Caldas da Rainha, Óbidos, Alfeizerão, São Martinho do Porto, Benedita, Bombarral, Peniche e Cadaval, Oeste

Director: Jaime Costa | Chefe de Redacção: Francisco Gomes

 

PS das Caldas denuncia que estações de tratamento de esgotos não estão a funcionar

Fevereiro 3rd, 2010 in Jornal das Caldas. Edição On-line 3 Comments

Encontro Autárquico na Foz do Arelho

Encontro Autárquico na Foz do Arelho

O Partido Socialista das Caldas denunciou que as ETAR’s das Caldas da Rainha e da Foz do Arelho não estão a funcionar e que Caldas da Rainha não vai ter novo Hospital. Defendeu também que a Linha do Oeste nas Caldas deva passar a subterrânea, que a segurança e iluminação deve ser resolvida, que a ESAD deve ter um mestrado em design, que o Museu Malhoa deve continuar nacional e que as reuniões de Câmara devem ser filmadas e colocadas online.

Estas foram algumas das principais conclusões do segundo encontro autárquico do PS das Caldas, que decorreu desta vez na Foz do Arelho, depois de Alvorninha.

Delfim Azevedo, vereador socialista e cabeça de lista nas eleições autárquicas, começou por assumir que as actuais reuniões se devem alargar mais à população e com isso desafiou os colegas a trazerem mais pessoas, uma vez que este tipo de debates irá levar os socialistas a apresentarem no próximo orçamento da edilidade algumas das reclamações das populações.

“Queremos um orçamento participativo. Queremos também fazer um programa eleitoral a quatro anos e queremos que as reuniões de Câmara sejam filmadas e transmitidas online para haver maior interacção com a população”, declarou Delfim Azevedo, perante cerca de duas dezenas de pessoas.

No capitulo orçamental, o socialista desafiou a actual maioria a baixar os seus ordenados e dos seus assessores para que se possam aumentar em oitenta euros os vencimentos dos funcionários da edilidade que ganham apenas o ordenado mínimo.

O facto de a ESAD ter muita massa criativa e grande valor a nível do design levou o vereador a apresentar uma preocupação pelo facto da escola superior “não ter mestrado” naquela área, o que faz “desaparecer muita da criatividade do Município para outros”.

Delfim Azevedo confidenciou aos presentes que pelas conversas tidas com o presidente da Câmara após a visita do primeiro-ministro, conclui que “dificilmente haverá novo edifício para o Hospital Oeste Norte, mas sim uma segunda fase do actual Hospital”.

Ao nível dos Museus o autarca revelou que está contra a saída do Museu Malhoa da rede nacional, uma vez que essa saída “retira o simbolismo daqueles que lutaram para o incluir há décadas”.

Delfim Azevedo mostrou-se igualmente contra a inclusão do Museu Nacional de Cerâmica nos Pavilhões do Parque, uma vez que considera que tal solução “põe em causa o desenvolvimento e o projecto termal”.

Outra das propostas apresentadas foi a reabilitação da Linha do Oeste e em particular dentro da cidade, onde os socialistas querem a linha subterrânea.

“Ter a Linha do Oeste subterrânea nas Caldas irá unir as duas freguesias e com isso a CP deixa de ter um estaleiro de eucaliptos no centro da cidade. A Câmara, se não quisesse esse estaleiro, já tinha acabado com ele”, destacou.

O vereador mostrou-se também disponível para discutir o corpo de segurança municipal e garantir mais segurança nas Caldas da Rainha, mas revelou que os meios financeiros da edilidade “são escassos”.

A parte mais controvérsia deste encontro autárquico foi a revelação por parte do vereador de que as ETAR’s das Caldas da Rainha e da Foz do Arelho não funcionam, uma vez que “não estão a ser utilizados os tanques” de decantação e de tratamento das lamas, no procedimento secundário.

Perante esta denúncia Delfim Azevedo diz que quer “uma auditoria ao funcionamento das Estações de Tratamento” e um levantamento “de todos os Munícipes que têm esgoto e aqueles que têm esgoto separativo”.

Além deste facto denunciou igualmente que “existe esgoto a céu aberto na Zona Industrial, nos Texugos, no Paúl, na Foz do Arelho”.

No campo do ambiente o socialista apresentou ainda a proposta da criação de uma comissão de acompanhamento da Lagoa de Óbidos, com sede nas Caldas, e que envolva os Municípios de Bombarral, Cadaval e Lourinhã. “Não faz sentido discutir a Lagoa em Leiria ou Lisboa”, frisou

Jorge Sobral, actual presidente da concelhia do PS, apelou aos camaradas para apresentarem listas de candidatura à liderança, uma vez que há eleições em Abril.

A próxima reunião autárquica do Partido Socialista acontecerá em Março em A-dos-Francos, seguindo em Maio no Landal, em Setembro nos Vidais e em Novembro em Santa Catarina.

Carlos Barroso

Tags: Política

3 comentários até ao momento ↓

  • 1 Henrique Ferreira Pinto // Fev 8, 2010 at 9:03 pm

    E … sobre o assassínio da Lagoa, ninguém diz nada????

  • 2 José Antunes // Fev 9, 2010 at 1:47 am

    http://consigocaldasconsegue.blogspot.com/2010/02/que-fazer-com-este-susto.html

  • 3 A.Nobre // Fev 10, 2010 at 4:01 pm

    Que pobreza! Amigo Antunes, nesse blog, mais não se vê do que politiquice brejeira, esse artigo sobre a Lagoa, cheira a naftalina, pois essa comissão existe, os estudos fazem-se, a vontade dos autarcas é grande, o LNEC ajuda constantemente, mas… e mas…existe uma entidade chamada INAG, que vá-se lá saber porquê, tem uma malapata, com a região Oeste, mais concretamente com a Foz do Arelho. Este INAG, que é presidido por um Srº chamado de Orlando Borges, de competência duvidosa, agindo sempre de má fé e levando ao limite a paciência do comum mortal, agindo sempre quando obrigado e quando estamos à beira do desastre. Mais uma vez ficou demonstrado, por esta intervenção de urgência, suportada pelas Águas do Oeste e não pelo INAG, como devia. Este Srº é persona não grata aqui na Região, declinando o povo, qualquer responsabilidade, pelo que venha a acontecer à alma em questão.

Comente esta notícia