Foi inaugurada no dia 26 de Setembro, a primeira actividade no âmbito das comemorações do 30º aniversário do Clube Karate Shotokan de Caldas da Rainha, uma exposição fotográfica retrospectiva, que ilustra um pouco da história da primeira Escola de Karate na cidade.
Patente na escola de inglês The English Centre até 10 de Outubro, é uma mostra que retrata a evolução do clube, que tem procurado manter uma forte ligação às origens, como provam as fotos dos estágios anuais com mestres japoneses, ajudando no crescimento saudável, físico e intelectual dos mais novos e na manutenção da saúde dos mais velhos.
O Dojo de Caldas da Rainha foi fundado em Outubro de 1978 pelo então 1º Dan da Academia Portuguesa de Budo, José Carlos Alverca.
Em Agosto de 1979, após um estágio de uma semana em S. Rafael, França, onde se deslocou conjuntamente com Armando Campino, José Campos e Fernando Fidalgo, filiou-se na Amicale Karate, organização internacional de amizade que promovia estágios e competições internacionais entre vários estilos e cujo presidente era Patrick Tambourini, 6º Dan, campeão de França e grande admirador do Mestre Kanazawa.
Em 1986 ficou como instrutor responsável o Sensei José Campos, que sentindo a necessidade de um maior apoio técnico, conjuntamente com José Mário Mil-Homens, José Sanches, José Nascimento e Fernando Fidalgo pediram, em Dezembro de 1988, a filiação dos respectivos Dojos na SKKP (Shotokan Kokusai Karatedo Portugal), mantendo-se nessa função até à data do seu falecimento, encerrado durante cerca de um ano e meio, foi reaberto em 1991 por Fernando Fidalgo, um dos últimos alunos activos da 1ª escola de Karate de Caldas da Rainha.
O clube tem abertas inscrições para aulas de Karate Shotokan na sala de artes marciais do Pavilhão Gimnodesportivo Rainha D. Leonor. As aulas têm lugar às segundas, quartas e sextas-feiras, das 19h30 às 20h20 (até aos 12 anos) e das 20h30 às 21h50 (mais de 13 anos).
O responsável técnico é o sensei Fernando Fidalgo (4º Dan) e o monitor é Rui Filipe (2º Dan).
O clube está inscrito na Federação Portuguesa de Karate Shotokan e as próximas actividades no âmbito do 30º aniversário são o acolhimento do Campeonato Nacional da Federação Portuguesa de Karate Shotokan em Maio de 2009 e um estágio Internacional com o Mestre Norio Kawazoe em Outubro de 2009.
30 Anos de Karate nas Caldas
Outubro 8th, 2008 · 1 Comment
Tags: Sociedade

1 comentário até ao momento ↓
1 artur luis // Out 11, 2008 at 11:37 pm
Olá viva,
Congratulo-vos de dar importançia ao Karate!
Existe outro Dojo de nas Caldas, e que atletas desse dojo participaram no 4º campeonato do mundo da JSKA em Mancester no passado mês de Agosto.
A participação portuguesa foi muito positiva, conquistamos uma medalha de Bronze.
Abraço de karateca, OSS
Comente esta notícia