Q

Previsão do tempo

10° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 14° C
11° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
11° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 14° C

Região participa em estudo inédito sobre Parkinson

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A região de Lisboa e Vale do Tejo está, desde dia 23 de Setembro, a participar no primeiro estudo epidemiológico de avaliação da prevalência da doença de Parkinson (DPk). Promovido pela Associação Portuguesa de Doentes de Parkinson (APDPk), com o apoio da Direcção-Geral da Saúde, este estudo irá decorrer nos próximos meses em várias zonas […]

A região de Lisboa e Vale do Tejo está, desde dia 23 de Setembro, a participar no primeiro estudo epidemiológico de avaliação da prevalência da doença de Parkinson (DPk). Promovido pela Associação Portuguesa de Doentes de Parkinson (APDPk), com o apoio da Direcção-Geral da Saúde, este estudo irá decorrer nos próximos meses em várias zonas do país de modo a determinar a prevalência da doença a nível nacional. A avaliação será conduzida no terreno pelo Grupo KeyPoint e consiste, numa primeira fase, na aplicação de um questionário e uma escala de diagnóstico de presunção da doença, presencialmente, em domicílios escolhidos aleatoriamente. Numa segunda fase, aos inquiridos identificados como tendo diagnóstico suposto desta doença ou que estejam a tomar medicação anti-parkinsónica será proposto a realização de uma consulta com um neurologista para confirmação do diagnóstico, num hospital próximo da residência. “Até à data, não há evidência de quaisquer estudos epidemiológicos de base populacional realizados em território nacional para determinar a prevalência de DPk. Torna-se por isso essencial a implementação de um estudo epidemiológico para o desenvolvimento de estratégias de saúde adaptadas ao real número de doentes”, diz Joaquim Ferreira, neurologista do Hospital de Santa Maria e coordenador científico do estudo. De acordo com Helena Machado, presidente da APDPk, “este estudo vai permitir ter dados comparativos com os de outros países da Europa. Além disso, é um motivo de grande orgulho para a associação, que desta forma vai poder estimar com mais rigor o número de pessoas portadoras da doença e ajudá-las”. A DPk é uma doença neurológica degenerativa do sistema nervoso central, para a qual ainda não existe cura. É a segunda doença neurodegenerativa mais comum, atingindo mais de uma em cada mil pessoas na Europa. Em Portugal, estima-se que cerca de 20 mil portugueses sofrem de Parkinson, embora não existam dados concretos. Foram recolhidos dados no Cadaval no dia 28 de Setembro e em Peniche terá lugar no dia 12 de Outubro.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

GNR leva presentes de alunos a idosos

Alunos da turma 8C da Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, do Bombarral, prepararam presentes alusivos à páscoa para serem distribuídos por idosos que vivem no concelho.

idosos

Infantis obidenses vencem em futsal

Em jogo da 4ª jornada da Divisão Distrital - Grupo B de futsal em infantis, no pavilhão da EB 2-3 D. Luís de Ataíde, em Peniche, defrontaram-se no passado dia 24 o Peniche Amigos Clube “B” e a Associação Desportiva de Óbidos. O resultado foi de 2-6.

futsal

Concerto solidário com Guiné

Um concerto solidário de angariação de bens para apoio do trabalho missionário na Guiné vai ter lugar no dia 30 de março, às 20h30, e no dia 31 de março, às 16h00, nos Pimpões, nas Caldas da Rainha.

concerto