Q

Previsão do tempo

15° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 19° C
  • Wednesday 17° C
15° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 19° C
  • Wednesday 18° C
15° C
  • Monday 20° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 19° C

Observação de aves aquáticas na Lagoa de Óbidos

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
No dia 7 de Novembro a Associação PATO, com o apoio da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), vai organizar uma saída de campo na Lagoa de Óbidos para ver aves aquáticas, o objectivo da saída é que os participantes aprendam técnicas de observação e identificação de aves aquáticas. A Lagoa de Óbidos […]

No dia 7 de Novembro a Associação PATO, com o apoio da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), vai organizar uma saída de campo na Lagoa de Óbidos para ver aves aquáticas, o objectivo da saída é que os participantes aprendam técnicas de observação e identificação de aves aquáticas. A Lagoa de Óbidos é uma zona húmida com cerca de 5km de extensão, que apesar da crescente pressão antrópica, conserva ainda uma riqueza ornitológica considerável. Acolhendo diversas espécies todo o ano, é no Outono e Inverno que a Lagoa de Óbidos assume uma especial importância para as aves. É um local de eleição para as espécies durante a migração pós-nupcial, onde param para procurar alimento e repousarem nas lamas e bancos de areia. Diversas espécies de limícolas podem ser observadas com relativa facilidade, caso do Fuselo Limosa lapponica, do Pilrito-de-peito-escuro Calidris alpina, do Maçarico-galego Numenius phaeopus e Maçarico-real Numenius arquata, outras espécies menos comuns já foram no entanto observadas na lagoa, como o Maçarico-bastardo Tringa glareola ou o Pilrito-de-temminck Calidris temminckii. As possibilidades não se esgotam no entanto só nas limícolas, pois muitas outras espécies de patos, garças e passeriformes ocorrem com regularidade na lagoa de Óbidos. A iniciativa vai desenrolar-se a partir das sete e meia da manhã e ao longo de quatro horas. Antes desta iniciativa realiza-se uma observação de aves marinhas, no Cabo Carvoeiro, em Peniche, a partir das sete e meia da manhã de 24 de Outubro. Todos os anos, no Outono, a costa Portuguesa é atravessada por milhares de aves marinhas, que reproduzem nas costas da Europa do Norte e Árctico e passam o inverno no Atlântico Sul. A Costa Portuguesa “cruza” obliquamente a rota de migração de várias espécies e locais privilegiados para a observação de aves marinhas, como o cabo Carvoeiro, podem oferecer ao observador experiências verdadeiramente únicas quer no número de espécies quer no número de indivíduos que podem ser observados. No dia 24 de Outubro a Associação PATO, com o apoio da SPEA, irá organizar uma saída de campo para observação de aves marinhas no Cabo Carvoeiro, o objectivo é que os participantes aprendam técnicas de observação e identifiquem as várias espécies. Estas actividades destinam-se apenas a sócios da Associação PATO ou da SPEA. Para participar basta tornar-se sócio. Mais informações em www.associacaopato.org.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Apanhado na posse de faca com 30 centímetros no concerto de 15 de maio

Um homem de 25 anos foi apanhado na posse de uma faca com cerca de 30 centímetros de lâmina quando assistia a um concerto ao ar livre nas Caldas da Rainha, tendo a PSP, que procedeu à sua detenção, revelado crer que o indivíduo poderia ir envolver-se num confronto entre grupos rivais.

faca

Estudantes premiados na Gala do Empreendedorismo

Um kit inteligente para ser colocado em passadeiras, bicicletas produtoras de energia, a reabilitação da Mata das Mestras e um suporte para mochilas com sensores e GPS, foram os projetos vencedores da 17ª edição da Gala do Empreendedorismo das Caldas da Rainha, que teve lugar a 4 de maio, na Expoeste.

premiosempreendedorismo2 1

ESAD.CR abriu portas durante uma semana

De 6 a 10 de maio a Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR) abriu as suas portas à comunidade com mais uma edição da “Semana dos 30 anos”, que se realiza desde 2020.

esad30anos11