Q

Previsão do tempo

13° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 16° C
14° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 17° C
14° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 18° C
  • Friday 17° C

Cardeal-Patriarca termina celebrações do jubileu sacerdotal

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
No dia da dedicação da Sé patriarcal, D. José Policarpo presidiu a uma eucaristia na Catedral de Lisboa, no encerramento das comemorações do seu 50º aniversário do jubileu sacerdotal. A celebração contou com a participação de grande parte dos bispos portugueses e muitos sacerdotes diocesanos. O Patriarca de Lisboa afirmou na sua homilia: “Ajudaram-me a […]
Cardeal-Patriarca termina celebrações do jubileu sacerdotal

No dia da dedicação da Sé patriarcal, D. José Policarpo presidiu a uma eucaristia na Catedral de Lisboa, no encerramento das comemorações do seu 50º aniversário do jubileu sacerdotal. A celebração contou com a participação de grande parte dos bispos portugueses e muitos sacerdotes diocesanos. O Patriarca de Lisboa afirmou na sua homilia: “Ajudaram-me a sentir de novo a alegria do meu sacerdócio, a descobrir outra vez que a razão de ser dele é a Igreja e reconduziram-me ao amor por esta Catedral onde, há cinquenta anos, tudo começou”. Ao longo dos cinquenta anos de ministério apostólico, D. José Policarpo confessou que sempre se sentiu ligado à Catedral, onde foi consagrado sacerdote. Este responsável considera que a Sé é “um dos símbolos marcantes da caminhada da Igreja no tempo, sinal rico de doutrina, pois nos abre para o ministério do tempo como lugar onde Deus congrega o Seu Povo”. O Patriarca salientou que este templo indica a união do presbitério, “do Bispo com os presbíteros, que têm espelhar na sua unidade de comunhão, a unidade que querem construir em toda a Igreja diocesana”. “Não há lugar para autonomias: a Liturgia como modo de celebrar, a proclamação da Palavra, sobretudo na Homilia, as prioridades pastorais decididas para toda a Diocese, serão possíveis nesta busca da unidade que, no fundo, é procurar sermos todos um só, com Cristo, o templo definitivo de Deus”, avançou. Grato pela presença de diversos bispos de outras dioceses nesta celebração, o cardeal-patriarca de Lisboa realçou que “uma Igreja comunhão só o será verdadeiramente se estiver em comunhão com outras Igrejas e ao abrirmo-nos a essa dimensão universal sentimos a força interpelante e unificadora do Sucessor de Pedro, a quem Jesus pediu que confirmasse sempre a Sua Igreja na unidade da fé e da caridade”. D. José da Cruz Policarpo nasceu a 26 de Fevereiro de 1936 em Alvorninha, concelho de Caldas da Rainha. Sacerdote desde 15 de Agosto de 1961, foi ordenado bispo em 1978 e é Patriarca de Lisboa desde 1998, após a morte de D. António Ribeiro. D. José Policarpo foi constituído cardeal por João Paulo II em 2001 e participou no conclave de Abril de 2005 que elegeu o atual Papa Bento XVI. As comemorações do jubileu sacerdotal do cardeal-patriarca finalizaram no Seminário dos Olivais, com um jantar convívio reunindo todo o clero presente. João Polónia

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Pensado um grande parque que crie nas Caldas uma centralidade urbana de cultura, saúde e bem-estar

O Masterplan do Termalismo, apresentado pelo arquiteto urbanista Bruno Soares, na sessão da Assembleia Municipal que decorreu a 16 de abril, defende criar nas Caldas da Rainha um grande Parque das Termas, que totaliza cerca de 40 hectares no seu conjunto. O objetivo principal é fazer a ligação entre o Parque D. Carlos I, a Mata D. Leonor, a Quinta da Boneca, Centro de Artes, o Museu de Cerâmica e o Centro Histórico das Termas, com a instalação de um percurso pedonal estruturante transversal.

masterplan 1

“É preciso criar uma maior consciencialização ambiental na população”

Emídio Sousa fez o seu primeiro ato público como secretário de Estado do Ambiente nas Caldas da Rainha, no âmbito da sessão de abertura da 30ª edição das Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental, que decorreram no Centro Cultural e de Congressos (CCC) entre os dias 19 e 21 de abril.

jornadas

Dino D’ Santiago no concerto de 14 de maio

Este ano o tradicional concerto de 14 de maio com o palco colocado na Praça 25 de Abril, junto ao edifício da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, será protagonizado pelo músico e compositor Dino D' Santiago, atualmente um dos artistas mais aclamados pelo público em Portugal.

dino santiago