Q

Previsão do tempo

11° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 16° C
11° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 17° C
11° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 17° C

Teatro da Rainha estreia em Coimbra

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A companhia de teatro das Caldas da Rainha – o Teatro da Rainha – estreia a 5 e 6 de Março, pelas 21h30, na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (Sala São Pedro), a sua última criação, encontro singular entre o mundo dos livros e o do teatro. “Uma Noite na Biblioteca”, do escritor e […]

A companhia de teatro das Caldas da Rainha – o Teatro da Rainha – estreia a 5 e 6 de Março, pelas 21h30, na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (Sala São Pedro), a sua última criação, encontro singular entre o mundo dos livros e o do teatro. “Uma Noite na Biblioteca”, do escritor e dramaturgo francês Jean-Christophe Bailly, põe em cena livros que falam através de fantasmas que deles emergem para fazer o balanço de anos de vida na estante. Os bilhetes já estão à venda no Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV). “Uma noite na biblioteca” convoca ratos de biblioteca, actores, apreciadores de teatro ou simples curiosos a quebrar o silêncio de “um dos templos mais luminosos da nossa cultura”, nas palavras de Luís Varela, encenador da peça, para assistir a um “simpósio com livros”, em que, com a conivência do público, actores e actriz são transformados em livros que ganham vida e timbre para cantar, brincar, ler-se reciprocamente e evocar experiências remotas e próximas de contacto com leitores. “É uma peça de teatro invulgar porque ficciona um encontro entre personagens-livro”, explica a companhia caldense. Bertoli (o livro de conferências), Alegoria (a arte em si), Ragionello (talvez um raciocinador) e o inacabado Fantolin (um esquiço à procura de alma) são as quatro figuras absolutamente improváveis que, quando a noite desce sobre a cidade, descem das prateleiras e retomam conversas inacabadas sobre o seu mundo e o verdadeiro mundo dos homens. O espectáculo “Uma Noite na Biblioteca” foi apresentado pela primeira vez em 1999 na Biblioteca Palatiana de Parma (Itália). A sua estreia em Coimbra insere-se no programa da XI Semana Cultural da Universidade de Coimbra, este ano subordinada ao tema “Velocidade e Movimento”. Respeitando o espírito da iniciativa, os artistas da companhia de teatro das Caldas da Rainha representam num dos espaços mais emblemáticos da Universidade uma peça que saberá cativar não só a comunidade universitária, mas também os conimbricenses. Depois de Coimbra, haverá actuações nos dias 13 e 14 de Março, na Biblioteca Municipal da Nazaré, e de 23 a 25 de Abril, na Biblioteca Pública de Évora.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Festival de Tunas Mistas

A Tomalátuna - Tuna Mista da Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha realizou nos dias 26 e 27 de abril, na cidade, o seu Festival de Tunas Mistas: II Águas de D. Leonor. 

tunas1

Universidade Sénior criou mural com 2600 cravos em croché

Inaugurada durante as cerimónias de comemoração dos 50 anos do 25 de Abril, a instalação “Cravos de Croché”, criada pela Universidade Sénior Rainha D. Leonor, tornou-se numa espécie de peça artística interativa, com várias pessoas a retirarem do mural alguns dos cravos.

mural1

Câmara define medalhas a entregar no Dia da Cidade

A Câmara das Caldas da Rainha vai entregar às Forças Armadas Portuguesas, nas cerimónias do 15 de Maio, a medalha de honra do município, como forma de homenagear os militares que participaram no golpe das Caldas, a 16 de Março de 1974. A título póstumo, será também atribuída a medalha de honra ao historiador João Bonifácio Serra e ao médico Mário Gonçalves.

medalhas