Q

Previsão do tempo

13° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
13° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
14° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C

Lagoa de Óbidos é candidata às “7 Maravilhas Naturais de Portugal”

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
 A Lagoa de Óbidos, nos concelhos das Caldas da Rainha e Óbidos, pode vir a ser uma das “7 Maravilhas Naturais de Portugal”. A Câmara Municipal das Caldas da Rainha apresentou a candidatura da Lagoa à New 7 Wonders – entidade responsável pela iniciativa – no passado mês de Dezembro. Um maior reconhecimento da importância […]
Lagoa de Óbidos é candidata às "7 Maravilhas Naturais de Portugal"

 A Lagoa de Óbidos, nos concelhos das Caldas da Rainha e Óbidos, pode vir a ser uma das “7 Maravilhas Naturais de Portugal”. A Câmara Municipal das Caldas da Rainha apresentou a candidatura da Lagoa à New 7 Wonders – entidade responsável pela iniciativa – no passado mês de Dezembro. Um maior reconhecimento da importância e da necessidade de preservação da “maior e mais bela lagoa da Península Ibérica” é uma das finalidades da candidatura. A Lagoa de Óbidos é o sistema lagunar costeiro mais extenso da costa portuguesa, com uma área total de 6.9 km2 e um dos mais belos locais da costa ocidental de Portugal, constituindo um frágil ecossistema onde diversas espécies encontram um privilegiado habitat. Numerosas aves aquáticas e migratórias podem ser observadas, mas é sobretudo ao nível dos moluscos bivalves que reside a importância da fauna desta área. Sensibilizar os portugueses para a necessidade de preservação do património natural é o principal objectivo das “7 Maravilhas Naturais de Portugal”, iniciativa que surge no seguimento das 7 Maravilhas de Portugal. Desta feita vão ser eleitas um conjunto de paisagens naturais seleccionadas, de entre as candidatadas, por um painel de técnicos e especialistas. As categorias em eleição repartem-se por Zonas Marinhas, Grandes Relevos, Matas e Florestas, Grutas e Cavernas, Praias e Falésias, Áreas Protegidas e Zonas Aquáticas não Marinhas. A Lagoa de Óbidos integra este último grupo. Presentemente está a decorrer o levantamento dos vários locais a considerar, numa lista inicial de 800 sítios. Posteriormente, 77 especialistas ligados à natureza, conservação, ambiente e ciência, entre outros especialistas, vão escolher as 77 maravilhas que vão a concurso e que incluem 11 escolhidos em cada categoria das mencionadas. Desta lista saem depois 21 maravilhas eleitas por figuras conhecidas e são essas 21 que depois vão a votos pelo público e de onde vão sair as Sete Maravilhas Naturais de Portugal. A votação vai decorrer de 7 de Março a 7 de Setembro, via Internet, sms e telechamada, à semelhança das edições anteriores. O anúncio das Maravilhas eleitas será feito a 11 de Setembro, na Lagoa das Sete Cidades, em Ponta Delgada, com transmissão em directo pela RTP. Em 2011 terá lugar a eleição das “7 Maravilhas da Natureza do Mundo”

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

dji 0226 0161

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.