Q

Previsão do tempo

14° C
  • Saturday 18° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 22° C
14° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 23° C
15° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 24° C

Lagoa de Óbidos – Foz do Arelho: Um Paraíso vivendo o Inferno

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Desde tempos imemoriais que aquelas duas jóias irmãs ali estão, dando ao homem a sua magnânima beleza e riqueza. Quis, todavia, o paradoxal destino, que fosse depois da liberdade, que o “25 de Abril” ao País deu, que sem culpa da Revolução e muito menos dos seus autores, os generosos capitães, que a fizeram, que […]

Desde tempos imemoriais que aquelas duas jóias irmãs ali estão, dando ao homem a sua magnânima beleza e riqueza. Quis, todavia, o paradoxal destino, que fosse depois da liberdade, que o “25 de Abril” ao País deu, que sem culpa da Revolução e muito menos dos seus autores, os generosos capitães, que a fizeram, que a nossa bela Lagoa de Óbidos e a sua irmã, praia do mar, da Foz do Arelho, sofressem a maior das indiferenças e malfeitorias, da sua mais que ancestral existência. Tudo fruto de todos os males que vêm corroendo e corrompendo o País, tornando-o menos aprazível e mais pobre. É, assim, que a poluição da Lagoa é quase ignorada e mal, muito mal combatida, despejando-se, ainda, nas águas escorrências de esgotos industriais, agrícolas e urbanos, num volume e num ritmo, que tornam a água e muito do que a habita, doente. É, assim, que depois de estudos e mais estudos, às dezenas (mas mal conhecidos), a que se somam obras (mal ou mesmo não testadas), de há meia dúzia de anos (tudo importando em fortunas), que a Lagoa e a Praia da Foz, vivem a sua pior condição de sempre. Um Inferno, que, progressivamente (perante toda a indiferença e incúria de quem manda) vai invadindo o Paraíso! É, assim, que na nossa lagoa, a outrora rica e abundante fauna piscícola e marisqueira, crescentemente, escasseia. É, assim, que o antigo rico berçário de um variadíssimo leque de espécies marinhas, caminha, com a agudização do assoreamento e da poluição, para um incerto futuro, ameaçado de se tornar pantanoso e repelente, por podridão. E a bela e já saudosa Praia da Foz do Arelho, em resultado (muito provavelmente) das tais obras de há cerca de meia dúzia de anos mal estudadas, mal pensadas (pelos resultados só pode ser) e quiçá da extracção desenfreada de areias (fruto de interesses ou de pouco recomendáveis negociatas), areias, que, certamente, o mar, agora, reclama, a outrora bela e excelente Praia da Foz, é já só um resquício e, acima de tudo, de facto, uma saudade. E, agora, “à boa maneira” da incúria criminosa, infelizmente, bem nacional, como na “casa depois de arrombada”, metem-se “trancas na porta”. “Trancas” bem toscas, primitivas, quase só para dizer que se está atento e algo se fez; desfeando-se, assim, ainda mais a paisagem com blocos de pedra e sacos de areia (alguns que a força do mar esfacelará, com péssimas consequências ambientais). Tudo isto está a doer na nossa alma de caldenses, oestinos e portugueses. Mas, infelizmente, já não estranhamos, já menos nos revoltamos; porque, neste País, que de “Abril” já foi, a podridão cresce, cresce e corrompe (quase mata) o que ainda resta de esperança. Fernando Rocha

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Jantar convívio em Santa Catarina

O Centro Pastoral de Santa Catarina é palco no dia 4 de maio de um jantar convívio promovido pela Comissão de Pais de Santa Catarina no âmbito das comemorações dos 30 anos da escola da freguesia.

jantar

Semana Hortícola do Oeste

A Semana Hortícola do Oeste realiza-se no auditório da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, em Peniche, no dia 2 de maio. Na sua 11ª edição, o tema é “A terra das couves e as couves sem terra”.

Bombeiros pedem criação de carreira

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Bombarral entregou na tarde da passada quarta-feira, na Câmara Municipal, uma carta a alertar para a necessidade da criação da carreira de bombeiro.

carta