Login  Recuperar
Password
  26 de Agosto de 2019
Estão utilizadores online Existem actualmente entidades no directório

Pode fazer o registo (grátis) do seu mail pessoal/ profissional e ter acesso privado, password e serviços personalizados, nos sites e redes sociais dos jornais. Terá uma assinatura digital de Grupo (gratuita), mas personalizada. Pretende registar-se?

Registar-se com o seu email pessoal/ profissional

(aguarde 5)
Siga a nossa página Facebook Siga a nossa página Google Plus Siga-nos no YouTube Siga-nos no Twitter Dispositivos móveis Assine a edição impressa
Caldas / Sociedade, Caldas da Rainha
Imprimir em PDF    Imprimir    Enviar por email   Diminuir fonte   Aumentar fonte

Lagoa de Óbidos é candidata às "7 Maravilhas Naturais de Portugal"

06-01-2010 |

Lagoa de Óbidos é candidata às
Lagoa de Óbidos é candidata às "7 Maravilhas Naturais de Portugal"
lagoa2 A Lagoa de Óbidos, nos concelhos das Caldas da Rainha e Óbidos, pode vir a ser uma das “7 Maravilhas Naturais de Portugal”. A Câmara Municipal das Caldas da Rainha apresentou a candidatura da Lagoa à New 7 Wonders – entidade responsável pela iniciativa - no passado mês de Dezembro. Um maior reconhecimento da importância e da necessidade de preservação da “maior e mais bela lagoa da Península Ibérica” é uma das finalidades da candidatura. A Lagoa de Óbidos é o sistema lagunar costeiro mais extenso da costa portuguesa, com uma área total de 6.9 km2 e um dos mais belos locais da costa ocidental de Portugal, constituindo um frágil ecossistema onde diversas espécies encontram um privilegiado habitat. Numerosas aves aquáticas e migratórias podem ser observadas, mas é sobretudo ao nível dos moluscos bivalves que reside a importância da fauna desta área. Sensibilizar os portugueses para a necessidade de preservação do património natural é o principal objectivo das “7 Maravilhas Naturais de Portugal”, iniciativa que surge no seguimento das 7 Maravilhas de Portugal. Desta feita vão ser eleitas um conjunto de paisagens naturais seleccionadas, de entre as candidatadas, por um painel de técnicos e especialistas. As categorias em eleição repartem-se por Zonas Marinhas, Grandes Relevos, Matas e Florestas, Grutas e Cavernas, Praias e Falésias, Áreas Protegidas e Zonas Aquáticas não Marinhas. A Lagoa de Óbidos integra este último grupo. Presentemente está a decorrer o levantamento dos vários locais a considerar, numa lista inicial de 800 sítios. Posteriormente, 77 especialistas ligados à natureza, conservação, ambiente e ciência, entre outros especialistas, vão escolher as 77 maravilhas que vão a concurso e que incluem 11 escolhidos em cada categoria das mencionadas. Desta lista saem depois 21 maravilhas eleitas por figuras conhecidas e são essas 21 que depois vão a votos pelo público e de onde vão sair as Sete Maravilhas Naturais de Portugal. A votação vai decorrer de 7 de Março a 7 de Setembro, via Internet, sms e telechamada, à semelhança das edições anteriores. O anúncio das Maravilhas eleitas será feito a 11 de Setembro, na Lagoa das Sete Cidades, em Ponta Delgada, com transmissão em directo pela RTP. Em 2011 terá lugar a eleição das “7 Maravilhas da Natureza do Mundo”
Tags:
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar Login ou fazer o Registo (Grátis) para poder comentar esta notícia.
pub
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar

    Notícias Institucionais

    A carregar, por favor aguarde.
    A Carregar