Q

Previsão do tempo

9° C
  • Friday 12° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 15° C
9° C
  • Friday 12° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 15° C
9° C
  • Friday 12° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 15° C

“16 de Março de 1974″ contado aos jovens das Caldas

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A tentativa de golpe de estado, protagonizada pelo Regimento de Infantaria 5 (RI5) das Caldas da Rainha, na madrugada de 16 de Março de 1974, não vingou mas esta data foi muito importante para a preparação da Revolução de Abril. A importância da data, os intervenientes e muitos outros factos relevantes acerca deste levantamento vão […]

A tentativa de golpe de estado, protagonizada pelo Regimento de Infantaria 5 (RI5) das Caldas da Rainha, na madrugada de 16 de Março de 1974, não vingou mas esta data foi muito importante para a preparação da Revolução de Abril. A importância da data, os intervenientes e muitos outros factos relevantes acerca deste levantamento vão ser contados, explicados e recordados por um dos militares envolvidos, o Coronel Manuel Ferreira da Silva. O militar irá estar no dia 16 de Março, às 11h00, no Auditório da Biblioteca Municipal das Caldas da Rainha para uma palestra destinada a estudantes mas aberta à população em geral. Contar e explicar o que aconteceu aos jovens foi a forma escolhida pela Autarquia caldense para assinalar, este ano, os acontecimentos que Manuel Ferreira da Silva considera “o verdadeiro 25 de Abril”. Como explicou Maria da Conceição Pereira, vereadora, “este ano quisemos assinalar o 16 de Março levando a história dos acontecimentos deste dia aos jovens das escolas do concelho”.   Espólio bibliográfico doado à Biblioteca Municipal   Do programa para este dia faz parte também a apresentação formal da doação que o Coronel Ferreira da Silva fez à Biblioteca. Sensibilizado pela importância dada à data pela cidade e pela Autarquia, o militar entendeu doar à Biblioteca Municipal um espólio bibliográfico composto por cerca de dois mil livros, incluindo vários títulos de jornais da época com temas como o Estado Novo, Guerra Colonial, 16 de Março, 25 de Abril e instauração da Democracia.  Grande apaixonado por livros, há alguns anos que colecciona volumes sobre diversos temas, particularmente guerra de África e Direito. “Uma contribuição de enorme valor para o enriquecimento do espólio documental da Biblioteca Municipal das Caldas da Rainha sobre esta época histórica de Portugal”, referiu Aida Reis, a directora da Biblioteca.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

GNR leva presentes de alunos a idosos

Alunos da turma 8C da Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, do Bombarral, prepararam presentes alusivos à páscoa para serem distribuídos por idosos que vivem no concelho.

idosos

Barbeiro desaparecido

Um barbeiro brasileiro, de 42 anos, está desaparecido desde 3 de março, havendo suspeitas de que se possa ter afogado no mar na Foz do Arelho, localidade onde residia, mas não havendo testemunhas todas as hipóteses estão em aberto, tendo o caso sido comunicado ao Ministério Público e à Polícia Judiciária.

desaparecido0