Q

Previsão do tempo

11° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
11° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 16° C
11° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 17° C

Encenação da Via Sacra nas Gaeiras

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A encenação da Via Sacra decorreu na vila de Gaeiras, no passado dia 20. Os fiéis percorreram as ruas da localidade, relembrando a caminhada de Jesus até ao Calvário, com momentos de reflexão. As 14 estações da Via-sacra estiveram distribuídas por várias ruas e bairros da vila. A 1ª (Jesus é condenado à morte) e […]
Encenação da Via Sacra nas Gaeiras

A encenação da Via Sacra decorreu na vila de Gaeiras, no passado dia 20. Os fiéis percorreram as ruas da localidade, relembrando a caminhada de Jesus até ao Calvário, com momentos de reflexão. As 14 estações da Via-sacra estiveram distribuídas por várias ruas e bairros da vila. A 1ª (Jesus é condenado à morte) e 14ª (Jesus é sepultado) no Largo junto à Igreja N. S.ª da Ajuda; 2ª (Jesus toma a cruz aos ombros) no Bairro de St.º António; 3ª (Jesus cai pela primeira vez) no Cruzamento das Ruas do Coxo à Olaria/Rua do Barreiro; 4ª (Jesus encontra a sua mãe) na Rua Principal junto à Bomba D’Água; 5ª (Jesus é ajudado por Simão de Cirene) na Rua Principal, no Cruzamento com a Travessa à Rua Principal; 6ª (Verónica enxuga o rosto de Jesus) no Bairro da Cerca, junto ao Largo do Mercado; 7ª (Jesus cai pela segunda vez) no Cruzamento da Rua Fonte do Gato/Rua do Convento; 8ª (Jesus encontra as mulheres de Jerusalém) no Largo de S. Marcos, junto à Capela de S. Marcos; 9ª (Jesus cai pela terceira vez), 10ª (Jesus é despojado das suas vestes), 11ª (Jesus é pregado na cruz), 12ª (Jesus morre na cruz) e 13ª (Jesus é descido da cruz) no sítio do Pombal. As estações tinham arranjos e cenários adequados à cerimónia, por iniciativa dos residentes da zona. As leituras foram feitas pelos moradores próximo do local da estação, bem como cada cruz e tarja com as frases de cada estação. A iluminação pública foi desligada durante a realização da Via Sacra e cada rua e bairro inovou na iluminação natural. Todas as ruas estiveram engalanadas e decoradas por livre iniciativa, critério e gosto dos residentes. Foram criados cenários em duas carrinhas que circulavam de estação em estação, com as régies móveis equipadas de som e focos de luz. O piso das ruas esteve repleto de verduras e durante o percurso foram envolvidos por cerca de 100 escuteiros com archotes. A organização esteve a cargo da Paróquia de Óbidos e de um grupo de voluntários das Gaeiras. Ao todo foram 60 figurantes, numa dramatização que também foi à vila de Santa Catarina, nas Caldas da Rainha, no dia 21 de Março, e irá à vila de Óbidos, no dia 2 de Abril, no âmbito da Semana Santa. A encenação é apoiada pelo Município de Óbidos e Junta de Freguesia de Gaeiras.   (foto João Polónia)

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Inaugurado memorial em homenagem aos presos políticos bombarralenses

No 50.º aniversário do 25 de abril, o Município do Bombarral homenageou os presos políticos bombarralenses com a inauguração de um memorial. Instalado no Largo 25 de abril, no centro da vila, conta com o nome de todos os bombarralenses que, durante a ditadura, foram privados da liberdade. O memorial pretende perpetuar no tempo a memória e coragem destes 28 bombarralenses.

memorial

Imagem do 16 de março em parede faz parte de 14 “Murais de Liberdade” pelo país

O mural pintado numa parede na Rua António Sérgio, na cidade das Caldas da Rainha, numa homenagem à Revolta de 16 de Março, que antecedeu a Revolução dos Cravos, faz parte de um conjunto de 14 "Murais de Liberdade", inseridos nas celebrações do 50.º aniversário do 25 de Abril de 1974, que serão criados durante este ano em diferentes localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas.

mural 1

Apanhados com mais de mil doses de haxixe

Um casal jovem foi apanhado com mais de mil doses de haxixe no concelho das Caldas da Rainha pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR, no passado dia 24, tendo sido constituído arguido por tráfico de estupefacientes.

haxixe