Q

Previsão do tempo

11° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 14° C
11° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 14° C
12° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 15° C

Produção de energia a partir das correntes submarinas em Peniche

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Os 3 módulos de produção de energia – 100kW cada – para o projeto Wave Roller, chegaram aos Estaleiros Navais de Peniche (ENP), por via marítima, no dia 2 de janeiro. Trata-se da mais recente versão deste projeto, de tecnologia finlandesa, que produz energia a partir das correntes submarinas do fundo do mar. A preciosa […]

Os 3 módulos de produção de energia – 100kW cada – para o projeto Wave Roller, chegaram aos Estaleiros Navais de Peniche (ENP), por via marítima, no dia 2 de janeiro. Trata-se da mais recente versão deste projeto, de tecnologia finlandesa, que produz energia a partir das correntes submarinas do fundo do mar. A preciosa carga constitui a versão pré-comercial desta tecnologia, a instalar na zona piloto near shore do mar de Peniche, cujo protótipo sido testado anteriormente no mesmo local. Estes componentes foram fabricados em Kotka, na Finlândia, estando todos os trabalhos de montagem final e preparação da fixação da estrutura ao fundo do mar a cargo dos Estaleiros Navais de Peniche. Os ENP são o estaleiro nacional que, de forma mais significativa, têm participado na execução de projetos relacionados com as energias off shore e near shore, constituindo-se como a incontornável base de apoio logístico para os projetos que se venham a instalar/testar em Portugal. A versão pré-comercial do WaveRoller é cofinanciada pela Comissão Europeia, através do 7.º Programa-Quadro, num projeto denominado SURGE – Simple Underwater Renewable Prodution of Electricity. Este projeto conta com a participação de 10 parceiros entre os quais o Município de Peniche, os Estaleiros Navais de Peniche, o Instituto Hidrográfico, a Bosch Rexroth, do Grupo Bosch, e as 2 empresas que constituem o consórcio detentor da tecnologia, a finlandesa AW-Energy e a portuguesa Eneólica, pertencente ao Grupo Lena. Prevê-se que a versão pré-comercial do WaveRoller seja instalada durante a primavera de 2012. Esta tecnologia visa produzir energia elétrica a partir das ondas de fundo que se formam no “nearshore”, entre os 15 e os 30 metros de profundidade. A profundidade e os fundos com características adequadas a esta tecnologia foram identificados há cerca de 4 anos ao largo da praia da Almagreira, em Peniche, onde começa a surgir uma zona piloto para instalação de tecnologias de “nearshore”. O processo de licenciamento da instalação do WaveRoller e dos equipamentos complementares, como o cabo submarino e o posto de transformação, determinou também a elaboração de um estudo de incidências ambientais, que esteve disponível para consulta pública, e que culminou com a emissão de uma declaração de Relevante Interesse Público por parte do secretário de Estado do Ambiente. Os diversos licenciamentos foram obtidos junto de diversas entidades como a Direção Geral de Energia e Geologia, a Direção de Faróis, a Autoridade Marítima, a Administração da Região Hidrográfica do Tejo, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo e o Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade. A perspetiva de sucesso do equipamento a instalar na versão pré-comercial, levou os promotores a iniciar o desenvolvimento de uma versão comercial de 5Mw, com previsão de instalação em 2013.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

GNR leva presentes de alunos a idosos

Alunos da turma 8C da Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, do Bombarral, prepararam presentes alusivos à páscoa para serem distribuídos por idosos que vivem no concelho.

idosos

Barbeiro desaparecido

Um barbeiro brasileiro, de 42 anos, está desaparecido desde 3 de março, havendo suspeitas de que se possa ter afogado no mar na Foz do Arelho, localidade onde residia, mas não havendo testemunhas todas as hipóteses estão em aberto, tendo o caso sido comunicado ao Ministério Público e à Polícia Judiciária.

desaparecido0