Q

Previsão do tempo

14° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 22° C
15° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 23° C
15° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 24° C

Óbidos dá início às celebrações da Semana Santa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Mais de duas mil pessoas assistiram às primeiras celebrações da Semana Santa iniciadas no Domingo de Ramos com a respetiva bênção e procissão dos ramos, celebração eucarística da Paixão do Senhor e Procissão dos Passos presididas por D. Nuno Brás, Bispo Auxiliar de Lisboa que pela primeira vez visitou a vila de Óbidos, no passado […]
Óbidos dá início às celebrações da Semana Santa

Momentos de grande simbolismo na vila

Mais de duas mil pessoas assistiram às primeiras celebrações da Semana Santa iniciadas no Domingo de Ramos com a respetiva bênção e procissão dos ramos, celebração eucarística da Paixão do Senhor e Procissão dos Passos presididas por D. Nuno Brás, Bispo Auxiliar de Lisboa que pela primeira vez visitou a vila de Óbidos, no passado dia 1. O adro da Igreja de São João Batista encheu para acolher os cristãos, que após a bênção do bispo do Patriarcado de Lisboa receberam os ramos distribuídos pelos escuteiros e iniciaram a caminhada em procissão, sob um tapete florido e aromático pelas ruas tortuosas engalanadas até à Igreja de Santa Maria. D. Nuno Brás na homilia da missa da Paixão do Senhor caraterizou o Domingo de Ramos como o “pórtico da Semana Santa”, o qual convida à contemplação e “participação na cruz de Jesus a vivermos a Sua Paixão”, apelo que marcará os dias da ‘Semana Maior’ já iniciada e que irá conduzir os cristãos a “uma renovada vivência na vida nova que Ele nos oferece na Sua ressurreição”. “Ser cristão significa seguir o Senhor incondicionalmente, deixando para trás os nossos projetos e ambições, as nossas lógicas humanas (que procuram sempre reduzir Jesus à pequenez do nosso pensar e do nosso querer) para ir atrás dele, para O seguir no nosso trabalho, na nossa vida de família e mesmo nos tempos de lazer”, relevou o Bispo Auxiliar de Lisboa sobre a verdadeira identidade do cristão. O bispo responsável pela Zona Pastoral Oeste da Diocese de Lisboa concluiu a sua homilia deixando o alerta: “Não podemos deixar de perceber que o Amor verdadeiro está longe de ser fácil: traz consigo a dureza da conversão, a necessidade de deixarmos os nossos modos de viver e de pensar, para nos identificarmos, cada vez mais, com Ele”. De seguida os cristãos juntaram-se à moldura humana presente na Praça de Santa Maria e permaneceram em manifestação de fé na procissão dos passos, que retrata a caminhada de Jesus até ao Calvário, local onde foi sacrificado e deu a vida pelos homens. O momento mais aguardado pelos fiéis e turistas presentes foi o encontro das imagens de Maria e seu Filho, junto à Igreja de Santiago, que pela primeira vez se cruzaram transformando a cerimónia marcante num ato emotivo. As celebrações contaram com o apoio do Coro Paroquial de Óbidos e Agrupamento de Escuteiros 753 e a participação das Bandas Filarmónicas de Óbidos e Gaeiras na procissão dos passos. ?João Polónia

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Jantar convívio em Santa Catarina

O Centro Pastoral de Santa Catarina é palco no dia 4 de maio de um jantar convívio promovido pela Comissão de Pais de Santa Catarina no âmbito das comemorações dos 30 anos da escola da freguesia.

jantar

Semana Hortícola do Oeste

A Semana Hortícola do Oeste realiza-se no auditório da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, em Peniche, no dia 2 de maio. Na sua 11ª edição, o tema é “A terra das couves e as couves sem terra”.

Bombeiros pedem criação de carreira

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Bombarral entregou na tarde da passada quarta-feira, na Câmara Municipal, uma carta a alertar para a necessidade da criação da carreira de bombeiro.

carta