Caldas da Rainha, Óbidos, Alfeizerão, São Martinho do Porto, Benedita, Bombarral, Peniche e Cadaval

Administração: Maria Suzete O.N.D. Costa | Director: Jaime Costa | Chefe de Redacção: Francisco Gomes

 

Opinião

Março 4th, 2008 · Sem Comentários

O Futebol Jovem no distrito de Leiria

Como adepto do futebol e, acima de tudo, como treinador de futebol desde da época 1998/1999, sinto uma grande mágoa e tristeza pelo estado do futebol jovem no distrito de Leiria devido a vários factores, como por exemplo, as nomeações dos árbitros e a falta deles, as convocatórias para as selecções distritais do futebol 11, futebol 7 e futsal, o preço exorbitante necessário para as inscrições dos jogadores e os seguros desportivos.
Mais uma vez vou alertar para a incoerência das nomeações dos árbitros e no passado dia 16, em 12 jogos do campeonato da Honra, nos escalões de juvenis e juniores, houve nomeação das equipas de arbitragem para todos os jogos, enquanto que na primeira distrital dos escalões referidos, em 11 jogos de juniores não houve nomeação em 8 jogos, isto é, 72,7% foram jogos sem árbitros nomeados pelo Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol de Leiria (AFL), e nos juvenis em 13 jogos também não existiu nomeação em 6 jogos.
Mais uma vez, o parente pobre do futebol jovem é a 1ª distrital, deste modo, pergunto, terão culpa os jovens que jogam na 1ª distrital passarem por esta situação com mais de 50% jogos sem nomeação de árbitros, serão eles diferentes dos jovens que participam nos campeonatos da honra, que têm uma elevada percentagem com nomeações de árbitros
Os clubes da 1ª distrital pagam menos pelas inscrições dos atletas, mas como sabemos, a taxa das inscrições só varia se for transferência ou pelo escalão, isto é, no caso de um Infantil (nascido em 1996 ou 1995) o clube paga por esse atleta, como 1ª inscrição ou revalidação, 7,40 euros, mas se for uma transferência de clube, o preço sobe para 42,40 euros, mas um júnior (nascido em 1990 ou 1989), o preço da 1ª inscrição ou revalidação é de 48,60 euros e de transferência é de 83,60 euros, isto é, o preço só varia de escalão para escalão e não da 1ª distrital para os campeonatos da honra, deste modo, é urgente que o Conselho de Arbitragem da AFL trate todos os clube com justiça e seriedade, sejam eles mais pobres ou mais ricos, com mais ou menos poder na AFL.
Todos os agentes do futebol têm conhecimento da falta de árbitros no distrito, mas é muito estranho realizarem-se cursos de Árbitro em Outubro com os campeonatos já a decorrer, não seria mais correcto o curso iniciado em Ansião ter sido realizado em Junho, Julho ou Agosto para preparar a época desportiva corrente?
A selecção distrital de Sub-14 está de parabéns pela vitória no Torneio da Ericeira no fim de semana do Carnaval, mas a forma da realização das convocatórias é muito estranha, porque os treinadores e o coordenador Técnico da AFL, Prof. Rui Bandeira, limitam-se a telefonar para os treinadores das equipas a pedirem informações sobre os jogadores, se têm qualidade ou não, e são estes que indicam os jogadores para as convocatórias dos treinos, e só nos treinos das selecções é que os treinadores das selecções e o Coordenador Técnico observam os atletas. Não quero dizer que estas pessoas não assistem a alguns jogos, mas há clubes em que os treinadores das selecções nunca foram vistos, especialmente, o Prof. Rui Bandeira, nos últimos seis anos e com uma média de 50 jogos federados por época em que sou interveniente directo no jogo, nunca presenciei esse senhor nos campos de futebol. Um Coordenador não deve falar com os treinadores, perceber as dificuldades dos mesmo, perceber quais são as metodologias de treinos utilizadas, observar os treinos nos clubes?
Voltando aos preços exorbitantes das inscrições referenciadas, não incluí os exames médicos obrigatórios, e como os médicos de família recusam-se a passar os exames, variam entre os 12,5 euros e os 25 euros e quando um atleta tem uma lesão e é necessário realizar uma participação ao seguro desportivo, o clube tem de pagar por cada participação 40 euros e, muitas vezes, o médico prescreve sessões de fisioterapia e a seguradora emite um oficio a informar que não é necessário, deste modo, teremos de fazer a seguinte a pergunta, para que serve o médico?
Assim, um jovem com 11 anos queira jogar futebol custa à volta de 25 euros por ano só para AFL, mas se tiver o azar de se lesionar com gravidade e o seguro ter de ser accionado, custa 65 euros. Não será dinheiro demais para um jovem atleta praticar futebol, não terá razão o Secretário do Desporto, o Dr. Laurentino Dias, que as Associações Distritais são uma ditadura e exigem muito dinheiro aos clubes, quando estes possuem parcos subsídios autárquicos que não são suficientes para pagar a luz, quanto mais as inscrições de uma época desportiva?
Em suma, o Presidente da AFL, o Sr. Júlio Vieira, tem só uma alternativa, mudar a mentalidade instalada no seio da nossa Associação, pedir mais rigor, igualdade e justiça nas nomeações dos árbitros, nas convocatórias dos atletas para as selecções, modificar o seguro desportivo, porque se não conseguir só tem uma alternativa, demitir-se e dar a lugar a pessoas que melhorem o futebol no distrito de Leiria, porque a vitória da Selecção de Sub-14 em Futebol 11 no Torneio da Ericeira e o brilhante 2º lugar da Selecção de Futsal em Sub-19, também, na Ericeira, são momentos isolados da panorâmica do futebol jovem distrital de Leiria.

Nuno Coito

Tags: Desporto

0 comentários até ao momento ↓

  • Ainda não existem comentários a esta notícia, por favor deixe-nos o seu comentário!

Comente esta notícia