Q

Previsão do tempo

13° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 13° C
14° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 13° C
14° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C

Conferência sobre “Obesidade Infantil”

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A adopção de hábitos de vida saudáveis continua a ser a melhor forma de prevenir e tratar o problema do excesso de peso e da obesidade. É pelo menos esta a principal ilação da conferência realizada a 7 de Junho, no âmbito das “Conversas em Família”, iniciativa da Câmara Municipal do Cadaval. Clotilde Limbert, médica […]
Conferência sobre "Obesidade Infantil"

A adopção de hábitos de vida saudáveis continua a ser a melhor forma de prevenir e tratar o problema do excesso de peso e da obesidade. É pelo menos esta a principal ilação da conferência realizada a 7 de Junho, no âmbito das “Conversas em Família”, iniciativa da Câmara Municipal do Cadaval. Clotilde Limbert, médica que esteve em representação da Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade, abordou os factores que podem originar a Obesidade Infantil, destacando nomeadamente a importância de avaliar, a par dos exames físicos, a história familiar, alimentar e psicossocial das crianças. A necessidade de combater o sedentarismo crescente da sociedade actual foi outra questão particularmente enfatizada por Clotilde Limbert. Limitar ao máximo o designado “screen time” (tempo de televisão ou computador) em favor de passeios a pé com a família é uma das soluções apontadas. Envolver a escola e a família na Educação das crianças, no sentido de fomentar bons hábitos alimentares e de incentivar a prática da actividade física regular constituem a solução defendida pela oradora para prevenir e combater a Obesidade, patologia desencadeadora de diversas outras graves doenças. Cláudia Pereira, psicóloga clínica, explanou que estatísticas apontam para que metade da população adulta portuguesa seja actualmente atingida pelo problema do excesso de peso ou da obesidade, sendo Portugal dos países europeus com mais crianças e adolescentes obesos ou com excesso de peso. Por outro lado, uma em cada cinco crianças na Europa apresenta excesso de peso, verificando-se que, a cada ano, surgem mais de 400 mil novos casos, a adicionar às já existentes 14 milhões de crianças afectadas. Como referiu, “números assustadores que demonstram a importância e a urgência de se tomarem medidas de intervenção e de prevenção”. Ao nível da alimentação, a psicóloga refere que a dieta saudável deve envolver toda a família, e deixa alguns conselhos: limitar a ingestão de alimentos a apenas um local da casa; não comer enquanto se vê televisão ou se está ao computador; estar mais atento aos sinais fisiológicos e comer apenas quando se tem fome e até ficar saciado; confeccionar as refeições saudáveis de forma colorida e atractiva às crianças, seguir um horário regular para as refeições (saudáveis) e fazer várias ao longo do dia; não comer depressa e servir a comida em pratos e não em travessas – são alguns dos conselhos a reter. Por outro lado, diminuir as actividades sedentárias e, sendo possível, optar pela inscrição num ginásio. O importante é tornar as rotinas familiares mais activas, mesmo que através de passeios a pé ou do simples uso das escadas em vez do elevador.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

João Almeida termina Volta à Catalunha em nono lugar

O ciclista caldense João Almeida terminou em nono lugar a Volta à Catalunha, prova espanhola com sete etapas ganha pelo seu colega de equipa, a quem esteve a prestar apoio, o esloveno Tadej Pogacar, que voltou a dominar uma competição velocipédica.

almeida

Caldense eleita Miss Petite Mesoamerica International

Miss Petite Mesoamérica Portugal 2024, Bárbara Costa, das Caldas da Rainha, representou Portugal no Mesoamerica International 2024, que se realizou entre 17 e 24 de março em El Salvador, e trouxe consigo o primeiro lugar.

barbara1