Q

Previsão do tempo

14° C
  • Saturday 18° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 22° C
15° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 23° C
15° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 24° C

Simbologia da Cor Litúrgica em exposição na vila de Óbidos

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A vila de Óbidos iniciou o seu cartaz cultural e religioso da Semana Santa, com uma palestra sobre o significado e simbologia na paramentaria pelo padre Ricardo Jacinto e inauguração da exposição “a simbologia da cor litúrgica” na Igreja de São João Batista – Museu Paroquial, a 31 de março. Esta exposição deseja cooperar para […]
Simbologia da Cor Litúrgica em exposição na vila de Óbidos

Exposição na Igreja de São João Batista - Museu Paroquial

A vila de Óbidos iniciou o seu cartaz cultural e religioso da Semana Santa, com uma palestra sobre o significado e simbologia na paramentaria pelo padre Ricardo Jacinto e inauguração da exposição “a simbologia da cor litúrgica” na Igreja de São João Batista – Museu Paroquial, a 31 de março. Esta exposição deseja cooperar para a “aproximação entre os significados atribuídos a cada cor e a expressão desse sentir junto da comunidade católica”, permitindo compreender o significado da paramentaria e tipologia de objetos, utilizados nas celebrações litúrgicas, afirmou Ana Calçada, coordenadora da Rede de Museus e Galerias de Óbidos. O padre Ricardo Jacinto, pároco de Carvoeira, Dois Portos e São Domingos de Carmões em Torres Vedras, fez uma alusão ao simbolismo dos paramentos litúrgicos destacando três pontos essenciais: “as virtudes que devem resplandecer nos ministros que as vestem, a Pessoa de Cristo representada pelos ministros e a sua Páscoa, objeto do memorial litúrgico”. O presidente da Câmara de Óbidos, Telmo Faria, elogiou o trabalho desenvolvido, fruto de uma parceria conjunta entre a autarquia, paróquias de S. Pedro e Santa Maria, museus e apoio do padre Ricardo Jacinto, dando “início a um novo ciclo e vivência religiosa”. “Há muitos anos que as pessoas da vila e católicos partilhavam a ideia de viver este espaço de uma outra forma do que aquela que durante décadas era sentida”, revelou o responsável do município de Óbidos, manifestando que a reestruturação do museu paroquial nos anos anteriores “abre caminho a que um outro tipo de património venha dignificar este espaço”. Telmo Faria apelou à visita dos obidenses e salientou a importância simbólica da cor litúrgica como um “código e uma linguagem” que muitas das vezes as pessoas na altura não entendem, mas quando existe uma “narrativa mais articulada” semelhante à exposição apresentada, torna mais simples a compreensão. ?João Polónia

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Jantar convívio em Santa Catarina

O Centro Pastoral de Santa Catarina é palco no dia 4 de maio de um jantar convívio promovido pela Comissão de Pais de Santa Catarina no âmbito das comemorações dos 30 anos da escola da freguesia.

jantar

Semana Hortícola do Oeste

A Semana Hortícola do Oeste realiza-se no auditório da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, em Peniche, no dia 2 de maio. Na sua 11ª edição, o tema é “A terra das couves e as couves sem terra”.

Bombeiros pedem criação de carreira

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Bombarral entregou na tarde da passada quarta-feira, na Câmara Municipal, uma carta a alertar para a necessidade da criação da carreira de bombeiro.

carta