria da Conceição Pereira, vereadora, “este ano quisemos assinalar o 16 de Março levando a história dos acontecimentos deste dia aos jovens das escolas do concelho”.   Espólio bibliográfico doado à Biblioteca Municipal   Do programa para este dia faz parte também a apresentação formal da doação que o Coronel Ferreira da Silva fez à Biblioteca. Sensibilizado pela importância dada à data pela cidade e pela Autarquia, o militar entendeu doar à Biblioteca Municipal um espólio bibliográfico composto por cerca de dois mil livros, incluindo vários títulos de jornais da época com temas como o Estado Novo, Guerra Colonial, 16 de Março, 25 de Abril e instauração da Democracia.  Grande apaixonado por livros, há alguns anos que colecciona volumes sobre diversos temas, particularmente guerra de África e Direito. “Uma contribuição de enorme valor para o enriquecimento do espólio documental da Biblioteca Municipal das Caldas da Rainha sobre esta época histórica de Portugal”, referiu Aida Reis, a directora da Biblioteca.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Equipa de ciclismo da Ribafria vence Taça de Portugal

A equipa beneditense de ciclismo do CRP Ribafria, Grupo Parapedra - Dinazoo -  Riomagic venceu a Taça de Portugal de Masters em ciclismo, que chegou ao fim no passado domingo, com a quarta e última etapa pontuável, inserida no GP Grândola - 50 anos 25 de abril.

ribafria 1

Dupla apanhada nas Caldas por burla e falsificação

A Divisão de Investigação Criminal de Lisboa da PSP deteve em flagrante delito, nas Caldas da Rainha, no passado dia 23, dois homens estrangeiros, pelos crimes de burla qualificada e falsificação de documentos, num caso que mostra como a ganância em ver grandes quantidades de dinheiro “multiplicadas” leva a acreditar em histórias rocambolescas e cheias de esquemas, e em que as próprias vítimas podem ser acusadas de pactuar com falsidades.

euros2

Carlos Bunga recebe prémio internacional

O artista plástico Carlos Bunga, formado na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, foi distinguido com o prémio da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA) para artes visuais, "reconhecendo a importância das exposições" realizadas em 2023 no Bombas Gens Centre d`Art de Valencia, Espanha, no Sarasota Art Museum da Florida, nos Estados Unidos, e a participação na 35.ª Bienal de São Paulo, no Brasil.

bunga