16 roturas nas canalizações públicas da vila de Óbidos
O Partido Socialista de Óbidos acusa a maioria PSD no executivo camarário de “desprezar a vila de Óbidos e o seu património” e dá como exemplo que “desde que em Outubro passado este executivo tomou posse foram detectadas 16 roturas nas canalizações públicas na vila de Óbidos”.
Os socialistas criticam as “sucessivas alterações à circulação na vila, gerando o acesso difícil e perigoso, descurando os problemas com o saneamento básico, não cuidando da boa preservação e limpeza, não reabilitando, ignorando alguns maus serviços de restauração e turismo, e cada vez com mais interdições à fruição do espaço público, por meses indetermináveis, da zona da Cerca”.
“Além de não ter concretizado o muito que prometeu, para a vila de Óbidos tem procurado, por acção ou omissão, maltratar sistematicamente os habitantes que continuam a querer resistir à sua desertificação e à sua transformação em parque temático”, manifesta o PS.
“Não tem ideias nem vontade para dar vida à vila de Óbidos. Esta indiferença, este mau trato e tanto desprezo pela vila de Óbidos, causador do estado caótico do saneamento e do abastecimento de água, fazem parte de um conjunto de razões pelas quais a candidatura a Património da Humanidade da UNESCO, promessa feita em 2001, nunca saiu do papel”, refere o PS.
Em resposta, o executivo social-democrata classifica os comentários do PS como “uma absoluta demagogia e arrogância derrotista perante os desafios”.
A Câmara PSD indica que têm sido desenvolvidas várias iniciativas, como “o Plano de Pormenor e Salvaguarda da Vila de Óbidos, com os respectivos regulamentos de utilização de espaço público, publicidade e de ordenamento de trânsito, que será apresentado em 2010, a concentração dos eventos na Cerca gerando uma maior reserva dos moradores e a compra de edifícios devolutos e aprovação de candidatura para a recuperação de nove edifícios na vila”.
Aponta ainda que foi aprovada a Rede Ecos onde o Município tem projectos de eficiência energética para a vila, para além de ter sido criada a Associação de Turismo de Óbidos, que “permite gerar sinergias no sector do Turismo e desenvolver Óbidos de acordo com os mais elevados padrões”.
“Para memória futura fica um conjunto de iniciativas que demonstram acção: Rede de Museus e Galerias (Museu Abílio, Museu Municipal, Centro de Design de Interiores, Museu Paroquial São João Baptista), Conservação e Restauro (colecção de pintura do Museu Municipal, telas da Igreja da Misericórdia, telas da Igreja de Santa Maria, iluminação do Castelo e Requalificação do Adarve), Restaurante-Escola, Escola de Turismo, espaço NET, Jogo da Bola e Parque da Vila”, descreve.
Sobre as roturas, a edilidade sustenta que “é fácil apontar o problema das roturas sem que se perceba a especificidade da intervenção na vila”.
Francisco Gomes



0 comentários até ao momento ↓
Ainda não existem comentários a esta notícia, por favor deixe-nos o seu comentário!
Comente esta notícia