Q

Previsão do tempo

19° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 22° C
19° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 24° C
19° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 25° C

O Cake Design como uma oportunidade para dar a volta à crise

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
“Criatividade gera oportunidade”, considera Teresa Henriques, presidente da Associação Nacional de Cake Designers, com sede no Convento de S. Miguel, nas Gaeiras. “Em alturas de crise há que puxar pela criatividade para dar a volta por cima. Se no mundo da alta gastronomia, a palavra “cozinheiro” há anos que foi substituída por “chefe de cozinha”, […]
O Cake Design como uma oportunidade para dar a volta à crise

“Criatividade gera oportunidade”, considera Teresa Henriques, presidente da Associação Nacional de Cake Designers, com sede no Convento de S. Miguel, nas Gaeiras. “Em alturas de crise há que puxar pela criatividade para dar a volta por cima. Se no mundo da alta gastronomia, a palavra “cozinheiro” há anos que foi substituída por “chefe de cozinha”, no mundo dos bolos os pasteleiros estão a dar lugar aos cake designers”, refere. Segundo aponta, “a arte de confeccionar bolos criativos atingiu em 2010, em Portugal, um índice recorde de popularidade”. “O cake design surgiu neste último ano pela exigência de muitos clientes cansados da tradicional pastelaria portuguesa, e deu azo ao empreendedorismo”, sustenta. “Já tem um enorme potencial em países como Inglaterra, Estados Unidos e Brasil. Agora é a vez de Portugal, onde está a suscitar muita curiosidade e interesse. Esta profissão tende a evoluir a um ritmo considerável, tornando-se mesmo numa grande oportunidade de negócio”, faz notar Teresa Henriques. De acordo com a dirigente, “há muitos profissionais na área da pastelaria que necessitam de um complemento que lhes permita suportar mais facilmente as suas despesas. Para tal precisam de inovar. O cake design é uma indústria criativa que dá seguimento às ancestrais preocupações estéticas com a apresentação e decoração de bolos. É a designação contemporânea a vontade de estimular dois sentidos humanos – a visão e o paladar. É também a oportunidade de agarrarmos numa profissão diferente e totalmente inovadora que vai ao encontro, cada vez mais, com as exigências dos clientes”. “Para muitos já é uma segunda actividade, porque é rentável. Outros fizeram um volte face nas suas vidas e dedicam-se inteiramente ao cake design”, revela. “Se olharmos à nossa volta, vemo-nos no meio de uma crise financeira e económica, ambiental, populacional, de equidade e justiça social. Ou nos resignamos a uma crise, ou pensamos que se abre uma janela de oportunidades. Acredito nesta última opção. Não se deve é deixá-las passar ao lado. Há que obter formação e aperfeiçoar esta arte, para sermos competitivos. A Associação Nacional de Cake Designers já ganhou prémios no estrangeiro. A bom ritmo, estaremos em breve num nível em que os portugueses podem ser internacionalmente competitivos. Falamos de bolos, mas também podíamos ser criativos noutras áreas e criar novas oportunidades de negócio”, declara. Francisco Gomes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

7ª Festa da Flor no Bairro Azul

A Associação Moradores e Amigos do Bairro Azul vai realizar a 7ª Festa da Flor nos dias 25 e 26 de maio, entre as 10h00 e as 22h00.

azul 1

Jantar convívio em Santa Catarina

O Centro Pastoral de Santa Catarina é palco no dia 4 de maio de um jantar convívio promovido pela Comissão de Pais de Santa Catarina no âmbito das comemorações dos 30 anos da escola da freguesia.

jantar

Semana Hortícola do Oeste

A Semana Hortícola do Oeste realiza-se no auditório da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, em Peniche, no dia 2 de maio. Na sua 11ª edição, o tema é “A terra das couves e as couves sem terra”.