Q

Previsão do tempo

11° C
  • Wednesday 17° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 17° C
11° C
  • Wednesday 17° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 17° C
11° C
  • Wednesday 18° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 17° C

Alberto Campos

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O poeta-atleta Professor reformado, atleta de triatlo e há poucos anos também escritor. Alberto Campos, 60 anos, natural das Caldas da Rainha, editou em Janeiro, por sua conta, uma compilação de cerca de 30 poemas, mas está em conversações com a Câmara Municipal para editar um livro com poemas sobre a cidade. O caldense foi […]
Alberto Campos

O poeta-atleta Professor reformado, atleta de triatlo e há poucos anos também escritor. Alberto Campos, 60 anos, natural das Caldas da Rainha, editou em Janeiro, por sua conta, uma compilação de cerca de 30 poemas, mas está em conversações com a Câmara Municipal para editar um livro com poemas sobre a cidade. O caldense foi engenheiro técnico agrário e deu aulas em várias escolas. Nos últimos quinze anos trabalhou junto de alunos do ensino especial e foi com eles que o gosto literário despertou. “Para motivar os alunos comecei a pedir-lhes para escreverem histórias e comecei a fazer o mesmo”, contou ao JORNAL DAS CALDAS. Foi assim que escreveu os primeiros contos e poesias, há quatro anos, vindo a publicar na imprensa local alguns dos trabalhos. Em Janeiro deste ano publicou o seu primeiro livro de poesia mística, intitulado “Quando Acordar”. “Tem uma base religiosa, no seguimento de reflexões sobre a leitura a que me dediquei sobre a espiritualidade”, referiu. Editou 150 exemplares para oferecer, pagando cerca de 300 euros do seu bolso. Mas o seu objectivo centra-se na publicação de “As minhas duas cidades”, livro de poemas para o qual procura obter o apoio da autarquia. “Baseia-se sobretudo em vivências da minha cidade natal, imaginando-a renovada, atribuindo-lhe e aos seus habitantes valores talvez mesmo só possíveis na nossa imaginação ou nos nossos sonhos”, descreveu. Trata-se de “um olhar crítico sobre a cidade”, com duas faces – “a minha nova cidade” e “a cidade actual”. Alberto Campos confessou que se voltasse atrás no tempo teria enveredado mais cedo pela literatura – em vez do curso de economia. Mas inspiração e vontade de escrever não lhe faltam. Na família, a filha Rita, de 27 anos, parece igualmente seguir a mesma tendência. Professora de educação física, também há poucos anos se dedica à escrita, tendo lançado com sucesso a obra “O Gato Juno”. “É engraçado porque foi quase na mesma altura em que comecei a escrever. Ela pediu-me para ler a obra dela e ver se estava bem e eu fiz-lhe o mesmo”, comentou Alberto Campos. O poeta tem outra faceta pela qual é mais conhecido. Ao longo de mais de três décadas dedicou-se ao desporto de competição, investindo nele quase todo o seu tempo livre. Arrecadou 25 títulos de campeão nacional em veteranos em provas de triatlo e duatlo e foi quatro vezes campeão ibérico. Participou em três campeonatos da Europa de duatlo e alcançou uma medalha de prata. Actualmente está retirado das provas desportivas e no tempo livre dedica-se aos poemas e à música. “Aprendi solfejo e agora ando a experimentar flauta”, relatou. Francisco Gomes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Pensado um grande parque que crie nas Caldas uma centralidade urbana de cultura, saúde e bem-estar

O Masterplan do Termalismo, apresentado pelo arquiteto urbanista Bruno Soares, na sessão da Assembleia Municipal que decorreu a 16 de abril, defende criar nas Caldas da Rainha um grande Parque das Termas, que totaliza cerca de 40 hectares no seu conjunto. O objetivo principal é fazer a ligação entre o Parque D. Carlos I, a Mata D. Leonor, a Quinta da Boneca, Centro de Artes, o Museu de Cerâmica e o Centro Histórico das Termas, com a instalação de um percurso pedonal estruturante transversal.

masterplan 1

“É preciso criar uma maior consciencialização ambiental na população”

Emídio Sousa fez o seu primeiro ato público como secretário de Estado do Ambiente nas Caldas da Rainha, no âmbito da sessão de abertura da 30ª edição das Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental, que decorreram no Centro Cultural e de Congressos (CCC) entre os dias 19 e 21 de abril.

jornadas

Dino D’ Santiago no concerto de 14 de maio

Este ano o tradicional concerto de 14 de maio com o palco colocado na Praça 25 de Abril, junto ao edifício da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, será protagonizado pelo músico e compositor Dino D' Santiago, atualmente um dos artistas mais aclamados pelo público em Portugal.

dino santiago