Q

Previsão do tempo

13° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
13° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
14° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 16° C

Boi à solta ainda não foi apanhado

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Um boi anda há 19 dias fugido de um estábulo nas Caldas da Rainha, envolvendo nas operações de resgate militares da GNR, bombeiros, elementos da Protecção Civil e populares. O principal receio é que o animal ande pelas estradas – como já aconteceu – e perturbe o trânsito automóvel, ou possa colocar em perigo a […]
Boi à solta ainda não foi apanhado

Um boi anda há 19 dias fugido de um estábulo nas Caldas da Rainha, envolvendo nas operações de resgate militares da GNR, bombeiros, elementos da Protecção Civil e populares. O principal receio é que o animal ande pelas estradas – como já aconteceu – e perturbe o trânsito automóvel, ou possa colocar em perigo a integridade das pessoas, apesar do proprietário assegurar que “é mansinho”. “Saltou entre uma pia da água e uma barra que tinha no estábulo. Já lá estiveram tantos bois, e nunca tinha acontecido. Na altura só fugiu um”, contou Arlindo Belizário, o dono da exploração agrícola, situada na freguesia da Serra do Bouro. O insólito acontecimento registou-se no dia 10, ao final da tarde. A GNR foi alertada e em conjunto com a Protecção Civil e os Bombeiros das Caldas, colaborou nas operações de resgate do animal, que envolveu o corte do trânsito por alguns momentos numa estrada municipal, entre as aldeias de Espinheira e Salir do Porto, quando o boi acabou por ser apanhado sem oferecer resistência. No regresso ao estábulo e quando tudo parecia estar tranquilo, aproveitando a desatenção gerada pela fuga, outros quatro bois decidiram fazer o mesmo. “Estávamos a metê-lo lá dentro quando os outros fugiram. Quase passavam por cima de nós”, relatou Arlindo Belizário. As autoridades envolvidas nas buscas anteriores ainda conseguiram impedir que dois dos animais seguissem caminho, mas outros dois andaram pelos pinhais das redondezas, acabando um deles por ser apanhado. “Na passada sexta-feira vi o boi que anda fugido num pinhal. Estive ao pé dele, mas não me deixou agarrar e começou a correr”, disse o proprietário, gracejando: “Anda a monte, não quer conversar connosco”. “Não sei se algum dia o vamos encontrar ou se alguém o vai apanhar, fazer-lhe mal ou transformar em bife. O que sei é que a Câmara, GNR e Bombeiros têm feito tudo para nos ajudar. Têm passado cá todos os dias e estão cansados de trabalhar”, manifestou Arlindo Belizário. Fonte policial revelou ao JORNAL DAS CALDAS que já houve dois dias de buscas com cavalos a entrarem nos pinhais. Os elementos da GNR podem disparar tranquilizantes para imobilizar o animal.   Francisco Gomes (texto) Carlos Barroso (fotos)   Legendas: 1-Quatro bois que fugiram foram apanhados, mas ainda há um à solta 2-Várias equipas de buscas têm varrido diariamente a área       400 quilos   Os animais de raça bovina criados por Arlindo Belizário têm cerca de quinze meses e pesam entre 300 a 400 quilos. O proprietário faz criação para venda.   Sem acidentes    Até agora não há registo de qualquer acidente nas estradas por causa do boi à solta. O proprietário assegura que o animal tem percorrido pinhais e eucaliptais.   Multa   Apesar de poder ter estado pouco tempo na estrada, a GNR levantou um auto de contra-ordenação por existência de animal sem condutor.   Buscas   Está a ser varrida diariamente a área entre Serra do Bouro e Salir do Porto, numa extensão de cinco quilómetros, por elementos da GNR e Bombeiros.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

dji 0226 0161

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.