Q

Previsão do tempo

15° C
  • Saturday 18° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 22° C
15° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 24° C
15° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 25° C

Foz do Arelho

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Avenida só perde 200 metros “Só 200 metros da Avenida do Mar é que vão ficar sem trânsito, não é a avenida toda”. O esclarecimento é prestado pelo vereador Tinta Ferreira e ameniza a polémica em volta das obras na Foz do Arelho, que vão ligar a Avenida do Mar ao cais e zona do […]
Foz do Arelho

Avenida só perde 200 metros “Só 200 metros da Avenida do Mar é que vão ficar sem trânsito, não é a avenida toda”. O esclarecimento é prestado pelo vereador Tinta Ferreira e ameniza a polémica em volta das obras na Foz do Arelho, que vão ligar a Avenida do Mar ao cais e zona do antigo parque de campismo, com deslocalização dos bares e restaurantes. O projecto deriva da necessidade de adequação à legislação do Plano de Ordenamento da Orla Costeira, segundo o qual os actuais estabelecimentos estão à margem da lei, tendo de ser demolidos e construídos com novas regras. A informação inicial prestada à imprensa foi de que cerca de 600 metros iriam ficar sem trânsito, o que era mais de metade da avenida, medida contestada pelos proprietários dos estabelecimentos, para quem se as pessoas tiverem que deixar os carros a tal distância, irá haver um grande decréscimo de clientela. O vereador Tinta Ferreira admite que os 600 metros estariam num projecto inicial, mas o que foi aprovado foi que “cerca de 380 metros vão continuar a ter o mesmo uso e somente 200 metros não vão ficar com trânsito”. “A rotunda que actualmente existe vai avançar para a zona onde está o Ondas Bar e ficará nessa posição igual à que temos neste momento”, relatou. De acordo com o autarca, a avenida “vai continuar a ter estacionamento e circulação até essa zona. Não vai haver toda a avenida pedonal e por isso todos os problemas que têm sido levantados não são tão dramáticos quanto isso”. O vereador realça até que surgirá uma avenida maior, tendo em conta o prolongamento para o lado da Lagoa. “A ideia é que deixe de existir uma Foz de cima e uma Foz de baixo”, reforçou. Na zona do cais serão criados lugares de estacionamento, para compensar os que serão eliminados na Avenida do Mar. No âmbito deste projecto está prevista uma intervenção de 4,8 milhões de euros para a requalificação das zonas do cais e da Avenida do Mar. Na zona do cais perspectiva-se a criação, em parceria com a Universidade Católica (pólo das Caldas da Rainha), de um centro de investigação e desenvolvimento na área dos bivalves, de uma área onde os pescadores e mariscadores poderão vender os seus produtos e espaço equipado para que os mesmos possam ser cozinhados e servidos ao público. Francisco Gomes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Jantar convívio em Santa Catarina

O Centro Pastoral de Santa Catarina é palco no dia 4 de maio de um jantar convívio promovido pela Comissão de Pais de Santa Catarina no âmbito das comemorações dos 30 anos da escola da freguesia.

jantar

Semana Hortícola do Oeste

A Semana Hortícola do Oeste realiza-se no auditório da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, em Peniche, no dia 2 de maio. Na sua 11ª edição, o tema é “A terra das couves e as couves sem terra”.

Bombeiros pedem criação de carreira

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Bombarral entregou na tarde da passada quarta-feira, na Câmara Municipal, uma carta a alertar para a necessidade da criação da carreira de bombeiro.

carta