Q

Previsão do tempo

19° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 24° C
18° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 24° C
18° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 25° C

EBI de Santo Onofre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Comer maçã faz bem Cerca de 800 alunos foram sensibilizados para o consumo de fruta e para os benefícios da maçã de Alcobaça no projecto “Apple Parade Escolar”, que decorreu na EBI de Santo Onofre, nas Caldas da Rainha no passado dia 27. A iniciativa, que resulta de uma parceria entre a Associação de Produtores […]
EBI de Santo Onofre

Comer maçã faz bem Cerca de 800 alunos foram sensibilizados para o consumo de fruta e para os benefícios da maçã de Alcobaça no projecto “Apple Parade Escolar”, que decorreu na EBI de Santo Onofre, nas Caldas da Rainha no passado dia 27. A iniciativa, que resulta de uma parceria entre a Associação de Produtores da Maçã de Alcobaça (APMA), Governo Civil de Leiria e quatro Agrupamentos de Centros de Saúde da região, está a decorrer em 20 escolas do distrito. A EBI de Santo Onofre foi uma das escolas que aderiu ao projecto como forma de combater a obesidade infantil e juvenil, que é cada vez mais um problema de Saúde Pública. A APMA ofereceu às 20 escolas aderentes à iniciativa uma maçã gigante branca, que os alunos tiveram de pintar e decorar ao seu gosto. Neste dia, a Escola de Santo Onofre fez a apresentação pública da sua Maçã Gigante, que foi decorada pelos alunos de Educação Visual do 9ºC. Presentes neste Estabelecimento de ensino estiveram também jovens promotores da APMA, que distribuíram informação e proporcionaram a degustação de maçãs. O Agrupamento de Centros de Saúde do Distrito de Leiria fez-se representar pela enfermeira especialista, Teresa Bilhastre, que levou um trabalho sobre a roda dos alimentos feito pelos alunos da Escola do Bairro dos Arneiros. A profissional de saúde fez a divulgação de hábitos de alimentação saudável e promoveu a importância do exercício físico. Vários trabalhos relacionados com o tema elaborados pelos estudantes foram expostos nos corredores do estabelecimento de ensino. Um jogo feito por uma turma do nono ano, com perguntas e respostas sobre uma alimentação saudável, também foi colocado na escola. Destaque também para a realização de um dia de Bar Aberto dedicado à fruta na alimentação, dinamizado pelos alunos do 1º ano do CEF de hotelaria. Salada de fruta, crepes com doce de maçã, bolos caseiros, maçã assada com canela, entre outros alimentos saudáveis confeccionados por estes jovens. Segundo Nuno Silva, aluno de hotelaria e restauração, “os bares das escolas continuam a vender comida que é tudo menos saudável, portanto esta iniciativa foi uma boa oportunidade para nós mostrarmos o que valemos e em simultâneo proporcionarmos aos outros alunos a oportunidade de comerem comida mais saudável”. O Parque Pedagógico da Área Vocacional – Hortofloricultura também participou neste projecto, com a mostra de produtos da sua horta. Para Clara Botelho, professora de Educação Visual do 9º ano (turma que fez a decoração da maçã gigante), o projecto é muito interessante porque incentiva os bons hábitos alimentares e promove o consumo da fruta. Esta docente mostrou-se satisfeita pela forma como a escola dinamizou o projecto. “A data desta iniciativa foi marcada pela APMA e em pouco tempo conseguimos preparar o projecto, trabalhámos com os alunos a alimentação saudável e envolvemos a escola toda na iniciativa”, referiu a professora. A APMA pretende colocar o seu produto nos bares e cantinas de escolas. Marlene Sousa

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Papagaios gigantes coloriram o céu na Foz do Arelho

O passado fim-de-semana foi de grande animação na Foz do Arelho, com diversos eventos a terem lugar, no âmbito do 2º Festival da Lagoa. No domingo, os papagaios tomaram conta do céu.

primeira

Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos continuam fechados ao fim de semana

A Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos no hospital das Caldas da Rainha, na Unidade Local de Saúde (ULS) do Oeste, vão continuar a não receber utentes entre as manhãs de sexta-feira e de segunda-feira e quem necessitar de assistência médica deverá dirigir-se ao Hospital de Santarém, pertencente à ULS da Lezíria.

urgencia

“Mural dos afetos” dá as boas-vindas a quem chega à cidade

A imagem de uma mãe abraçada à filha embeleza a fachada de um edifício na Rua General Amílcar Mota, na entrada sul da cidade. Trata-se de um mural de arte urbana, da autoria de Daniel Eime, que identifica Caldas da Rainha como uma cidade que há uma dezena de anos faz parte do Movimento Cidade dos Afetos.

afetos