Q

Previsão do tempo

13° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
14° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
14° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C

Proposta para elevar A-dos-Francos e Foz do Arelho a vila está na Assembleia da República

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Câmara Municipal das Caldas da Rainha deu parecer favorável à solicitação da Assembleia da República, no sentido da elevação de A-dos-Francos e da Foz do Arelho à categoria administrativa de vilas. A primeira iniciativa legislativa nesse sentido pertenceu a António Galamba, em Julho de 2008. Outras iniciativas com o mesmo propósito foram interpostas na […]
Proposta para elevar A-dos-Francos e Foz do Arelho a vila está na Assembleia da República

A Câmara Municipal das Caldas da Rainha deu parecer favorável à solicitação da Assembleia da República, no sentido da elevação de A-dos-Francos e da Foz do Arelho à categoria administrativa de vilas. A primeira iniciativa legislativa nesse sentido pertenceu a António Galamba, em Julho de 2008. Outras iniciativas com o mesmo propósito foram interpostas na Assembleia da República pelo PSD e pelo CDS-PP, no final do mês de Março de 2009. Feliciano Duarte, do PSD, apresentou um projecto de Lei onde expõe os motivos para elevação a vila, fazendo um enquadramento do ponto de vista histórico, de ordem económica e geográfico e demográfico, para depois enunciar os equipamentos públicos sociais, culturais e religiosos existentes. No caso da Foz do Arelho, sublinha que “a singularidade das características naturais da Lagoa de Óbidos e a relevância das actividades humanas que nela se desenvolvem, justificam uma especial ponderação da pertinência de elevar aquela povoação a vila”. O deputado descreve que a Foz dispõe de “numerosos estabelecimentos de hotelaria e turismo”, de entre os quais se destacam o Centro de Férias Inatel, o Camping e o Parque de Campismo da Orbitur. Nos equipamentos públicos indica a Junta de Freguesia e a delegação da Capitania do Porto de Peniche, para além de equipamentos educativos, farmácia, extensão do Centro de Saúde, Centro de Dia e Lar da 3ª Idade, Centro Social e Recreativo e Associação de Mariscadores, a que se juntam os equipamento religiosos. “A freguesia da Foz do Arelho tem uma área total de 9.125 Km2, onde residem 2073 habitantes”, relata. Quanto a A-dos-Francos, “tem uma área total de 19,13 Km2, nela residindo 1914 habitantes”. Para além de Junta de Freguesia, dispõe de piscina municipal, cemitério, posto de correio, escolas, Casa do Povo, Sociedade de Instrução Musical, extensão do Centro de Saúde, farmácia, centro de dia e várias igrejas. De acordo com o deputado, a localidade está ligada à Fundação da Nacionalidade e conquista de Lisboa, e também à Guerra Peninsular. Francisco Gomes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Maria Inácia Rezola apresentou exposição sobre 25 de Abril patente no CCC

A comissária da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril, Maria Inácia Rezola, esteve no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, a 16 de abril, para inauguração de uma exposição sobre a revolução e aproveitou a ocasião para uma espécie de aula inaugural para duas turmas das escolas Rafael Bordalo Pinheiro e Raul Proença, no âmbito do Serviço Educativo do CCC.

exposicao25deabrilccc1

ASAE apreende mais de 4 toneladas de carne imprópria para consumo

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através da Unidade Regional do Sul - Unidade Operacional de Santarém, procedeu, no final da semana passada, à execução de quatro mandados de busca, realizados “no âmbito do combate ao crime de abate clandestino e comercialização de géneros alimentícios anormais avariados ou corruptos”, nos concelhos de Batalha e Caldas da Rainha.

carne

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

dji 0226 0161