Q

Previsão do tempo

14° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 16° C
14° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 17° C
15° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 18° C
  • Friday 17° C

Manifestação na ESAD por melhores condições e fim das propinas

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Um grupo composto por quase duas centenas de alunos da Escola Superior de Artes e Design (ESAD), das Caldas da Rainha promoveu uma concentração de estudantes à porta da escola, reivindicando melhores condições e o fim das propinas. Este protesto decorreu durante a manhã do dia 12, altura em que Mariano Gago, ministro do Ensino […]
Manifestação na ESAD por melhores condições e fim das propinas

Um grupo composto por quase duas centenas de alunos da Escola Superior de Artes e Design (ESAD), das Caldas da Rainha promoveu uma concentração de estudantes à porta da escola, reivindicando melhores condições e o fim das propinas. Este protesto decorreu durante a manhã do dia 12, altura em que Mariano Gago, ministro do Ensino Superior, esteve no parlamento a debater o sistema de financiamento do ensino superior. Os alunos da ESAD protestaram exigindo “a responsabilização do Estado pelo ensino superior” e defenderam igualmente “mais condições materiais e humanas na escola, o fim das propinas, o fim do processo de Bolonha e do novo regime jurídico das instituições do ensino superior”. João Alves deu voz ao que os colegas também reivindicam e mostrou que, apesar da ESAD não ter Associação de Estudantes, “os alunos da Escola manifestaram-se como forma de solidariedade às restantes associações de alunos que promoveram no mesmo dia um movimento contra as políticas dos institutos e do Governo”. “Estamos a lutar por uma melhoria efectiva no ensino superior, passando pelo fim das propinas, algo que nunca existiu e que nos querem impor”, sublinhou. Segundo João Alves, “hoje os alunos pagam cerca de mil euros e as condições humanas e materiais na Escola não são as melhores. Nós pagámos, porque nos garantiram que iam melhorar as condições humanas e materiais e isso não está acontecer”. “Falta imenso material nas salas, falta pessoal docente, falta pessoal não docente”, denunciou. Outra das reivindicações é o processo de Bolonha, onde existe alguma divisão entre os alunos, e os que estão contra consideram que “o processo politiza o ensino”. “Uma formação completa passa por um mestrado, mas devido aos valores elevados e sem comparticipação do Estado, ficam em mais de 2.500 euros por ano. Para o bolso dos estudantes é incomportável”, alegam. Os alunos da ESAD garantem que esta manifestação “não fica apenas por um dia”, prometendo voltar à luta daqui a uma semana se a direcção da ESAD não responder às propostas do alunos, que querem melhores condições humanas e materiais. Carlos Barroso

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Pensado um grande parque que crie nas Caldas uma centralidade urbana de cultura, saúde e bem-estar

O Masterplan do Termalismo, apresentado pelo arquiteto urbanista Bruno Soares, na sessão da Assembleia Municipal que decorreu a 16 de abril, defende criar nas Caldas da Rainha um grande Parque das Termas, que totaliza cerca de 40 hectares no seu conjunto. O objetivo principal é fazer a ligação entre o Parque D. Carlos I, a Mata D. Leonor, a Quinta da Boneca, Centro de Artes, o Museu de Cerâmica e o Centro Histórico das Termas, com a instalação de um percurso pedonal estruturante transversal.

masterplan 1

“É preciso criar uma maior consciencialização ambiental na população”

Emídio Sousa fez o seu primeiro ato público como secretário de Estado do Ambiente nas Caldas da Rainha, no âmbito da sessão de abertura da 30ª edição das Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental, que decorreram no Centro Cultural e de Congressos (CCC) entre os dias 19 e 21 de abril.

jornadas

Dino D’ Santiago no concerto de 14 de maio

Este ano o tradicional concerto de 14 de maio com o palco colocado na Praça 25 de Abril, junto ao edifício da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, será protagonizado pelo músico e compositor Dino D' Santiago, atualmente um dos artistas mais aclamados pelo público em Portugal.

dino santiago