Q

Previsão do tempo

19° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 24° C
18° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 24° C
18° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 25° C

Educar para os Afectos é preciso

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Foi aprovada a lei que regulamenta a aplicação da Educação Sexual nas Escolas, que entrará em vigor no próximo ano lectivo. Sendo obrigatória, não vingou a proposta de que os pais pudessem alegar objecção de consciência. A nova lei, baseada numa proposta do Grupo de Trabalho para a Educação Sexual, coordenado pelo Prof. Daniel Sampaio, […]

Foi aprovada a lei que regulamenta a aplicação da Educação Sexual nas Escolas, que entrará em vigor no próximo ano lectivo. Sendo obrigatória, não vingou a proposta de que os pais pudessem alegar objecção de consciência. A nova lei, baseada numa proposta do Grupo de Trabalho para a Educação Sexual, coordenado pelo Prof. Daniel Sampaio, pretende combater o aumento das doenças sexualmente transmissíveis e a elevada taxa de gravidez na adolescência. Prevê-se que seja introduzida no ensino básico e secundário, no primeiro nas áreas curriculares não disciplinares, no segundo, em todas. O Ministério da Educação decidiu que a carga horária não deve ser inferior a 12 horas anuais. O grande problema com esta legislação é saber se o Estado deve intervir na liberdade da educação sendo este um tema moral, e por isso os pais devem ter uma palavra sobre a obrigatoriedade desta matéria aos seus filhos. Com que direito pretende o Estado apresentar uma única forma de educar para a sexualidade? Será esta proposta em si legítima? Sendo uma questão moral, que se prende com tradições cristãs, o tema da sexualidade em Portugal tem sido reservado para o foro familiar seguindo o alinhamento da Igreja Católica, a qual preconiza uma sexualidade responsável que será vivida apenas dentro do matrimónio cristão. Ora os tempos modernos há muito que se afastaram desta visão cristã do amor, por isso o actual Governo considera que a melhor forma de enfrentar o problema será a iniciação ao tema desde tenra idade para dotar os adolescentes de informação e assim evitarem o contágio de doenças. Mas será que é esta a melhor forma de educar para algo tão íntimo como os afectos entre homem e mulher? É neste sentido que associações de pais têm lutado para reservar a si o direito de educar os seus filhos para os afectos, surgindo manifestações um pouco por todo o país sobre o não alinhamento desta nova lei para a sexualidade. Como é o caso da Plataforma da Resistência Nacional que critica esta medida do Governo pelo seu carácter autoritário faltando ao rigor da variedade da população sobre esta matéria. Basta pensar que nas várias religiões este tema é tão sério que não pode ser o Estado a intervir na liberdade das consciências e ensinar a seu belo prazer a orientação moral dos jovens. Mesmo assim é possível dar uma boa formação aos nossos filhos numa matéria tão sensível como esta, existindo projectos devidamente estruturados por especialistas para educar de forma positiva para os afectos, estando disponíveis para serem apresentados numa escola perto de si. Marta Roque

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Empate com o Amora mantém o Caldas em segundo lugar

Amora FC e Caldas SC disputaram no passado sábado, no estádio da Medideira, uma partida a contar para a jornada 8 que terminou com igualdade a uma bola. Com este resultado, o Caldas soma 18 pontos e mantém-se em segundo lugar, mantendo tudo em aberto para as últimas duas jornadas na Série 2 de manutenção na Liga 3.

caldas2

Rampa Foz do Arelho

O cenário deslumbrante da Foz do Arelho, no último domingo de abril (dia 28), vai ser palco de uma das mais tradicionais provas de Regularidade Sport Plus de Rampa, que integra o calendário da Series by NDML, organizada pelo Núcleo Desportos Motorizados de Leiria.

rampa

Apresentado livro “Doce Viagem”

A Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO), no âmbito do Festival “Latitudes – Literatura e Viajantes”, organizado pela Câmara Municipal de Óbidos, realizou no dia 12 de abril uma sessão de apresentação e lançamento do livro “Doce Viagem – Um roteiro dos doces de Natal na América Latina”, um projeto que resultou de uma parceria entre a Casa da América Latina (CAL) e a EHTO.

doce