Q

Previsão do tempo

11° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
11° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
12° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 16° C

Pescador descobre âncora antiga em São Martinho do Porto

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
João Caçoila, de 49 anos, pescador em São Martinho do Porto, estava longe de imaginar que as suas artes de pesca tinham ficado presas por causa de uma âncora com mais de dois metros de altura. O achado arqueológico marítimo, que se supõe ter mais de cem anos, foi encontrado a 25 metros de profundidade, […]
Pescador descobre âncora antiga em São Martinho do Porto

João Caçoila, de 49 anos, pescador em São Martinho do Porto, estava longe de imaginar que as suas artes de pesca tinham ficado presas por causa de uma âncora com mais de dois metros de altura. O achado arqueológico marítimo, que se supõe ter mais de cem anos, foi encontrado a 25 metros de profundidade, ao largo do Facho de São Martinho do Porto. Depois de ter deixado os covos na água, e passada a tempestade, João Caçoila decidiu levar as artes, mas por diversas vezes tentou e não conseguiu, pensando que as armadilhas tivessem ficado presas nas pedras do fundo do mar. Pediu ajuda a um colega que tem uma embarcação equipada com um guincho de grandes dimensões e qual não foi o seu espanto quando constatou que agarrada às artes de pesca vinha também uma âncora com mais de dois metros e cerca de duzentos quilos. “A âncora é tão pesada e grande que nem a embarcação do meu colega conseguiu içá-la para fora de água”. Foi, por isso, “arrastada até ao cais de São Martinho”, onde ficou. Seria depois puxada para terra com a ajuda de um guindaste do Clube Náutico. João Caçoila comunicou de imediato à Polícia Marítima que havia encontrado uma âncora centenária. Dado o seu aspecto oxidado e corroído, o ferro, que se supõe ser do tipo “almirantado”, poderá ter pertencido a uma embarcação de grandes dimensões que antigamente fundeava ao largo da Baía. O comandante Pais Neto, da Capitania do Porto da Nazaré, informou o Museu da Marinha. O pescador defende que a âncora “devia ficar exposta numa rotunda à entrada de São Martinho do Porto. Esta vila também já foi uma terra de pescadores, porque os da Nazaré antes de terem o porto de abrigo, tinham aqui os seus barcos. Era uma boa homenagem ter esta peça aqui”. O Museu da Marinha concluiu que possui exemplares idênticos em melhor estado de conservação, pelo que a âncora deverá ficar em São Martinho. Para já é motivo de romaria por parte de outros colegas de faina. Carlos Barroso

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Imagem do 16 de março em parede faz parte de 14 “Murais de Liberdade” pelo país

O mural pintado numa parede na Rua António Sérgio, na cidade das Caldas da Rainha, numa homenagem à Revolta de 16 de Março, que antecedeu a Revolução dos Cravos, faz parte de um conjunto de 14 "Murais de Liberdade", inseridos nas celebrações do 50.º aniversário do 25 de Abril de 1974, que serão criados durante este ano em diferentes localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas.

mural 1

Apanhados com mais de mil doses de haxixe

Um casal jovem foi apanhado com mais de mil doses de haxixe no concelho das Caldas da Rainha pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR, no passado dia 24, tendo sido constituído arguido por tráfico de estupefacientes.

haxixe

Crianças celebraram o 25 de Abril na Foz do Arelho

A Escola Básica e o Jardim de Infância da Foz do Arelho comemoraram o Dia da Liberdade no dia 24 de abril, no centro da vila, com o mote "Em busca do tesouro da liberdade...tecendo sorrisos". Os alunos, professoras e funcionárias uniram-se numa manifestação cultural, levando música e canções à rua, recordando a Revolução dos Cravos e os ideais de liberdade e democracia que ela representa.

foz1