Caldas da Rainha, Óbidos, Alfeizerão, São Martinho do Porto, Benedita, Bombarral, Peniche e Cadaval, Oeste

Director: Jaime Costa | Chefe de Redacção: Francisco Gomes

 

Abraço à Baía de São Martinho

Agosto 19th, 2010 in Jornal das Caldas. Edição On-line 2 Comments

A Águas do Oeste apoia pelo décimo ano consecutivo o Abraço à Baía, iniciativa da Associação Verão de São Martinho, que se realiza no próximo domingo, pelas 16 horas. Para além do apoio à iniciativa, a Águas do Oeste dinamiza acções de sensibilização na praia e abre as portas à ETAR de S. Martinho do Porto

O Abraço à Baía é uma iniciativa de carácter simbólico que visa sensibilizar a opinião pública e as entidades competentes para a preservação do equilíbrio ambiental da Baía de S. Martinho do Porto.

O investimento da Águas do Oeste na despoluição da bacia hidrográfica da Baía de S. Martinho do Porto encontra-se concluído há algum tempo, no entanto, tendo em conta o importante papel que a Empresa tem na contribuição para uma baía mais limpa, a Águas do Oeste continua a associar-se à iniciativa.

Para mostrar a toda a população interessada o trabalho até agora realizado, a Águas do Oeste volta a abrir as portas da ETAR durante a manhã do dia 22, entre as 11h00 e as 13h00. O transporte dos visitantes até à ETAR será assegurado pela Junta de Freguesia de S. Martinho do Porto, com autocarros entre as 10h30 e as 11h30, a partir da praia. Pelas 16h00 terá lugar o Abraço à Baía, iniciativa que conta com a organização da Associação Verão de São Martinho, o apoio da Águas do Oeste e do Município de Alcobaça.

Complementando a presença em S. Martinho do Porto, este ano, a Águas do Oeste está na praia de S. Martinho do Porto, nos dias 17, 19, 21 e 22 de Agosto, das 10h00 às 12h30, no espaço do Município onde está a decorrer a biblioteca de praia. Aí vão ser dinamizadas acções de sensibilização lúdico-pedagógicas, destinadas sobretudo aos mais novos, dando a conhecer o papel da Empresa como gestora do Ciclo Urbano da Água na região e sensibilizando para a utilização racional dos recursos hídricos e preservação dos mesmos.

Com a conclusão do Projecto de Despoluição da Baía de S. Martinho do Porto, a Águas do Oeste contribui para disponibilizar a toda a população abrangida pela Bacia Hidrográfica do rio de Tornada (Baía de S. Martinho) um serviço de drenagem e tratamento das águas residuais urbanas, adequados aos vários usos previstos nos Planos de Bacia, permitindo assim o correspondente benefício da qualidade da água balnear na Baía de S. Martinho do Porto.

A ETAR de S. Martinho do Porto, em funcionamento desde o Verão de 2006, serve parte dos Municípios de Alcobaça (freguesias de Alfeizerão, Benedita, Cela, Évora, S. Martinho do Porto, Turquel, Vimeiro) e de Caldas da Rainha (freguesia de Salir do Porto), representando uma população de 35.000 habitantes-equivalente. O tipo de tratamento que aí ocorre é um tratamento biológico por Lamas Activadas, em arejamento prolongado, e inclui uma etapa final de desinfecção.

Para além da nova ETAR, o Sistema de Saneamento de S. Martinho do Porto da Águas do Oeste é constituído por uma Estação Elevatória final (após o tratamento) e 23,8 km de emissários, todos eles em pleno funcionamento. A maioria das águas residuais aflui à nova ETAR através do Emissário da Ribeira de Alfeizerão, sendo depois submetidas a tratamento apropriado. Após tratamento, as águas residuais são descarregadas em mar aberto, através da Conduta Elevatória, do Emissário Final e do Exutor Submarino, este último localizado junto à arriba de Salir do Porto, ou na linha de água afluente à Ribeira da Amieira (B.H. Rio Tornada), de acordo com as condições impostas na licença de descarga em vigor.

Representando um investimento de cerca 7,5 milhões de euros (comparticipado em 85% pelo Fundo de Coesão da União Europeia), estas infra-estruturas assumem uma forte importância no que respeita ao saneamento de águas residuais “em alta” da Vila de S. Martinho do Porto e das freguesias limítrofes.

Tags: Cultura

2 comentários até ao momento ↓

  • 1 NUNO FERREIRA // Ago 27, 2010 at 3:53 pm

    Parabens pela obra realizada e por favor protejam a zona e a Baía pois é uma maravilha e para mim tem muito significado pois passei nela a minha infancia e Juventude-PARABENS

  • 2 Joao Paulo Paiva // Ago 28, 2010 at 5:19 am

    Parabens fico muito contente com esta noticia, sou de Viseu, residente em New York , mas desde pequeno que sempre adorei Sao Martinho e ha 5 anos comprei uma vivenda la (casas da baia ) ao pe da escola. E com muita alegria que leio esta noticia , porque esta baia tem tudo para ser um grande centro turistico. PARABENS.

Comente esta notícia