Q

Previsão do tempo

14° C
  • Tuesday 17° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 23° C
14° C
  • Tuesday 18° C
  • Wednesday 23° C
  • Thursday 24° C
14° C
  • Tuesday 19° C
  • Wednesday 25° C
  • Thursday 25° C

Crianças e idosos semeiam horta pedagógica na Foz do Arelho

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Crianças do jardim de infância e escola do primeiro ciclo e idosos do lar e centro de dia da Foz do Arelho participaram na passada sexta-feira na sessão inaugural das sementeiras e plantações na “Horta Pedagógica e biológica da Escola da Foz do Arelho”. O projeto começou há cinco anos, quando a associação Pato incentivou […]
Crianças e idosos semeiam horta pedagógica na Foz do Arelho

Crianças do jardim de infância e escola do primeiro ciclo e idosos do lar e centro de dia da Foz do Arelho participaram na passada sexta-feira na sessão inaugural das sementeiras e plantações na “Horta Pedagógica e biológica da Escola da Foz do Arelho”. O projeto começou há cinco anos, quando a associação Pato incentivou a escola a desenvolver a horta. Primeiro arrancou com um canteiro na escola, mas o professor António Vieira reparou no espaço em frente ao estabelecimento de ensino que era ideal para criar uma horta pedagógica. Falou com o presidente da junta de freguesia, que por sua vez sensibilizou os proprietários do terreno, que cederam o mesmo. Agora é um ponto de atração. Depois da preparação prévia do terreno, com ajuda de um particular que tem tratores e o arranque de ervas pelos alunos e pais, chegou a altura de colocar as sementes. “Temos aqui tremocilha, tremoços, trigo, aveia, grão de bico, favas, ervilhas, cebolo, batata, alfaces, feijão e alhos”, descreveu António Vieira, que com o seu colega José Couceiro, orientou a sessão, em que participaram também encarregados de educação e familiares. Numa rede junto à horta foram colocados cartazes sobre recuperação ambiental da Lagoa. “Fizemos uma visita de estudo às obras de desassoreamento da Lagoa e o Instituto da Água deu-nos os cartazes. Como as pessoas não sabem o que se passa na lagoa, a custas próprias mandei plastificar, e assim todos veem, porque é uma zona de passagem”, explicou. O professor comentou que é hábito os alunos acompanharem o crescimento das culturas. “Estão sempre a olhar pelo vidro da janela da sala”, contou. Margarida, de 9 anos, do 4º ano, disse que andar a semear “foi fixe e divertido” e que iria ser motivo de conversa com os pais. O seu colega João, de 9 anos, achou que a iniciativa serviu para “aprender mais sobre as culturas”. Os sete utentes da Associação de Solidariedade Social da Foz do Arelho que estiveram presentes também estavam entusiasmados. Manuela Melo considerou a iniciativa “ótima, porque coloca a juventude e os idosos em conjunto, e é bom para as crianças aprenderem”. Henrique Bernardino relatou que “trabalhei na agricultura e tive saudades de mexer nos utensílios”. Lurdes Rebelo, proprietária do terreno, declarou que começou por ceder “uma tirinha há uns anos e como não me faz diferença aumentaram a parte cultivada”. “Acho graça as crianças andarem entretidas e a verem como se fazia dantes, porque se não forem estas iniciativas as crianças nem sabem como as coisas vão parar ao prato. O sentido é ensiná-las de onde vêm as coisas da terra”. No final houve uma corrida de caracóis, que serviu não só de convívio como tinha incorporado o conhecimento das letras (cada caracol tinha uma letra), a noção de tempo (a corrida era cronometrada), a noção de circunferência, diâmetro e raio, matérias de matemática ensinadas aproveitando o cenário da corrida. Francisco Gomes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Interrupção de fornecimento de água

Vai decorrer a interrupção de fornecimento de água entre 17 de abril e 3 de maio, das 09h00 às 13h00 e as 14h00 e as 18h00, no centro de Salir do Porto, na zona limitada pelas ruas Humberto Delgado, Primeiro de Maio, Castelo e 25 de Abril.

Restrições à circulação rodoviária

Devido à execução de trabalhos de pavimentação, a circulação rodoviária será alvo de condicionamentos na cidade das Caldas da Rainha, na Rua 31 de janeiro entre 15 e 17 de abril, na Avenida Eng.º Marcelo Morgado, nos dias 18, 19, 22 e 23 de abril, e na Avenida General Pedro Cardoso nos dias 22, 23, 24 e 26 de abril.

Roadshow Eleições Europeias

Organizado pela Agência Nacional de Erasmus+ Juventude/Desporto e Corpo Europeu de Solidariedade, em parceria com os Multiplicadores da Rede Eurodesk - Município das Caldas da Rainha e Leader Oeste, o Roadshow Eleições Europeias passou pelas Caldas da Rainha no dia 9, entre as 10h00 e as 17h00, na Praça da Universidade.

road1