Q

Previsão do tempo

19° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 25° C
19° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 26° C
20° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 24° C
  • Wednesday 29° C

Professores manifestam-se na Praça da Fruta

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Cerca de meio milhar de professores da Zona Oeste reafirmaram na noite da passada quinta-feira “a exigência da suspensão do modelo de avaliação de desempenho e a sua substituição” por outro, numa moção aprovada no final de uma manifestação nas Caldas da Rainha. “O empenhamento em manter ou, caso ainda não tenham decidido na sua […]
Professores manifestam-se na Praça da Fruta

Cerca de meio milhar de professores da Zona Oeste reafirmaram na noite da passada quinta-feira “a exigência da suspensão do modelo de avaliação de desempenho e a sua substituição” por outro, numa moção aprovada no final de uma manifestação nas Caldas da Rainha. “O empenhamento em manter ou, caso ainda não tenham decidido na sua escola, suspender a aplicação do actual modelo de avaliação; A necessidade de serem corrigidas todas as irregularidades e ilegalidades existentes nos seus horários de trabalho; A sua rejeição face às alterações que o ME pretende introduzir no actual regime de concursos; A exigência de revisão do ECD, não apenas no que respeita ao modelo de avaliação que consagra, como, entre outros aspectos, à divisão da carreira em categorias hierarquizadas, à existência da prova de ingresso, às regras de organização dos horários de trabalho e aos requisitos para a aposentação; e a sua determinação para que seja concretizado o calendário de lutas aprovado pela Plataforma Sindical dos Professores, na sequência da Manifestação de 8 de Novembro que reuniu mais de 120.000 docentes, caso o ME mantenha a sua posição de intransigência em relação às reivindicações dos professores e educadores”, foram outros considerandos que os professores aprovaram. Durante as intervenções dos três sindicatos presentes, as críticas foram centradas na ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, e ouviram-se palavras de ordem como: “Está na hora da ministra ir embora”, “Avaliação sim, mas esta não”, “A luta continua e a Ministra na rua, já” ou “Categoria só há uma, professor e mais nenhuma”. “O problema está no modelo que ela (a ministra) inventou e as alterações que apresentou, são uma ofensa, porque reconhece que enganou o país”, afirmou um dos dirigentes dos sindicatos que falou aos professores que se concentraram no tabuleiro da Praça da Fruta. A noite reservou ainda uma denúncia de pressão do Ministério e do Governo sobre as escolas das Caldas da Rainha e do Oeste, para com os professores. Manuel Micaelo, dirigente da FENPROF e do SPGL, afirmou que “houve escolas do concelho das Caldas que receberam telefonemas de organismos do Ministério com pressões, ameaças, com ordens sem cabimento legal. Já não bastam os e-mails que nos mandam para casa com mentiras, não bastam os telefonemas e insinuações de processos disciplinas, ainda têm a lata de ameaçar com coisas que não estão escritas em lado nenhum”. Carlos Barroso

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Troféu Easykart Portugal com prova noturna no Bombarral

Téo Pelfrene na categoria EK60, Tomás Morgado na categoria EK100, Frederico Pinto Coelho na categoria EK125 e Fernando Laranjo na categoria TaG Livre 125 venceram a segunda prova do Troféu Easykart Portugal, disputado no KIRO-Kartódromo Internacional da Região Oeste, no Bombarral, sob a organização da ACDME - Associação de Comissários de Desportos Motorizados do Estoril.

kart

Peão Cavalgante/Arneirense em open de Coimbra

Quatro jogadores da Associação Peão Cavalgante/Arneirense, das Caldas da Rainha, participaram no Open Internacional de Coimbra - Queima das Fitas 2024 em xadrez: José Cavadas (Veteranos +50), Mário Falcão (Sub18), André Sousa (Sub 16) e Fernando Oliveira (Veteranos +50).

xadrez

Quarta edição do Orçamento Participativo

Teve início no dia 1 de maio o período de apresentação de propostas à 4.ª edição do Orçamento Participativo do Bombarral (OPB). Trata-se de uma iniciativa dinamizada pelo Município com o objetivo de fomentar a participação e o envolvimento cívico dos cidadãos, aproximando-os dos órgãos de decisão.