O 5 de Outubro de 1910 é para mim um dia de luto cerrado por causa da maldita revolução republicana que tomou ilegitimamente e de assalto o poder, obrigando a Família Real ao exílio.
Nunca apoiei nem admirei a república, pois reprovo maldades, imoralidades, atrocidades e crimes de qualquer espécie. Os regicidas Alfredo Costa e Manuel Buíça, considerados por alguns republicanos sem valores éticos e morais, como “mártires injustiçados”, causam-me arrepios e nojo. Foram, na verdade, não heróis, mas uns canalhas e criminosos. Foram assassinos! Gente do pior que apareceu na nossa História, por causa deles, o século XX português ficou manchado de sangue, injúria e desonra!
No dia 1 de Fevereiro de 1908, a nossa Pátria tombou e “morreu” juntamente com o Rei e com o Príncipe herdeiro! Buiça e Costa mataram o guardião da Nação, o Rei D. Carlos I, e o seu filho, D. Luís Filipe, de modo cobarde e infame! Não podemos aceitar isto de ânimo leve! O luto não acabou, pelo menos para mim.
Sempre que leio algo sobre o regicídio fico horrorizado, como se tal tivesse acontecido hoje. Muitos leitores perguntarão qual foi o desfecho do processo judicial que, como se sabe, foi instaurado. Depois de dois anos de averiguação e investigação criminal, o julgamento foi marcado para dia 25 de Outubro de 1910. Foi, uma vez mais, muito conveniente para alguns a revolução de 5 de Outubro, já que logo a seguir desapareceram todos os documentos relativos ao processo do regicídio, ou seja, esse crime hediondo ficou por julgar.
(…) Em 1908 éramos um país próspero que estava acima da média europeia. D. Carlos era um monarca experiente que tinha feito com que o país progredisse a vários níveis, além de conseguir a credibilização de Portugal enquanto potência. D. Luís Filipe, fruto da sua esmerada educação e capacidades, era um Príncipe verdadeiramente digno da herança de 8 séculos que lhe pertencia. Tudo isto acabou com o brutal assassinato.
Perdemos 97 anos de progresso e liberdade, enquanto outras monarquias passaram por anos de democracia e prosperidade. As pessoas dizem que gostam de votar, mas alguma vez o povo português votou a república? Ela foi-nos imposta por uma minoria de hipócritas sedentos de poder e dinheiro, que no parlamento, através de eleições, tinham apenas uma representatividade de 7%. (…).
O regicídio foi um crime que varreu tradições e insígias de um povo que ainda hoje é nobre mas que somente precisa de um verdadeiro chefe de estado. Um chefe de estado que seja isento face aos vários poderes de modo a poder ser fiel da balança, que tenha uma sólida formação e que seja preparado e educado desde cedo para cumprir o seu dever, que, pela herança histórica que carrega, tenha a força suficiente para apontar o caminho a seguir e guiar o povo por esse mesmo caminho.
Luís Miguel Dâmaso

6 comentários até ao momento ↓
1 Ninja // Abr 4, 2008 at 2:53 pm
“Em 1908 éramos um país próspero que estava acima da média europeia.” - è certo… é de salientar que todas as monarquias no resto da Europa estavam de rastos… logo não seria dificil estarmos acima da média.
Da mesma forma que se argumenta que a Republica nos foi imposta por uma minoria, permita-me uma pergunta: Quem é que decidiu que seria a linhagem daquela famila a comandar os destinos de todos nós? Parece-lhe justo que nos seja imposta uma familia escolhida por “Deus” (segundo dizem), estando expostos ao feitio da pessoa que seria a herdeira? E se nos calha um maluco qualquer, como existem muitos na historia das monarquias Europeias?
Concordo consigo quando diz que a Republica nos foi imposta, contudo a monarquia também nos foi imposta, muito antes do regicidio, como já referi. Portanto soa-me um pouco a conversa “do roto ao nu”!
Não sou monarca nem republicano… sou observador, sou portugues! Admito que não tenho consciencia politica suficiente para eleger quem quer que seja, pois entendo que eleger alguem é um acto de extrema responsabilidade. Precisava de acompanhar a politica diáriamente.. mas não tenho tempo.
Este país que não se governa nem se deixa governar… este sim é o problema!
“O regicídio foi um crime que varreu tradições e insígias de um povo que ainda hoje é nobre mas que somente precisa de um verdadeiro chefe de estado.”
O povo portugues é nobre, tanto que se impõe a pedir mudanças… e desculpe, mas temos um verdadeiro chefe de estado. Um que foi eleito por todos nós e não um que nasceu de uns páis especiais que eram reis pq lhes aconteceu exactamente o mesmo!
Não me aprece que a linhagem seja mais justa que as eleições! Este é o ponto importante nesta questão: Escolhemos um lider, ou impingem-nos um lider?
Prefiro escolher!
2 Sérgio Faria // Abr 23, 2008 at 6:01 pm
Li e concordo.
Ainda não li o 1º comentário.
Sou a favor de uma Monarquia com um 1º ministro votado de cada 3 em 3 anos onde se constitui um governo que apresentaria todas as suas propostas a uma assembleia de reprentantes (partidários).
No fundo, haveria menos tachos, não estaríamos a pagar 3 REFORMAS !!! a 3 Presidentes da República e seria um elo muito forte de ligação aos valores da NAÇÃO e FAMÍLIA que tanto estão perdidos pelas fossas das Ruas da Amargura.
É uma verdade inagualável que todos os países com uma representação Monarquica são sempre mais desenvolvidos.
Não têm políticos corruptos que compram títulos académicos, embora estejam a arrumar as finanças numa casa que no fundo, não tinha mais nada para roubar.
A memória é curta a do povo, mas se não se lembram ou nunca leram eu digo: na altura do 25 de Abril de 1974, portugal estava a negociar a construção do Gasoduto com Marrocos, gasoduto esse que foi imediatamente a seguir entregue À França!!! curioso… Mário Soares estava em França, logo, e se eu pegar numa máquina de calcular… ora 2+2= 4 !!!
Mas como estes podres, meus senhores, muiiiiitos mais existem!
Agora 1000000 de vezes mais a Subida ao trono do Rei Duque de Bragança ( casa de extrema força na conquista e criação de Portugal ).
Pensem outra coisa, SOMOS UMA NAÇÃO MAIS ANTIGA QUE ESPANHA, só tenho pena de o Rei D. Afonso Henriques ter aceite, no Tratado de Zamora, não conquistar Terras para Oriente, senão nem o BARÇA escapava ao APITO DOURADO!
Quando comprarem algo procurem a etiqueta MADE IN PORTUGAL
3 Sérgio Faria // Abr 23, 2008 at 6:03 pm
a monarquia foi uma escolha de gerações e gerações de um povo que por várias vezes gritou com alegria VIVA O REI!!!
4 nadine // Abr 28, 2008 at 10:36 am
a monarquia era uma escolha de gerações de um povo que por várias vezes gritou com alegria VIVA O REI !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
=)
5 Ilda Rodrigues // Mai 10, 2008 at 6:56 pm
O vil homicidio de D. Luis Filipe de Bragança e seu pai foi uma tragédia para Portugal. D. Luis pela sua extraordinária personalidade e expcional educação teria sido o “principe perfeito”, ter sobrevido ao atentado teria escrito de outra forma a história de Portugal, não nos teriam imposto uma republica que ninguem quiz.
A monarquia colocar-nos-ia no plutão da frente da Europa como estão os países que tiveram o bom senso de não a abolir, para seguir tradições que não são as nosssas, simplesmente porque os americanos conquistaram o mundo, pela dinheiro e pela força. Nos tinhamos o que eles mais nos invejaram, a tradição, o estilo, a classe, mas tudo foi sendo vendido aos interesses do capitalismo selvagem, ao capitalismo do Mcdonalds e da pizza hut. Vejam bem ao que reduzimos o nosso passado, os nossos herois, de que D.Carlos e D. Luis Filipe foram dos expoentes mais altos. O regicidio foi covarde, foi composto dos piores sentimentos do ser Humano. Envergonha ter sido perpetrado por portugueses, mas nós ainda nos podemos salvar da vergonha se condenarmos os assassinos e homenagearmos as vitimas como merecem, incluindo a rainha e o irmão sobrevivente tão cruelmente marcados pela tragédia.
O interesse era única e simplesmente tomar pela força o poder já que pelas urnas teria sido impossivel para conseguir expurios interesses privados. Este horrivel acto levou o país e o nosso povo a muitos anos de atraso que na época não tinha, com um rei tao iluminado e um exelente politico que não tinha outro interesse que o do seu país. É com orgulho que tenho observado o crescimento do principe D. Afonso, e que vejo começar a ter um comportamento que honra os seus antepassados, espero que sempre o saiba fazer.
Com respeito aos que partiram no meio de tanta tristeza só posso dizer, obrigado por serem tão dignos. VIVA O REI!!!!!!!!
6 Ninja // Mai 11, 2008 at 11:21 am
Está um belo texto… têm é muitos “ses”… “se isto” se squilo”!
O que D. Luis Filipe poderia ter sido, só saberiamos que ele tivesse sobrevivido, que não foi o caso, sendo portanto essa afirmação uma clara suposição.
Em relação ao capitalismo… Meta os olhos no Reino Unido, é uma monarquia e é a rainha do capitalismo da Europa, juntamente com a Alemanha.
Tenho imensa pena por terem assassinado o Rei, mas daí a serem heróis… vai um bom bocado!
Reduzir o nosso passado… enevitável! largar colónias, deixando de explorar terras que não eram nossas. O que teria feito o Rei? Não sabemos… infelizmente morreu!
Tomar o poder pela força?? Já repetimos essa façanha em 74, vai-me dizer que foi mal feito?
E se a monarquia estivesse assim tão implantada em Portugal não teria sido a morte do Rei nem do Princepe herdeiro que teriam acabado com ela, pois ainda existiam descendentes. Por alguma razão a monarquia já não tinha força para se manter de pé… a morte do Rei foi a gota de água, como é mais que obvio!
Não digo “VIVA O REI” porque o Rei de Portugal não existe, lamento mas esta é a realidade! Por outro lado, temos um chefe de estado e em vez de lamentar o passado, olhemos para o futuro e deveremos dizer: VIVA PORTUGAL!
Comente esta notícia