Q

Previsão do tempo

11° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
11° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 16° C
11° C
  • Saturday 16° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 17° C

Colóquio nas Caldas discutiu controlo antidoping na Columbofilia

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Um dos desportos com mais praticantes em Portugal – a Columbofilia – vai ter, este ano, novas regras: a Federação Portuguesa de Columbofilia (FPC) vai implementar o controlo antidoping na modalidade, para cumprir exigências desportivas que visam assegurar a equidade competitiva em todas as provas nacionais. É comum ver associada à qualidade desportiva dos pombos […]
Colóquio nas Caldas discutiu controlo antidoping na Columbofilia

Um dos desportos com mais praticantes em Portugal – a Columbofilia – vai ter, este ano, novas regras: a Federação Portuguesa de Columbofilia (FPC) vai implementar o controlo antidoping na modalidade, para cumprir exigências desportivas que visam assegurar a equidade competitiva em todas as provas nacionais. É comum ver associada à qualidade desportiva dos pombos correio a necessidade de os suplementar, tendo em vista otimizar a respetiva prestação competitiva. Mas nem todos os suplementos são autorizados e é neste âmbito que a FPC vai atuar. “Antecipando a própria legislação, a Federação tinha já dado, em 2010 e 2011, os primeiros passos para introduzir o controlo antidoping”, adianta o presidente da FPC, José Tereso. Uma das principais dificuldades no processo foi o facto de nenhum laboratório português estar preparado para realizar o tipo de análises necessárias para este controlo. José Tereso explica como foi ultrapassada a questão: “Procurámos um laboratório na Bélgica, que neste momento faz já testes para diversos países europeus, no âmbito da columbofilia, que vai receber as amostras colhidas a pombos correio portugueses”. Espera-se que este controlo antidoping comece a funcionar com o início da época desportiva columbófila, que acontece a partir de março. Este foi um dos principais temas em discussão no colóquio “Suplementos alimentares: os úteis, os inúteis e os proibidos”, realizado no âmbito da 39ª Exposição Nacional e Pré-Ibérica de Columbofilia, que teve lugar entre os dias 12 a 15 de janeiro, nas Caldas da Rainha. Com 75 stands, passaram pela Expoeste cerca de 5 mil pessoas. A columbofilia é uma das modalidades desportivas com maior palmarés desportivo e que mais medalhas tem conquistado nas grandes competições internacionais, como é o caso das Olimpíadas, onde Portugal se sagrou, por várias vezes, campeão olímpico, a nível individual e por país.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Inaugurado memorial em homenagem aos presos políticos bombarralenses

No 50.º aniversário do 25 de abril, o Município do Bombarral homenageou os presos políticos bombarralenses com a inauguração de um memorial. Instalado no Largo 25 de abril, no centro da vila, conta com o nome de todos os bombarralenses que, durante a ditadura, foram privados da liberdade. O memorial pretende perpetuar no tempo a memória e coragem destes 28 bombarralenses.

memorial

Imagem do 16 de março em parede faz parte de 14 “Murais de Liberdade” pelo país

O mural pintado numa parede na Rua António Sérgio, na cidade das Caldas da Rainha, numa homenagem à Revolta de 16 de Março, que antecedeu a Revolução dos Cravos, faz parte de um conjunto de 14 "Murais de Liberdade", inseridos nas celebrações do 50.º aniversário do 25 de Abril de 1974, que serão criados durante este ano em diferentes localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas.

mural 1

Apanhados com mais de mil doses de haxixe

Um casal jovem foi apanhado com mais de mil doses de haxixe no concelho das Caldas da Rainha pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR, no passado dia 24, tendo sido constituído arguido por tráfico de estupefacientes.

haxixe