Q

Previsão do tempo

9° C
  • Friday 12° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 15° C
9° C
  • Friday 12° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
10° C
  • Friday 12° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 15° C

Milhares de fiéis assistiram às celebrações da Páscoa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Associando a religião à cultura, mais uma vez, Óbidos atraiu milhares de fiéis às diversas iniciativas realizadas, entre os dias 27 de Março a 4 de Abril, no âmbito da Semana Santa, um dos melhores e mais antigos cartazes da Vila de Óbidos. Segundo José Parreira, administrador da Empresa Municipal Óbidos Patrimonium, “todo o programa […]
Milhares de fiéis assistiram às celebrações da Páscoa

Associando a religião à cultura, mais uma vez, Óbidos atraiu milhares de fiéis às diversas iniciativas realizadas, entre os dias 27 de Março a 4 de Abril, no âmbito da Semana Santa, um dos melhores e mais antigos cartazes da Vila de Óbidos. Segundo José Parreira, administrador da Empresa Municipal Óbidos Patrimonium, “todo o programa cultural recebeu uma grande assistência”, com a presença de muitas pessoas “da região e também muitos estrangeiros que passaram a Páscoa em Óbidos”. No passado sábado “o público esgotou” o Santuário do Senhor da Pedra, numa iniciativa cultural que “foi uma aposta ganha da Obidos Patrimonium em conjunto com a Comissão das Celebrações da Semana Santa de Óbidos”, sublinhou. O responsável adiantou ainda que “na última semana, Óbidos acolheu muitos milhares de turistas e as procissões voltaram a ser o ponto alto do programa religioso, demonstrando que a Semana Santa é uma das principais iniciativas do calendário cultural e litúrgico do nosso País”. Este ano, as cerimónias religiosas iniciaram-se a 27 de Março, com a Procissão nocturna da Mudança das Imagens, como preparação para a celebração litúrgica do Domingo de Ramos, dia 28 de Março, com a Bênção e Procissão dos Ramos, seguida de uma missa, na Igreja de Santa Maria, e a grande Procissão dos Passos, que contou com a presença de milhares de fiéis. Na Sexta-feira Santa, após a missa de Celebração da Paixão do Senhor, inúmeros espectadores assistiram à Via Sacra, na Cerca do Castelo, numa organização da Paróquia de Óbidos e de um grupo de voluntários da localidade das Gaeiras. Ao todo foram 60 figurantes que relembraram a caminhada de Jesus até ao Calvário, com momentos de reflexão. Tanto os visitantes como os fiéis participaram, à noite, no mesmo dia, na tradicional Procissão do Enterro do Senhor, em que o cortejo, à luz de archotes, andou pelas ruas calcetadas da Vila de Óbidos, despertando instantes de grande devoção. A componente cultural completou o programa religioso da Semana Santa, fazendo com que as celebrações fossem, nestes dias, profundamente vividas por todos. Destacou-se, durante as celebrações pascais, a exposição “Por Inspiração”, na Galeria da Casa do Pelourinho, uma mostra de arte cerâmica. A organização proporcionou aos visitantes vários concertos. No dia 27 de Março, na Igreja de S. Pedro, teve lugar um Concerto pelo Coro Fórum Música, com peças de Bach, Rheinberger e Mozart. Também no Santuário do Senhor Jesus da Pedra, no dia 3 de Abril, realizou-se o Grande Concerto Coral Sinfónico “Stabat Mater” de Dvorák, apresentado pela Orquestra Filarmonia das Beiras e o Coro Regina Coeli. Depois de um resultado muito positivo, a organização pretende continuar a promover e articular as actividades religiosas com as culturais, de forma a aumentar o tempo de permanência tanto de peregrinos como dos milhares de turistas que visitam a vila de Óbidos por esta ocasião.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

GNR leva presentes de alunos a idosos

Alunos da turma 8C da Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, do Bombarral, prepararam presentes alusivos à páscoa para serem distribuídos por idosos que vivem no concelho.

idosos

Barbeiro desaparecido

Um barbeiro brasileiro, de 42 anos, está desaparecido desde 3 de março, havendo suspeitas de que se possa ter afogado no mar na Foz do Arelho, localidade onde residia, mas não havendo testemunhas todas as hipóteses estão em aberto, tendo o caso sido comunicado ao Ministério Público e à Polícia Judiciária.

desaparecido0