Q

Previsão do tempo

23° C
  • Thursday 23° C
  • Friday 24° C
  • Saturday 21° C
23° C
  • Thursday 23° C
  • Friday 24° C
  • Saturday 21° C
24° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 25° C
  • Saturday 23° C

Lâmpadas em LED reduzem custos das luzes de Natal em Óbidos

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Câmara de Óbidos prevê gastar apenas 400 euros na iluminação de Natal da vila, na sequência da reconversão de todas as lâmpadas em LED. “Se fossem luzes convencionais gastaríamos 3.500 euros”, disse à Lusa o administrador da empresa municipal Óbidos Patrimonium, José Parreira. A diminuição dos custos de energia tem por base um investimento […]

A Câmara de Óbidos prevê gastar apenas 400 euros na iluminação de Natal da vila, na sequência da reconversão de todas as lâmpadas em LED. “Se fossem luzes convencionais gastaríamos 3.500 euros”, disse à Lusa o administrador da empresa municipal Óbidos Patrimonium, José Parreira. A diminuição dos custos de energia tem por base um investimento de 100 mil euros efectuado entre 2009 e 2010 na aquisição de um sistema de iluminação LED (sigla de ‘light emitting diode’, ou seja, diodo emissor de luz. No total, dois quilómetros e meio de iluminação com “muitos milhares de LED” vão estar acesos na vila até 11 de Janeiro, data do feriado municipal. O aluguer de uma pista de gelo de classe A (a mais alta eficiência energética numa escala que vai do A ao G), a separação de resíduos em todo o recinto do evento, a utilização das lonas promocionais na confecção de artigos reciclados comercializados na ‘gift shop’ (loja de presentes) de Óbidos e “o incentivo a que todos os pontos de venda utilizem materiais reutilizáveis” são alguns de exemplos da “preocupação ecológica” da empresa organizadora do certame. A par disso, “temos incentivado a CP e a rodoviária a realizarem comboios e carreiras especiais durante o evento, convidando os visitantes a usarem o transporte público, reduzindo o número de carros na vila e o impacto ambiental ao nível de emissão de gases”, acrescentou o responsável.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Papagaios gigantes coloriram o céu na Foz do Arelho

O passado fim-de-semana foi de grande animação na Foz do Arelho, com diversos eventos a terem lugar, no âmbito do 2º Festival da Lagoa. No domingo, os papagaios tomaram conta do céu.

primeira

Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos continuam fechados ao fim de semana

A Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos no hospital das Caldas da Rainha, na Unidade Local de Saúde (ULS) do Oeste, vão continuar a não receber utentes entre as manhãs de sexta-feira e de segunda-feira e quem necessitar de assistência médica deverá dirigir-se ao Hospital de Santarém, pertencente à ULS da Lezíria.

urgencia

“Mural dos afetos” dá as boas-vindas a quem chega à cidade

A imagem de uma mãe abraçada à filha embeleza a fachada de um edifício na Rua General Amílcar Mota, na entrada sul da cidade. Trata-se de um mural de arte urbana, da autoria de Daniel Eime, que identifica Caldas da Rainha como uma cidade que há uma dezena de anos faz parte do Movimento Cidade dos Afetos.

afetos