Q

Previsão do tempo

14° C
  • Wednesday 23° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 27° C
14° C
  • Wednesday 23° C
  • Thursday 25° C
  • Friday 28° C
14° C
  • Wednesday 25° C
  • Thursday 27° C
  • Friday 30° C

Lâmpadas em LED reduzem custos das luzes de Natal em Óbidos

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Câmara de Óbidos prevê gastar apenas 400 euros na iluminação de Natal da vila, na sequência da reconversão de todas as lâmpadas em LED. “Se fossem luzes convencionais gastaríamos 3.500 euros”, disse à Lusa o administrador da empresa municipal Óbidos Patrimonium, José Parreira. A diminuição dos custos de energia tem por base um investimento […]

A Câmara de Óbidos prevê gastar apenas 400 euros na iluminação de Natal da vila, na sequência da reconversão de todas as lâmpadas em LED. “Se fossem luzes convencionais gastaríamos 3.500 euros”, disse à Lusa o administrador da empresa municipal Óbidos Patrimonium, José Parreira. A diminuição dos custos de energia tem por base um investimento de 100 mil euros efectuado entre 2009 e 2010 na aquisição de um sistema de iluminação LED (sigla de ‘light emitting diode’, ou seja, diodo emissor de luz. No total, dois quilómetros e meio de iluminação com “muitos milhares de LED” vão estar acesos na vila até 11 de Janeiro, data do feriado municipal. O aluguer de uma pista de gelo de classe A (a mais alta eficiência energética numa escala que vai do A ao G), a separação de resíduos em todo o recinto do evento, a utilização das lonas promocionais na confecção de artigos reciclados comercializados na ‘gift shop’ (loja de presentes) de Óbidos e “o incentivo a que todos os pontos de venda utilizem materiais reutilizáveis” são alguns de exemplos da “preocupação ecológica” da empresa organizadora do certame. A par disso, “temos incentivado a CP e a rodoviária a realizarem comboios e carreiras especiais durante o evento, convidando os visitantes a usarem o transporte público, reduzindo o número de carros na vila e o impacto ambiental ao nível de emissão de gases”, acrescentou o responsável.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Festival das Adiafas nos Vidais

Música, gastronomia, fogo de artifício, showcooking, demonstrações de alfaias e equipamentos agrícolas no terreno, palestras sobre agricultura, artesanato, aula de zumba, missa campal, bênção de colheitas, passeio de tratores e bênção dos mesmos, fizeram parte da primeira edição do Festival das Adiafas Vidais'2022, um novo evento nesta localidade do concelho das Caldas da Rainha.

vidais3

Atividade física e da saúde no Vau

No passado dia 1 a Junta de Freguesia do Vau, em Óbidos, assinalou o dia da atividade física e da saúde, na tentativa de incentivar a realização regular de exercício físico e lutar contra o sedentarismo. Participaram o instrutor de zumba, João Santos, e Marisa...

vau

Novo comandante na Capitania da Nazaré

O capitão-de-fragata Lopes Figueiredo tomou posse na passada terça-feira do cargo de capitão do porto da Nazaré, durante uma cerimónia protocolar que teve lugar no Forte de São Miguel Arcanjo.

comandante