Caldas da Rainha, Óbidos, Alfeizerão, São Martinho do Porto, Benedita, Bombarral, Peniche e Cadaval, Oeste

Director: Jaime Costa | Chefe de Redacção: Francisco Gomes

 

Rotary Club das Caldas da Rainha

Setembro 2nd, 2009 in Jornal das Caldas. Edição On-line 1 Comment

Através do RX é possível conhecer a estrutura pictórica interna de uma obra de arte

Palestra sobre “Património e Ciência – Uma experiência: o museu ao raio x“Património e Ciência – Uma experiência: o museu ao raio x” intitulou a palestra que decorreu no passado dia 24, no salão nobre do Hospital Termal e que teve como oradora Dora Mendes, técnica de conservação e restauro do Museu do Hospital e das Caldas, em colaboração com Conceição Colaço, técnica superior do Museu Malhoa.
Uma organização do Rotary Club das Caldas da Rainha que considera a preservação do património, uma das mais nobres missões cometidas às sociedades contemporâneas.
A conservação e o restauro do património cultural tem evoluído com o decorrer da história. Esta iniciativa pretendeu chamar a atenção para a importância da radiografia no conhecimento das obras de arte, quer ao nível da história da arte e da técnica, mas também como contributo imprescindível para a sua conservação e restauro.
Segundo, Dora Mendes através do RX é possível “conhecer a estrutura pictórica interna de uma obra de arte, permitindo uma interpretação integral da técnica de execução”.
O tema desta palestra inseriu-se no âmbito da exposição “O Museu em RX” que decorreu no Museu do Hospital e das Caldas e que pretendeu promover a reflexão da importância da ciência e das tecnologias na conservação dos bens patrimoniais, neste caso, muito especificamente de utilização dos métodos de exame e análise com uma aplicação prática a nível da conservação e restauro.
Para a mostra foram escolhidas algumas obras da exposição permanente daquele espaço museológico e foram feitas radiografias.
Foi nesta palestra que a técnica de conservação e restauro do Museu do Hospital e das Caldas explicou a técnica que utilizou para a exposição o Museu em RX. Segundo, Dora Mendes, foram seleccionadas cinco obras que foram radiografadas como forma de obter conhecimentos da sua estrutura física, materiais utilizados, técnicas de produção e estado de conservação. O S. Francisco de Asis, as esculturas de S. João Baptista e Santa Luzia, a tela de Rainha D. Leonor e a tela de Nossa Senhora do Pópulo atribuída à Josefa D’Óbidos, foram as obras seleccionadas para serem radiografadas. Com a técnica do RX permitiu ver que no quadro da Josefa de Óbidos o menino que estava virado para o lado contrário.
Através dos raios X foi ainda possível encontrar elementos metálicos ocultos nas esculturas de madeira ou remendos na tela onde está retratada a rainha D. Leonor. “O que nós fizemos foi escolher algumas peças do circuito da exposição permanente do Museu, algumas pinturas e esculturas e em colaboração com o serviço de imagiologia do Centro Hospitalar do Oeste Norte e fizemos algumas radiografias depois analisámos e descobrimos algumas coisas muito interessantes”, disse, Dora Mendes.
Segundo esta técnica, os métodos de exame de análise utilizados em conservação e restauro em museus, o RX foi o primeiro s ser utilizado desde a época que a radiografia foi inventada. “Nós aqui em Portugal não temos um acesso muito facilitada este tipo de recurso. Tivemos a facilidade do Museu estar integrado num Hospital e podemos recorrer ao serviço de radiografia, mas só o Instituto José de Figueiredo em Lisboa ou Instituto Politécnico de Tomar têm um laboratório de radiografia”, apontou, Dora Mendes.
Sempre que houver alguma obra que levante algumas dúvidas esta responsável irá recorrer à técnica do RX.
Conceição Colaço que já tinha uma vez feito a interpretação a nível dos ícones que originaram a pintura a óleo sobre tela de Josefa D’ Óbidos da imagem de Nossa Senhora do Pópulo, foi a convidada a este evento para interpretar a obra. Através da radiografia apareceu o rosto do menino virado para outra direcção o que levou esta técnica a divulgar que a imagem de Nossa Senhora do Pópulo teve influência em três outras pinturas nomeadamente a de S. Lucas Madonna del Popolo do Sec. XIII da Igreja de Santa Maria Del Popolo em Roma.
Para Conceição Colaço a pintura a óleo sobre tela de Josefa D’ Óbidos foi uma encomenda institucional com um propósito político-religioso com influência da pintura Madonna del Popolo.

Marlene Sousa

Tags: Cultura

1 comentário até ao momento ↓

  • 1 ROATRY CLUB DE MAFRA // Set 2, 2009 at 9:17 pm

    Porque a preservação do património,é uma das mais nobres missões cometidas às sociedades contemporâneas, o Rotary Club de Mafra parabeniza esta iniciativa do Rotary Club das Caldas da Rainha, por ser actual e de mais valia para a sociedade actual
    Rotary Club de Mafra

Comente esta notícia