Q

Previsão do tempo

16° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 24° C
16° C
  • Friday 24° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 24° C
16° C
  • Friday 25° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 26° C

Novas gerações cativadas para o valor do mar

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Programa Tanto Mar, que visa despertar as novas gerações para o valor estratégico do mar, foi apresentado na passada 2º feira, na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, em Peniche. Nessa ocasião foi apresentado um concurso nacional para estudantes do ensino Secundário, com a construção de portfolios digitais sobre o Mar, sendo […]
Novas gerações cativadas para o valor do mar

O Programa Tanto Mar, que visa despertar as novas gerações para o valor estratégico do mar, foi apresentado na passada 2º feira, na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, em Peniche. Nessa ocasião foi apresentado um concurso nacional para estudantes do ensino Secundário, com a construção de portfolios digitais sobre o Mar, sendo seleccionados os melhores cinquenta projectos para a semana Tanto Mar, em Peniche, de 1 a 7 de Setembro. O programa da um semana Tanto Mar inclui um conjunto de actividades muito variadas, em torno do Mar e das suas potencialidades. Assim, os 50 participantes terão ocasião de conhecer a Berlenga, reserva da biodiversidade (no Ano Internacional da Biodiversidade) com baptismo de mergulho, passeio de kayak, coastwatch Berlenga e visita ao farol; conhecerão a história do naufrágio do San Pedro Alcântara e os achados da arqueologia sub-aquática; verão a operação de um ROV de pesquisa oceanográfica e tomarão contacto com os trabalhos para a extensão da plataforma continental; terão a experiência única de um dia de escola de surf; mergulharão nas actividades laboratoriais relacionadas com a biotecnologia marinha, com a aquacultura ou com a restauração; experimentarão a sensação de estar numa traineira de pesca e verão a fileira das pescas, nomeadamente na área das conservas. Estas serão algumas das actividades inesquecíveis que os jovens participantes na Semana Tanto Mar terão ocasião de viver. Os participantes ficarão alojados na Casa Municipal da Juventude, em Peniche e farão as suas refeições na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar. A organização é uma parceria entre a Forum Estudante, Câmara Municipal de Peniche e Escola Superior de Turismo e de Tecnologia do Mar. “Aumentar a consciência cívica dos estudantes portugueses sobre a importância do Mar para Portugal e a ajudar a despertar vocações para as profissões ligadas ao Mar, para que aumente o capital humano qualificado capaz de tirar partido dos recursos marinhos que dispomos”, são objectivos a atingir com este evento. A Semana Tanto Mar é apoiada pela Secretaria de Estado da Defesa Nacional e Assuntos do Mar. O interesse desta iniciativa foi igualmente reconhecido pela Associação Oceano XXI, responsável pela promoção do “Cluster do Conhecimento e Economia do Mar”. “As novas gerações, aparentemente, não evidenciam um conhecimento suficiente do valor estratégico do mar para o futuro de Portugal, para além da sua dimensão de lazer e desporto”, refere a orfanização, que acredita que o Programa Tanto Mar dará o seu contributo para essa viragem.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Papagaios gigantes coloriram o céu na Foz do Arelho

O passado fim-de-semana foi de grande animação na Foz do Arelho, com diversos eventos a terem lugar, no âmbito do 2º Festival da Lagoa. No domingo, os papagaios tomaram conta do céu.

primeira

Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos continuam fechados ao fim de semana

A Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos no hospital das Caldas da Rainha, na Unidade Local de Saúde (ULS) do Oeste, vão continuar a não receber utentes entre as manhãs de sexta-feira e de segunda-feira e quem necessitar de assistência médica deverá dirigir-se ao Hospital de Santarém, pertencente à ULS da Lezíria.

urgencia

“Mural dos afetos” dá as boas-vindas a quem chega à cidade

A imagem de uma mãe abraçada à filha embeleza a fachada de um edifício na Rua General Amílcar Mota, na entrada sul da cidade. Trata-se de um mural de arte urbana, da autoria de Daniel Eime, que identifica Caldas da Rainha como uma cidade que há uma dezena de anos faz parte do Movimento Cidade dos Afetos.

afetos