Q

Previsão do tempo

19° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 21° C
19° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 22° C
19° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 23° C

Benefícios fiscais para imigrantes e emigrantes portugueses no seu regresso a casa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Na sequência da autorização legislativa concedida pelo Orçamento do Estado para 2009, o Governo aprovou, no passado dia 23 de Setembro, um novo regime fiscal aplicável a imigrantes e a emigrantes Portugueses que regressem a Portugal. O referido regime, incluído no Decreto-Lei n.º 249/2009, introduziu no Código do IRS uma terceira figura, a par do […]

Na sequência da autorização legislativa concedida pelo Orçamento do Estado para 2009, o Governo aprovou, no passado dia 23 de Setembro, um novo regime fiscal aplicável a imigrantes e a emigrantes Portugueses que regressem a Portugal. O referido regime, incluído no Decreto-Lei n.º 249/2009, introduziu no Código do IRS uma terceira figura, a par do residente e do não residente, designada por residente não habitual. Será considerado residente não habitual, o indivíduo que seja qualificado como residente em Portugal, (nomeadamente através da disponibilidade, em 31 de Dezembro de um dado ano, de habitação em condições que façam supor a intenção de a manter e ocupar como residência habitual), mas que não tenha sido tributado em sede de IRS, enquanto residente, em qualquer dos cinco anos anteriores à sua chegada a Portugal. O regime adoptado apresenta vantagens óbvias para estrangeiros que pretendam estabelecer a sua residência em Portugal, bem como para emigrantes Portugueses que pretendam regressar a casa. Os benefícios concedidos passam pela tributação dos rendimentos líquidos do trabalho dependente ou de rendimentos profissionais e empresariais (Categorias A e B) à taxa de 20% (caso sejam rendimentos de actividades com carácter científico, artístico ou técnico), na medida em que as actividades desenvolvidas sejam consideradas de elevado valor acrescentado. O regime concede ainda, em determinados casos, uma isenção de tributação dos rendimentos obtidos fora de Portugal, nomeadamente no caso de juros ou de pensões pagas por entidades não residentes. Esta medida inclui-se, de acordo com o preâmbulo do próprio diploma, numa estratégia fiscal global, através da qual se pretende que os instrumentos de política fiscal Portugueses funcionem como elemento de atracção dos factores de produção, da iniciativa empresarial e da capacidade produtiva para o espaço português. Por último, importa referir que este regime, que pode indiciar uma mudança de paradigma fiscal por parte do Governo da República Portuguesa, reporta o início da produção dos seus efeitos ao dia 1 de Janeiro de 2009. Leonardo Marques dos Santos

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Empate com o Amora mantém o Caldas em segundo lugar

Amora FC e Caldas SC disputaram no passado sábado, no estádio da Medideira, uma partida a contar para a jornada 8 que terminou com igualdade a uma bola. Com este resultado, o Caldas soma 18 pontos e mantém-se em segundo lugar, mantendo tudo em aberto para as últimas duas jornadas na Série 2 de manutenção na Liga 3.

caldas2

Rampa Foz do Arelho

O cenário deslumbrante da Foz do Arelho, no último domingo de abril (dia 28), vai ser palco de uma das mais tradicionais provas de Regularidade Sport Plus de Rampa, que integra o calendário da Series by NDML, organizada pelo Núcleo Desportos Motorizados de Leiria.

rampa

Apresentado livro “Doce Viagem”

A Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO), no âmbito do Festival “Latitudes – Literatura e Viajantes”, organizado pela Câmara Municipal de Óbidos, realizou no dia 12 de abril uma sessão de apresentação e lançamento do livro “Doce Viagem – Um roteiro dos doces de Natal na América Latina”, um projeto que resultou de uma parceria entre a Casa da América Latina (CAL) e a EHTO.

doce